Ética, Moral e 2 Placebos

A Ética

Há duas formas de ver a Ética:

1- A Ética como o fazer o Bem

2- A Ética como a busca do melhor, da melhor atitude num grupo já de boas opções

Ao contrário da moral, que diz “não faças isso”, que fala dos deveres, a Ética diz como se age melhor e como se vivem os valores.

Quanto aos valores, que foram descobertos numa cultura e numa determinada época, os mais altos são os absolutos e universais. Sendo universais não significa que sejam praticados por todas as culturas em todas as épocas. Significam, sim, que são importantes para a cultura, que se os perdermos ocorre um recuo civilizacional.

Um exemplo de valor absoluto é a dignidade do ser humano. Ao ser absoluto não depende da cultura onde foi descoberto mas vale por si próprio. Antes de um valor absoluto ser reconhecido pela maioria ele é promovido por um punhado de pessoas, os heróis, que sofreram ao proclamar esse mesmo valor.

—————

Existem 2 tipos de efeito placebo:

1- Aquele que é usado em estudos científicos sobre medicamentos. Damos o medicamento falso a uma pessoa e verifica-se a reacção. Se for positiva pode dever-se a um efeito psicológico chamado de efeito placebo.

2- Aquele em que fazemos alguém crer que tomámos o medicamento sem o tomar.

Ora, o primeiro tipo já todos conhecemos mas o segundo é mais complexo. Se a minha tia me diz para usar um produto à base de água milagrosa ficará à espera de algum resultado. De notar que os resultados destes produtos milagrosos são muito esfumaçados. Se eu disser que usei o tal produto, mesmo sem o usar, ela vai dizer “nota-se, que bom!”. É este o efeito, alguém que acredita no produto placebo verá resultados placebo.

Temos sido alvo deste efeito placebo na nossa sociedade, principalmente desde 2008. Basta-me estar 3 dias sem ver televisão para ser a pessoa mais sorridente no caminho entre casa e o trabalho e vice-versa. As más notícias espalham-se mais depressa e ganham mais peso do que as outras. Porque é que as pessoas preferem ler o que correu mal com os outros em vez de ler o que fizeram de bom? Há um certo sadismo na nossa civilização e, ao mesmo tempo um efeito placebo de 2º tipo.

Resta-nos um Fado Positivo, um Boas Notícias, um Governo Sombra e um AstroPT para nos abrir os olhos para a realidade. As águas milagrosas existem mas não fazem o que dizem que elas fazem. Existem não para nos curar mas para os seus mentores irem de férias com o nosso dinheiro. O medo ajuda a aguçar as falsas crenças e o efeito placebo de 2º tipo. As águas milagrosas não fazem milagres a quem as compra mas fazem milagres a quem as vende.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights