Jesus extraterrestre

Este é um tema curioso, intimamente ligado à História da Astrobiologia.
Durante mais de 500 anos discutiu-se isto, não só por pessoas ligadas à Igreja, mas também por filósofos, cientistas, etc. Toda a gente tinha opinião…

Agora vou pedir-vos a opinião a vocês.

Assumam que existem extraterrestres inteligentes, e assumam que Jesus foi o filho de Deus e morreu para nos salvar dos pecados.
A pergunta é: será que Jesus também morreu noutros planetas para salvar seres extraterrestres inteligentes ou não?

O que acham?

(as respostas são meras opiniões, que isto nada tem de ciência. As respostas dizem mais sobre vocês, sobre como vocês vêem a religião, e como vocês vêem o lugar do Homem no Universo, do que propriamente sobre Jesus. No entanto, como este tema prevaleceu vários séculos na história da astrobiologia, penso que é giro pensar nele. Vou-vos deixar primeiro dar respostas, e depois eu próprio colocarei um comentário sobre os vários tipos de opiniões que existiram pela História)

57 comentários

2 pings

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Este livro também é interessante, para quem gosta do assunto:
    http://www.fnac.pt/A-Desilusao-de-Deus-DAWKINS-RICHARD/a201145

  2. É curioso pensar que mesmo Deus sendo uniciente, unipresente e unipotende ainda precise de intermediários para fazer as coisas funcionarem na maneira que ele queria, mesmo ele sabendo desde o início que não iria funcionar como ele queria, pois ele é uniciente, estranho, não?

  3. Ao longo dos séculos, penso que há cerca de 4 padrões que são importantes realçar:

    – se encontrarmos vida inteligente, por mais avançados que eles sejam, nós é que temos as respostas todas, nós é que temos um contacto direto com Deus.
    Isto foi claro, por exemplo, nas histórias fantasiosas de 1835, em que um jornal de NY inventou que havia seres racionais na Lua. A primeira coisa que as Igrejas fizeram foi começar a juntar Bíblias para enviar para os Lunáticos. Porquê? Porque não interessa se eles são mais inteligentes, o certo é que serão inferiores a nós, porque nós é que sabemos a palavra de Deus.
    Isto demonstra geocentrismo psicológico, em que os ETs são indiferentes, mas os humanos é que são os seres mais importantes e com relação direta com Deus.

    – havia também quem defendesse, utilizando passagens da Bíblia, que só os Humanos estiveram no Paraíso. Logo, só os Humanos tiveram pecado original. Assim, só os Humanos precisam ser salvos.. e por isso, Jesus só vem cá.
    Isto demonstra geocentrismo psicológico, em que os humanos é que são os seres especiais e com relação direta com Deus.

    – havia igualmente quem defendesse, utilizando passagens da Bíblia, que Jesus ao morrer aqui, salvou todos os seres no Universo.
    Ou seja, Jesus salva todos… estejam eles onde estiveram. Mas encarnou e morreu onde? Morreu na Terra, porque a Terra é o sítio mais importante do Universo.
    Novamente, isto demonstra geocentrismo psicológico.

    – por último, também houve aqueles que defenderam, utilizando passagens da Bíblia, a imagem do post. Ou seja, Jesus morreu em todos os planetas onde existem seres racionais. Sendo assim, a Terra é somente um planeta em muitos, sem nada de especial. Daí que poucos defenderam esta hipótese, porque seria perder a ligação direta e especial com Deus.

      • Ana Guerreiro Pereira on 04/07/2011 at 12:06
      • Responder

      Por aqui parecem-me mais os que defenderam a versão apresentada pelo cartoon que outra coisa 😀

      Por outro lado, tb se trata de um raciocínio: ao assumir essas premissas como verdadeiras tem de se assumir os ditos da Biblia como verdadeiros. Ora, a Biblia só fala em salvar humanos, com efeito. Daí que, seguindo esta linha de raciocínio de assumir tudo isto como verdadeiro, a Bíblia dá a reposta. 😀 Neste sentido a resposta é da Biblia, não da pessoa que a deu, ahahaha :D, que se limita a assumir todas estas premissas como verdadeiras.

    • Ana Guerreiro Pereira on 03/07/2011 at 19:21
    • Responder

    Pá, e os Ets., Jesus salvou-os ou não? 😀

    Mais para trás num dos comentários tens uma explicação interessante para como é que Jesus nos salvou ehehe, de uma perspectiva teológica.

    1. Se as premissas do cristianismo são verdadeiras e somos a criação preferida de Deus, mesmo que existam extraterrestres não faz sentido enviar um Jesus para os salvar, a não ser que também sejam humanos. Repara que nenhum Jesus foi enviado para os animais, até porque eles só estão cá para nos servir, nem sequer alma têm. Segundo a Igreja apenas o Homem pode pecar.

      Já agora, recomendo isto: http://www.youtube.com/watch?v=tyLQIKl97Es

      Que explicação? A de que Jesus morreu para salvar os apóstolos? Mas não é esse o dogma, e apenas posso comentar sobre aquilo que a Igreja afirma ser verdade. A ideia é de que Ele se sacrificou (mais uma vez, a Ele próprio, não se esqueçam da Trindade), em substituição da humanidade, para que Ele próprio não a castigasse (onde pára a omnipotência?!). E isso já vem da Eva e do pecado original. Notavelmente apesar de a história da criação ter passado a ser considerada metafórica pela Igreja Católica, o pecado original continua, caso contrário seria game over, deixaríamos de ter a “falha” congénita hereditariamente transmissível que a Igreja promete consertar.

      Desculpem, mas eu não consigo encontrar lógica nesta história toda… Jesus, a ter existido, foi uma pessoa com algumas boas ideias, há quem o apelide até de “primeiro socialista”, o que é no mínimo irónico. Mas a parte do pecado e do sobrenatural são puramente dispensáveis e sem sentido para mim.

        • Ana Guerreiro Pereira on 04/07/2011 at 12:02

        A explicação dada pelo Hugo, ali acima:

        “Porque é que se diz que Jesus morreu por nós? Porque é que nos salvou morrendo? Eu tive uma explicação há muitos anos, que não sei se ainda é a teoria mais aceite em Teologia, mas aqui fica. (Posso já não ser compketamente preciso nesta explicação, já passaram uns anos…) Na altura havia dois tipos de justiça, “mishpat” e “rib”. Mishpat era quando uma pessoa sabia que alguém tinha cometido uma ilegalidade, a confrontava, ela assumia e responsabilizava-se. Digamos que era um resultado amigável. Rib era quando uma pessoa era acusada formalmente. E nestes casos o acusador também pedia a pena a ser paga. Mas no caso do acusado ser considerado inocente, a pena revertia contra o acusador. O que estava a acontecer a Jesus naqueles tempos? Exceptuando os seus seguidores, ele estava a ser acusado de falso profeta, blasfémia, etc e a pena pedida foi a morte. O que aconteceria se Jesus se defendesse a provasse ser filho e um só com Deus? A pena de morte seria aplicada a todos. Então ele optou por não o fazer, poupando-nos a morte e, de certa forma, provou quem realmente era ao ressuscitar. ”

        Claro q tens de ter em conta q é a explicação Teológica e assumir as premissas da Bíblia como verdadeiras.

  4. -Assumindo que o Deus da Bíblia existe;
    -Assumindo que todos os outros deuses (com a sua própria lista de pecados) não existem;
    -Assumindo que Deus assumiu a forma de um homem para se sacrificar a ele próprio em honra de si mesmo;
    -Assumindo que esse sacrifício de alguma forma (que eu não consigo entender) nos salvou dos nossos pecados;
    -Assumindo que de alguma forma o livre arbítrio pode coexistir com a omnisciência de Deus para permitir a existência de pecados;
    -Assumindo que Deus nos criou à sua semelhança, mas não fez o mesmo com os chimpanzés, lobos, tigres, coelhos, ratos, minhocas, insectos, fungos, plantas e bactérias, etc;
    -Assumindo que Deus criou o Universo inteiro connosco em vista, ainda que grande parte do Universo nos seja letal, e apenas conseguirmos habitar uma pequena fracção da Terra;
    -Assumindo que apesar de nós sermos o objectivo do Universo existem também extraterrestres inteligentes;
    -Assumindo que estes possuem um tipo de pensamento semelhante ao nosso e com a mesma propensão para pensarem que são o centro do Universo…

    Bem, já são demasiadas preposições para se chegar a qualquer tipo de conclusão… lol

    Só sei que nem é preciso meter extraterrestres ao barulho, basta pensar nas tribos que ainda vivem em selvas tropicais sem terem sido introduzidas ao cristianismo. Segundo alguns teólogos elas ficam automaticamente salvas, segundo outros quando morrerem alguém lá no Céu se há-de encarregar de explicar quem foi Jesus e perguntar se eles o querem aceitar (para decidir se podem ao não entrar no Céu), e por aí fora…

  5. Ora então a pedido insistente da Ana Margarida, que é uma chata do camandro quando quer, e quando não quer, prontes… Vou dar a minha opinião.

    Ora assumindo a existência de Deus, e que Jesus era seu filho e que foi sacrificado para nos salvar do pecado, o que aliás se pode demonstrar cientificamente pelo estado em que se encontra o mundo actualmente, e que existem formas de vida inteligentes fora desta bolinha:

    – Se eles são inteligentes, porque razão teriam um Deus, um Jesus, ou até a noção do pecado??? Não faz sentido. Seres inteligentes nunca inventariam tais conceitos.

    Respondido.

      • Ana Guerreiro Pereira on 03/07/2011 at 18:47
      • Responder

      LOLOLOLOOOL 😀

      Eu levo sempre a minha avante nestas coisas… 😀 ;D

      Bem respondido 😀 (digo eu, claro :D)

      Agora falta ver o q vai sair daqui… eheheheh.

    • Ana Guerreiro Pereira on 03/07/2011 at 16:52
    • Responder

    Perguntei cá em casa (pensei perguntar hoje no jantar de anos da minha avó ahaha, mas como ela é muito muito crente e sem formação nenhuma, é melhor não dizer nada ou o jantar fica estragado…), cá vai uma resposta:

    “Assumindo essas premissas como verdadeiras, assume-se a Biblia como verdadeira; segundo a Bíblia, Deus só criou vida na Terra, por isso Jesus só teve de descer à Terra” 😀

    MAAAAAS, chegado aqui lembrei-me q me esqueci de dizer que a premissa “existe vida inteligente noutros planetas” tb tinha de ser assumida como verdadeira LOLOLOL! Então, lá reformulei… e a nova resposta:

    “Nesse caso, Deus era criador de toda a vida no universo, por isso tb iria querer salvar todos os que precisassem de ser salvos, por isso, partindo do principio que precisavam de ser salvos, porque é que não haveria de salvar outros também?”

  6. Jesus e filho de Deus, o qual e omnipotente e omnipresente…em todo o universo…sendo Jesus “O” filho de Deus, sera unico.. para todo o universo.

    logo, nao existem outros “Jesus”…….logo estamos sozinhos no universo, ou somos os escolhidos://///// que treta…

    By e boa continuaçao:)

  7. Outros planetas provavelmente teriam que ser salvos também, em algum momento da sua história, mas os fatos derivados disto devem ser bem diferentes, porque as culturas seriam bem diferentes.

    • Marina Frajuca on 03/07/2011 at 00:46
    • Responder

    Realmente, depois de ler o primeiro comentário do Carlos, reparei que efectivamente não respondi á pergunta.
    De facto, assumindo que existem extraterrestres inteligentes, e assumindo que Jesus foi o filho de Deus e morreu para nos salvar dos pecados, o raciocínio terá que ser outro.
    Partindo destes pressupostos todos, penso que nalguns casos será sim e noutros não.
    Assumindo ET inteligentes, mas com defeitos (aqui já estou a atribuir-lhe características humanas), acredito que sim. Pois a inveja, a cobiça, etc, fará deles pecadores a precisarem de ser salvos.
    Agora, assumindo ET inteligentes, superiores a nós humanos, julgo que nem acreditaram num Deus, pois o seu conhecimento será tão vasto, e tão rico que não necessitaram de acreditar em algo superior a eles.

    • Ana Guerreiro Pereira on 03/07/2011 at 00:35
    • Responder

    Aqui vai outra bitaitada…

    Para jesus salvar outras civilizações necessitadas de ser salvas sabe-se lá do quê, tinha de ser um viajante espacio-temporal mesmo 😛 se nada se move a velocidade superior à da luz, ele levaria milhões de anos entre cada planeta (lá está a limitada a dar-lhe); portanto, teria de ter uma forma de transporte alternativa, q cobrisse o espaço e o tempo, para poder estar em todas as civilizações do universo no preciso momento certo 😛

    Se não era viajante no espaço-tempo, não podia salvar muitas mais civilizações perto da Terra…não conhecemos nenhuma, sequer aqui perto ahahahaha, a mais próxima se calhar está a milhões de anos luz de distância…

    Portanto, a não ser que viajasse no espaço e no tempo, Jesus não poderia morrer noutros planetas 😀

    1. Mas se assumimos ke ele é filho de Deus, então é omnipotente e omnipresente… logo, pode perfeitamente estar em vários sítios no segundo a seguir… já que não se rege pelas leis do Universo (ele está àparte do Universo) 😉

      Logo, a pergunta mantém-se: será que Jesus também morreu noutros planetas para salvar seres extraterrestres inteligentes ou não?

      😛

        • Ana Guerreiro Pereira on 03/07/2011 at 00:49

        Ominpresente e omnipotente e viajante no espaço-tempo vão dar quase ao mesmo 😀 Ele podia estar em todo o lado ao mesmo tempo marcando o mesmo momento de salvação em todo o lado e zzzzzut lá ia ele 😀

        Mas uma vez lá tinha de nascer como um organismo inteligente do sítio (ou vários… :D), fazer o q tinha a fazer, e salvá-los a todos não necessariamente da mesma forma que o fez aqui (não sabemos qual será o castigo máximo lá no sitio…). Partindo do principio que precisariam de ser salvos . E partindo do principio que pelas mesmas razões que aqui. Civilizações diferentes, costumes diferentes… 😀

        Tb depende do q entendes por inteligente 😛 😀

        E então das baratas, ninguém quer salvar as baratas? Os polvos galácticos? As lulas intergalácticas? 😀

        Ou querem ver que Jesus era um electrão e operava num universo quântico? 😛

        Retirando os constrangimentos todos, porque é que não haveria de salvar os outros noutro planetas, partindo do principio que eram assim tão imperfeitos e que precisavam de ser salvos sabe-se lá do quê? 😀

        • Ana Guerreiro Pereira on 03/07/2011 at 00:53

        Outra coisa, lá por ser filho de Deus não significa que fosse omnipotente e presente. Ainda para mais tendo de encarnar num organismo da espécie dita inteligente, sem omnipotência e omnipresença. Claro que podia sempre ser omnipotente e omnipresente e desdobrar-se que nem um electrão, quanticamente, e encarnar múltiplos organismos. (ó meu deus, onde é q isto já vai…salva-.me… :D).

        Na verdade a minha questão não é se salva ou não outros ets, é como o faz ahahahaha.

        Então digo, se tem meios para isso, não há-de salvar porquê?

  8. Partindo dos teus pressupostos podia-se assumir como provável que as outras civilizações extraterrestres também necessitassem ser guiadas espiritualmente e ser salvas. Deus fê-lo noutras ocasiões, não só com o envio de Jesus. Mas o episódio da crucificação é algo muito particular e não me parece que se possa extrapolar para o caso do cartoon que colocaste. Porque é que se diz que Jesus morreu por nós? Porque é que nos salvou morrendo? Eu tive uma explicação há muitos anos, que não sei se ainda é a teoria mais aceite em Teologia, mas aqui fica. (Posso já não ser compketamente preciso nesta explicação, já passaram uns anos…) Na altura havia dois tipos de justiça, “mishpat” e “rib”. Mishpat era quando uma pessoa sabia que alguém tinha cometido uma ilegalidade, a confrontava, ela assumia e responsabilizava-se. Digamos que era um resultado amigável. Rib era quando uma pessoa era acusada formalmente. E nestes casos o acusador também pedia a pena a ser paga. Mas no caso do acusado ser considerado inocente, a pena revertia contra o acusador. O que estava a acontecer a Jesus naqueles tempos? Exceptuando os seus seguidores, ele estava a ser acusado de falso profeta, blasfémia, etc e a pena pedida foi a morte. O que aconteceria se Jesus se defendesse a provasse ser filho e um só com Deus? A pena de morte seria aplicada a todos. Então ele optou por não o fazer, poupando-nos a morte e, de certa forma, provou quem realmente era ao ressuscitar. Voltando aos ETs, parece-me que este seria um caso específico e que não teria necessariamente que ocorrer noutro mundo. Outra pergunta engraçada seria “E se Jesus era um ET?” Explicaria muita coisa… 😉

  9. Como falaram atrás de FC, alguém leu este livro?
    http://en.wikipedia.org/wiki/Behold_the_Man
    Afinal, Jesus era um viajante no tempo 😉

    De qualquer modo, tendo em conta as premissas iniciais, parece-me que grande parte dos comentários comete o mesmo tipo de erro de raciocínio que cometeram religiosos, cientistas, e filósofos ao longo da história 🙂

    Vou deixar que escrevam mais alguns comentários :), e amanhã digo o que aconteceu ao longo da história 🙂

      • Ana Guerreiro Pereira on 03/07/2011 at 00:16
      • Responder

      Qual, o de partir do principio que jesus existiu sequer? 😛 que precisávamos de ser salvos? 😛 que os outros seres ditos inteligentes (colocando-os ao nosso nivel, claro…) tb precisavam?

      Qual raciocínio? aqui só há especulação, não há raciocínios, por isso tb não podem existir erros numa especulação q tem como verdadeiras, à partida, permissas falsas 😛

      queres mas é escrever um novo livro de fc… 😀

      no caso do livro q referes (q não li), se é para abarcar outros seres ets, então terá de ser um viajante do tempo e do espaço 😛

      O erro, a haver, é interpretar a cena aos olhos da religião terrestre. Mas a pergunta tb se destinava a um deus terrestre e uma personagem biblica terrestre. 😛 😀

      Se queres mais extravasamento, jesus era mas era um strange man in a strange land em todos os planetas que visitou e que “salvou”.

      Tb pode simplesmente ter-se eclipsado no momento de ser apanhado e ter surgido o mito da cruxificação. OU então a cruz era a nave espacio-temporal 😛

      OU então era simplesmente o Q do startreck… 😛

      Mas, a pergunta era se ele teria aparecido noutros planetas… e se vamos a assumir os mitos todos como deve ser, temos de os ver aos olhos da religião terrestre, não? afinal os mitos são terrestres… 😛

      Pff, desculpa, não estou com o espírito certo para a brincadeira 🙂 sou demasiado limitada pela ciência e não admito outros tipos de conhecimento nem que a a ciencia não é tudo na vida…. se é q me entendes… 😀

      1. O tema inicial ser religião é indiferente… poderia ter pegado noutro exemplo, que o resultado era o mesmo 😉

        O interessante deste desafio é pegar nas premissas iniciais e assumi-las como verdadeiras.

        Seguidamente, respondam à pergunta.

        É só 🙂

        A forma como respondes a essa pergunta diz bastante sobre algumas misconceptions que podes ter e que podes nem te dar conta… incluindo em termos lógicos e científicos 😉
        A tua filosofia de vida também está contida nessa resposta.

        Mas não é preciso “dar a volta” às premissas. Assumem-se como verdadeiras, e o que conta é como depois respondes à pergunta 😉

        • Ana Guerreiro Pereira on 03/07/2011 at 00:27

        Eu sei, estava só a armar-me em “limitada pela ciência” 😛

        Lembrei-me de mais uma cena, mas não vou dizê-lo para não estragar a brincadeira 😀

  10. Mistura de informaçao: Deus, Jesus, Religioes em geral – considerar uma origem extraterrestre sera negar a maior capacidade do ser humano…A criatividade, a imaginaçao, a capacidade maior que temos de pensar e construir o que sonhamos…nao nos esqueçamos que toda a realidade que vamos construindo (o futuro) foi fruto da imaginaçao de algum ser humano no passado (por mais que queiramos crer em milagres, a realidade e sempre muto mais surpreendente).
    Uma humanidade que conseguiu criar um icone tao poderoso como o de Jesus, que, quer queiramos ou nao, mesmo considerando todas as partes negativas ao longo da historia, deu origem ao que somos hoje, e o VERDADEIRO MILAGRE.

    Desviei-me da pergunta…mas posto o disse acima, penso que nao faz sentido responder:)

    Ja agora quero deixar o meu voto de confiança ao ser humano. todos temos Deus dentro de nos (no passado por dizer isto seria queimada viva:)) e vou mais longe, nos somos deus, o milagre, jesus e todos os santos. Somos nos que fazemos a realidade. Nos temos o poder, para o melhor e para o pior…e pensar assim nao me afasta dos principios basicos que estao na base da verdadeira religiao crista (nao a de roma).

    E tambem acrdito que ha muito mais vida por esses UNIVERSOS fora.
    Lena S.

  11. Boa pergunta Carlos, mas infelizmente a capacidade de a fazer obriga a pressupor muitos ses que dificultam uma resposta menos sujeita ao contraditório. Mas a questão é pertinente.

    1º Teríamos que acreditar que Jesus tenha realmente existido, não existe nenhuma prova mas são muitos os testemunhos que tal facto sucedeu. Até aqui não é difícil mas obriga-nos desde logo a um acto de fé.

    2º Que acreditar em Deus como criador de todas as coisas e, como tal, também de eventuais extra-terrestres. Isto já é mais complicado dado a típica visão egocêntrica do ser humano. Um salto de fé ao nível de um Nelson Évora ou de uma Naide Gomes, possível mas difícil e só ao alcance de alguns.

    3º Atribuir espiritualidade a seres de inteligência inferior. A menos que se seja budista, isto pura e simplesmente não acontece. (Atenção que não tenho essa crença). Passo a explicar:

    Existe um pressuposto muitas vezes descurado que Deus colocou o Homem como o ser mais inteligente para reinar sobre todos os seres da terra, uma espécie de carta branca aos humanos para nos desculpabilizar de todos os actos cometidos sobre outras criaturas. Basicamente como não têm alma, não faz mal que nos sirvam de alimento. Já Jesus serviu para nos redimir dos nossos pecados, pecados esses da nossa espécie, não de ou em relação a outras criaturas.

    O problema parece estar em que se de facto existirem seres extra-terrestres que se revelem mais inteligentes que nós e tendo estes o mesmo critério de que usufruimos, espiritualmente nenhum mal existiria de passarmos nós a ser a refeição. Isto levantaria outras questões como quais os limites da espiritualidade, ou seja, se não concedemos espiritualidade a seres inferiores não poderíamos esperar que extra-terrestres mais inteligentes o fizessem em relação a nós.

    Sendo assim, e como nunca vimos peixes, renas ou elefantes a serem sacrificados por uma horda de seus semelhantes que o veneraram como um Deus vivo depois de morto, só podemos concluir que Jesus apenas terá morrido neste planeta para servir os nossos intentos pelos nossos costumes. Um tal acto a ocorrer noutras realidades seria tão diferente que nem o reconheceríamos.

    Abraço.

  12. Este é um tema bem controverso, mais eu acredito que vamos descobrir muito ainda sobre a vida fora da terra.
    Quanto ao fato de Jesus ter sido um ET eu acredito que não pois na minha mera opinião ele morreu para salvar a humanidade.
    Carlos outro dia eu estive a pensar.
    Imagine se encontrássemos vida fora da terra e neste planeta encontrasse também uma bíblia.
    Seria para mim uma prova irrefutável da existência de Deus.
    Embora eu já acredite, claro.
    Abraços!!!!

  13. ola

    pela lógica, se Deus é o criador do universo jesus teve que morrer em todos os planetas com vida inteligente, ou então fomos os únicos pecadores no universo 🙂

    ou então estamos todos enganados 🙂

    a vida ainda não acabou no planeta terra ?

    abraço

  14. Quantas mais boas pessoas com espirito crítico e perspicácia são necessárias eliminar de modo a não ameaçar o poder vigente?
    Jesus alcançou um estatuto muito especial. Foi um humanista no seu tempo. Zelava pelo bem estar do próximo, transmitia as suas ideias pacifistas e arranjou uma tremenda de uma bronca no templo, quando desancou os “banqueiros”, que cobravam pelo acesso ao templo e comerciantes que por lá andavam. Foi essa desordem que o “governo” da altura precisou para tramá-Lo. Os aspectos mais esotéricos. como os milagres e a ligação direta com o Criador é uma questão que sempre dividiu opiniões, mas continuamos a tentar entender muita coisa! Ter um Embaixador em vez da Arca da Aliança era mais conveniente e a informação circulava de forma mais fluída.
    À primeira vista é uma grande aldrabice, como os que foram contactados por extra terrestres, mas as questões da Fé são de carácter pessoal e que cada um se entenda com o Criador e Jesus! O imperador Constantino safou o império romano, oferecendo parte do poder aos chefes do catolicismo. Muita malta pobre agarrava-se à Fé Cristã e no império Romano devia haver pouca gente bem na vida e muita gente mal na vida.
    Não é obrigatório que os Regentes de outras civilizações comentam as mesmas atrocidades só porque algumas mudanças lhes retirem alguns recursos e algum bem estar em benefício da sua população. Tudo isso depende de culturas e métodos usados para manter o sistema a funcionar!
    Bem haja!

    • Agostinho Magalhães on 02/07/2011 at 18:42
    • Responder

    Se eu fosse extraterrestre só poderia acreditar numa divindade se tivesse uma educção ancestral, de acordo com essa visão metafísica do mundo! Acontece, que me parece que, como extraterrestre inteligente, não poderia ter essa visão limitada e limitativa do Universo! Faço dos extraterrestres seres bem mais inteligentes do que issso.

  15. Olha que coincidencia!
    Nunca pensei que poriam um assunto assim aqui. Porém NÃO É DE HOJE que me faço justamente essa pergunta! Se existem outras civilizações,seguindo uma escala evolucional comum a qualquer forma de vida, por mais adiantadas que estejam em relação a nós, em um determinado ponto em seu passado (longinquo ou não) estiverão justamente na mesma fase em que estamos e então provavelmente estiveram no periodo “negro’ de sua história. Sempre me pego a pensar sobre essa questão e tento associar esse fato ao nosso proprio modo de ser: Será que a ideologia dessa especie no passado era semelhante a nossa? Será que eles, antigamente tinham essa necessidade de saberem quem são, de onde vieram ou qual seu destino? No começo de sua existencia eles indagavam “Deuses” ou seres supremos como os originadores de tudo como nós?Seu elo com seu “eu”, ou seja, sua necessidade de saber quem é os obrigaram a assumir uma postura de que tudo foi criado por alguem maior, como nós? Eu acredito piamente na existencia do criador, e, embora seja cientista, apesar de a ciencia não levar o fato de que Deus existe devido a falta de provas, eu não preciso de provas fisicas para saber que ele existe, eu apenas sinto ele dentro de mim e para mim isso basta! Saltando um pouco da ciencia para a ideologia, se Cristo veio aqui para nos salvar, isso foi devido aos nossos atos erroneos, crenças em falsos Deuses, a falta de amor ao proximo (que, aliás, deprimentemente ainda ocorre ¬¬ ), e com o propósito de falar: “Olha eu tô aqui tá, EU SOU seu criador, e não outros! É a mim que vocês tem que amar, pq eu amo muito vcs!”. Isso tambem levamos ao fato de que a psique humana é a coisa mais complexa existente no sistema solar, NÓS MESMOS não sabemos tudo da gente! Cada nação tem costumes, regras, metodos de escolhas e ideologias bem diferentes entre si, tudo isso é adiquirido atraves de varios fatores como por ex. (misturando ciencia e ideologia) a posição geografica (clima/tempo) que no fim acaba puxando a economia do pais paises com climas mais tropicais por exemplo são mais exuberantes em fauna e flora, fazendo com que o pais exporte mais produtos e tenha uma agronomia exuberante puxando a economia e alterando o modo de pensar dakela nação sob alguns aspectos. Jesus veio intervir pq essas ideologias, associadas a posição geografica, conflitos, economia, sede de poder entre outras coisas estavam desmedidas, totalmente fora do controle. Mas será que em outros planetas foi assim? Será que, por exemplo, um planeta que por ventura tenha desenvolvido vida inteligente, mas que contenha 95% de agua e apenas um unico continente não teria tido mais condições de se estabilizar ideologicamente e viverem em harmonia, não “necessitando” da vinda de um salvador? Afinal eles proprios se salvaram!A Terra tem muito continente e a europa praticamente se liga com quase todos, com excessao da africa e america, e essa enorme distancia faz com que apareça mais diversidades ideologicas e estruturais. E se a Terra tivesse tido apenas, por ex. a australia como continente? Creio que a vinda do filho do criador provavelmente pode acontecer ou não, dependendo unicamente do contexto ideologico e estrutural da especie nele habitado!Um planeta que entra rapidamente em harmonia, não necessita da intervençaõ divina, isso é facilmente deduzido quando cristo diz: “Eu sou o médico, eu vim para curar os doentes, não os saudaveis!”

    • duarte jose seabra on 02/07/2011 at 18:23
    • Responder

    Olá Carlos.
    Parece me que ja li contos de f.c. sobre este tema. Dois de ray bradbury (nao sei), um no qual um astronauta sem fe andava de mundo em mundo e chegava sempre tarde de mais pois o messias tinha sido sempre crucificado uns dias as vezes umas horas antes da chegada dele, pois ele nao “tinha fe” nao lhe era dada a possibilidade de conhecer o salvador…. noutro conto uns monjes jesuitas discutiam, num mundo de globos de gas inteligentes, se reconheceriam o messias quando fosse revelado a esses seres… e tambem o conhecido conto do arthur c clarke “the star” no qual a estrela de belem foi uma nova que destruiu uma civilizaçao extraterrestre… ou seja, que deus e este que para se revelar a um mundo destroi outro…
    Penso que antropomorfizamos a religiao, que criamos deus a nossa imagem e semelhança, que o conceito de religiao é bom para os nossos cerebros, por isso a aceitamos tao bem, e que foi positivo para a nossa evoluçao social e biologica, dai a existencia e popularidade desse conceito.
    Penso que eu teria problemas em viver (dizer) isto num estado teocratico e que a religiao ajuda no poder e no saber (opus day,universidade catolica…). Ou seja, existem muitas vantagens em ser religioso.
    Aprecio os livros de dawkins, harris, tenho colegas meus (sou medico) que nao acreditam na evoluçao, digo lhes para olharem para um antibiograma de uma hemocultura, e dizerem me o que seja isso senao selecçao natural. Ou seja, a minha fe é no progresso da ciencia.
    Seria bonito, e belo, no registo poetico, ter aqui um messias, ou salvador. Os mitos das apariçoes dos ovnis, e tal e coisa, tipo milagre de fatima, ha uns seculos, seriam lidos como vistas de anjos, etc… ou seja, segundo a cultura local….
    Outro assunto: alguns filmes (de argumentos imbecis) de fc diabolizam a ciencia (o abominavel event horizon, no qual a velocidade FTL leva uma nave ao… inferno, ou o abismo negro da disney, de ha uns 20 anos, completamente idiota) e aumentam a confusao.
    É necessario separar religiao e ciencia, verdade revelada, o que quer que isso seja, e dados susceptiveis de confirmaçao.

    • Marina Frajuca on 02/07/2011 at 17:23
    • Responder

    Eu não acredito em Jesus como filho de Deus. Aceito a ideia de ter existido alguém naquele tempo, com ideias um pouco “revolucionárias” para a época, com grande capacidade de comunicação que conseguiu arrastar multidões, e ainda hoje tem muitos seguidores. A forma como a Igreja usou esse conceito, teria até sido interessante se seguisse, realmente, esses mandamentos (mas isso já é outro assunto).
    Quanto a – “será que Jesus também morreu noutros planetas para salvar seres extraterrestres inteligentes ou não? “
    Porque não…?!!!
    Partindo do princípio de que existe vida noutros planetas, também eles poderão ter uma figura que se destaque por professar ideias como a do nosso Jesus, ou até mesmo outras. Não que querendo isto dizer, que essa figura seja filho de algum Deus.

    • Maria Evangelina Silva on 02/07/2011 at 16:58
    • Responder

    Presumindo que:
    . deus existe
    . os habitantes de outros planetas são pecadores, logo têm necessidadede serem salvos
    . deus envia um filho cada vez que entende que é necessário salvar um planeta
    Acho que deus tem que enviar um filho de acordo com as características dos habitantes do planeta a ser salvo…;D

    • Ana Guerreiro Pereira on 02/07/2011 at 16:38
    • Responder

    Assumindo isso, que existem ETs inteligentes (fácil de assumir porque me parece lógico que existam :P), que Jesus existiu (tanto o histórico como o religioso…), que Deus existiu/existe e que Jesus é filho de Deus (puf puf puf, tantas assumpções!), e a avaliar pelos dizeres da Biblía, Jesus desceu à Terra para salvar a humanidade. Ora, Terra é aqui, no 3o calhau a contar do Sol e a humanidade é o nome dado à população humana global, que vive no 3o calhau a contar do Sol 😛

    Portanto, de acordo com esta lógica, se só os humanos é que se portavam mal e precisavam de ser salvos… 😀

    Agora, se as restantes populações galácticas e inter-galácticas precisavam de ser salvas, também as teria salvo, :D. E aí seria como na figura, transfigurando-se nas espécies viventes na população a salvar.

    O problema complica-se se num dado planeta com vida dita inteligente (tb dava para dissecar o significado de vida inteligentes, mas não vamos por aí agora..) as espécies ditas inteligentes forem mais que uma e não só uma como na Terra, ui, ui, o problema adensa-se.

    Será que Jesus só existe para expiar os pecados do Cosmos? 😀

  16. Não sou crente, mas vou-me pôr na pele de um para responder. Por isso não tomem qualquer afirmação a partir da qual se possa deduzir que eu sou crente como verdadeira.

    Se Deus enviou o seu filho à Terra para salvar os humanos, parte-se do princípio que este precisavam de ser salvos do pecado. Partindo do princípio que existem outros planetas com vida e com seres inteligentes, feitos pelo mesmo Deus, supõe-se que, caso estes também tenham sucumbido a uma vida de pecado, também tenham tido a necessidade de serem salvos.

    Agora, possivelmente Deus terá várias maneiras de salvar os pecadores. No nosso caso, enviou-nos um filho dele e matou-o (grande salvamento, sem dúvida), mas é possível que noutros casos os tenha salvo de outras maneiras. Se calhar nalguns planetas simplesmente foi fazendo dilúvios sempre que houvesse gente má.

    Se calhar, ainda, noutros planetas lá conseguiu acertar e criar uma raça inteligente que simplesmente não comete nenhum pecado e, por isso, não precisou de ser salva.

    Ah, por fim, sobre ser Jesus a morrer noutros planetas. Se Deus precisasse de mandar algum representante a outros planetas, possivelmente ia poder ter outros filhos, não havendo portanto necessidade de andar sempre a enviar o mesmo. Na minha opinião os crentes podem ficar descansados: Jesus é só nosso.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights