Sigmas Explicados

O Marco Filipe escreveu este “post” dando conta de resultados importantíssimos que estão a ser obtidos pelos físicos do Fermilab. Ele faz referência ao nível de certeza associado aos resultados experimentais, indicando que, na física de partículas, o limite para que uma descoberta seja aceite como fidedigna é um nível de certeza de pelo menos 5 sigma. Mas que história é esta dos “sigmas” ? Ao ler a notícia numa outra página deparei-me com uma explicação muito intuitiva e que pensei poderia ser pedagógica. Aqui vai o texto numa tradução livre.

* Na física de partículas uma descoberta é reconhecida quando apresenta um nível de certeza de pelo menos 5 sigma (escrito 5σ);

* O número de sigmas mede a probabilidade de um resultado experimental ser devido a um efeito real, em vez de ser apenas um acaso. Quanto maior o número de sigmas, menor é a probabilidade de o resultado ser devido ao acaso;

* Por exemplo, imaginem uma experiência em que atiram uma moeda ao ar. Num processo totalmente aleatório o natural será obter, em média, o mesmo número de caras e coroas. Isto não quer dizer que não é possível, por exemplo, obter “20 caras seguidas”. Simplesmente a probabilidade desse evento será muito baixa;

* Neste cenário, um nível de certeza de 3 sigma corresponde a dizer que a probabilidade de um resultado experimental se dever ao acaso é igual à de obter “mais de 8 caras seguidas” com o lançamento da moeda. Um nível de certeza de 5 sigma corresponde a dizer que a probabilidade de um resultado experimental se dever ao acaso é igual à probabilidade de obter “mais de 20 caras seguidas” com o lançamento da moeda. Por outras palavras, obter um resultado experimental com um nível de certeza de 5 sigma corresponde a dizer que a probabilidade de ele ser devido a uma flutuação aleatória é inferior a 0.00006% e que portanto deve ser encarado como um efeito real e a descoberta fidedigna.

1. Boa tarde:) estou a fazer o meu 1º tópico neste fórum, registei-me há pouco, encontrei o fórum no yahho enquanto efectuava procuras. E encontrei aqui alguns posts estimulantes para abalisar nesta temática!
    Este tópico serve de minha apresentação, para a apresenter-me aos utilizadoes, chamo-me Mariana estudo Ergonomia na FCUP, gosto muito de andebol e ouço muito Radiohead, detesto redes sociais como facebook etc simplesmente fazem-me náuseas….
    Também escrevo legendas para séries em diversos fóruns talvez já assistido a legendas feitas por min…..:)?
    Assim como sou jogadora de poker no site [url=http://www.pokersemdeposito.com/]Poker Gratis[/url] aos fins de semana, embora o que gosto muito é jogar Wild Guns em linha.
    Espero escrever imenso neste fórum, pois hoje em dia há imenos fóruns desta temática mas a maior parte são uma pocaria, felizmente este não se aplica.
    Por hoje é tudo tenho de ir estudar para os exames fazer pela vida pois a situação economica deste país está um um caos, mas felizmente 3a é o meu último exame.
    Bye Bye

2. Talvez este link: http://www.wolframalpha.com/input/?i=+5%CF%83 elucide um pouco mais a questão.

3. Sigma é basicamente o desvio padrão: http://en.wikipedia.org/wiki/Standard_deviation