Os sons do Universo

Oiçam esta palestra TED em Londres. A oradora é Honor Harger, uma artista que nos apresenta aos sons de estrelas, planetas e pulsares.O trabalho dela é apanhar ondas de rádio emitidas por objectos celestiais antigos e transformá-los em som, inclusivamente “o mais velho som que alguma vez se ouvirá”, o som de raios cósmicos resultantes do Big Bang.

Infelizmente, o vídeo ainda não tem legendas em Português, mas se preferirem podem colocar legendas em Espanhol.

1. Precisei tanto de um vídeo sobre os sons no Universo para apresentá-lo aos meus alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. Não sei traduzir o inglês. Este vídeo poderia ser dublado pelo menos para fins escolares. Mas, vamos ver se terá bons resultados, afinal quem é que não gosta de imagens do Espaço?

2. Interessante. Alguns anos atrás recebi um CD com gravações da Nasa de alguns planetas, com tantas viagens acabei perdendo o CD. Tinha muito mais harmonia e notas e era impressionante. Espero reencontrar estes sons em algum momento.

• João Eduardo Ribeirinho on 07/07/2011 at 11:51