Sistema Alpha Centauri

O sistema de estrelas mais próximo do Sol é o sistema Alpha Centauri. Das três estrelas do sistema, a mais próxima é a Proxima Centauri. As estrelas brilhantes Alpha Centauri A e B formam um sistema binário pois estão separados por apenas 23 vezes a distância entre a Terra e o Sol – um pouco mais que a distância entre Úrano e do sol.

Na foto acima, da APOD de hoje, o brilho das estrelas causa ilusão relativamente ao tamanho. O sistema Alpha Centauri não é visível em grande parte do hemisfério norte. A Alpha Centauri A, também conhecida como Rigil Kentaurus, é a estrela mais brilhante da constelação de Centaurus e é a quarta estrela mais brilhante do céu nocturno. Sirius é a mais brilhante, mesmo estando ao dobro da distância.
Por uma coincidência interessante, Alpha Centauri A é o mesmo tipo de estrela do nosso Sol, fazendo com que muitos especulem sobre a existência de planetas com vida.

1 comentário

  1. Existe planetas em Alpha Centauri (um existe, mas não com vida), mas que esteja provavelmente na zona habitável penso que sim, mas só com aperfeiçoamento da nossa tecnologia e isso pode demorar infelizmente muitos anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights