Atlantis em órbita, uma última vez…

O vaivém espacial OV-104 Atlantis foi lançado com sucesso para a sua derradeira missão espacial. O lançamento ocorreu às 1529:03,9UTC do dia 8 de JUlho de 2011 a partir da Plataforma A do Complexo de Lançamento LC39 do Centro Espacial Kennedy, Florida.

Este lançamento, já de si carregado com uma forte carga emotiva, tornou-se ainda mais emocionante quando a T-31 s a contagem decrescente foi suspensa durante mais de 2 minutos devida à necessidade de se confirmar a retracção total do sistema de ventilação de oxigénio. Confirmada a sua retracção, a contagem decrescente pôde seguir e o Atlantis iniciou a sua última missão espacial

A bordo do Atlantis seguem quatro veteranos do programa espacial, o Comandante Christopher Ferguson, o Piloto Douglas Hurley, a Especialista de Missão n.º 1 Sandra Magnus e o Especialista de Missão n.º 2 Rex Walheim.

Esta missão do Atlantis marca o fim de um programa iniciado a 12 de Abril de 1981 com o lançamento do vaivém espacial OV-102 Columbia na missão STS-1. A missão do Atlantis será a de abastecer a estação espacial internacional com a maior quantidade de consumíveis até à data permitindo assim que o complexo orbital fique bem abastecido nos próximos meses.

Durante a missão do Atlantis será levada a cabo um passeio espacial por dois astronautas da Expedição 28 que irão proceder à remoção de um módulo de bombagem de amoníaco que avariou há meses atrás. Depois de colocado no porão de carga do Atlantis, o módulo será trazido de volta para a Terra. A tripulação do Atlantis irá também levar a cabo experiências relacionadas com o abastecimento robótico de satélites em órbita.

Se tudo correr como previsto o Atlantis deverá regressar à Terra no dia 20 de JUlho, no 42º aniversário da chegada à Lua.

Podem ler mais sobre como será a missão do Atlantis aqui, aqui e aqui.

Imagens: NASATV

1 comentário

    • Ana Guerreiro Pereira on 08/07/2011 at 18:06
    • Responder

    Parabéns a todos os envolvidos! É o fim de uma grande era, sem dúvida, mas o início de outra! 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights