Invasion of the Body Snatchers

Hoje trago um desafio diferente.

Os filmes de ficção científica não são realmente sobre extraterrestres, mas sobre nós.
Daí que não é surpresa que, nos filmes, os extraterrestres podem ser muito mais tecnologicamente avançados que nós, que nós ganhamos sempre.

A pergunta é simples:
qual é o único filme que termina com os extraterrestres vencedores e os humanos totalmente derrotados?


Quando digo “único”, quero dizer “único que eu conheça ou me lembre”.

Por outro lado, eu percebo que haja muitas hipóteses que podem pensar… daí que a cada 3 horas, irei colocar aqui neste post uma nova pista sobre o filme que penso que será a resposta certa. Assim, venham ler o post algumas vezes, vão lendo as pistas que vou colocando por aqui, e vão tentando dar uma resposta de acordo com essas pistas 😉


A 1ª pista é: os extraterrestres ganham no fim e os humanos perdem.

A 2ª pista é: os extraterrestres conquistam a Terra. Os Humanos deixam de ser Humanos e passam a ser “clones extraterrestres”.

A 3ª pista é: os extraterrestres representam um coletivo hostil, da mesma forma que os ocidentais viam a União Soviética durante a Guerra Fria. Aliás, esse é mesmo o tema central do filme: o medo do comunismo – ficarmos todos “clones sociais”, sem individualidade.

A 4ª pista é: dormir é uma importante característica do filme. No filme, dormir é uma metáfora para conformismo, passividade mental. A mensagem do filme é que grande parte das pessoas passa pela vida a “dormir em pé”, sem realmente tomar decisões conscientes de mudança.

A 5ª pista é: tanto o filme original como os vários “remakes” que foram sendo feitos ao longo dos anos mostram no final os humanos a ganharem / um futuro optimista. No entanto, a versão de 1978 mostra no final que os extraterrestres conquistaram a última esperança da Humanidade. É esse “remake” de 1978 que é a resposta a este desafio.

A 6ª e última pista é: na versão de 1978, dois dos atores são Jeff Goldblum (A Mosca) e Leonard Nimoy (Spock de Star Trek).

Qual é o filme? 🙂


O filme é o Invasion of the Body Snatchers, que teve várias versões, incluindo a original em 1956 e recentamente uma versão com a Nicole Kidman.
Todas as versões são péssimas, na minha opinião, porque os Humanos ganham… excepto a versão de 1978 (no Brasil, foi chamado de Invasores de Corpos), com uma cena final simplesmente fabulosa 🙂

110 comentários

1 ping

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Muitos leitores acertaram 🙂

  2. Fácil:

    Invasores de Corpos.

    Eu vi a versão de 1978. Nessa, que eu me lembre, o mal vence.

    Tem uma citação ou duas ao filme no desenho Futurama (ver o episódio, “Humanos aqui não entram”).

    1. Correcto 😀

    • Marina Frajuca on 12/07/2011 at 01:20
    • Responder

    Tem tb o Donald Sutherland? Acho que já sei…

    1. Sim, tem 🙂

    • Carlos Gonçalves on 11/07/2011 at 23:27
    • Responder

    Ok, estive agora a rever o fim do They live e os et’s são descobertos e presume-se que perdem. A resposta tem mesmo de ser o “Invasion of the Body Snatchers”. Nunca me esqueci daquela arrepiante cena final do grito de alarme colectivo dos ET’s enquanto apontam para o indivíduo 🙂
    Abraço

    1. Exacto 🙂

      Ainda para mais porque uma pessoa não está a contar com esse desenlace… 😉

    • Carlos Gonçalves on 11/07/2011 at 23:08
    • Responder

    Tinha a ideia que tanto no “Invasion of the Body Snatchers” (1956 / 1978 remake) como no “They live” de 1988 os ET’s invasores ganham!

    Abraço
    (Um fiel seguidor)

    1. No They Live, no final, o personagem principal dispara contra a antena de emissão… e toda a gente fica a ver quem são os ETs 🙂

  3. A resposta vai sair em breve?

    É que estou a fazer directa há muitas horas, mas gostava de saber o resultado… ainda hoje!

    : P

    1. Eu coloquei o desafio hoje… por isso só darei a resposta amanhã 🙂

  4. Grande série essa, a do Twilight zone!
    Via todos os episódios.

    Essa ideia dos humanos para cozinhar foi usada nos anos 80 pela série, também de culto (quase até ao fim) do V – a batalha final, que não passou totalmente em Portugal.

    1. Eu tenho o dvd com os restantes episódios ihihihihihiih ;D

        • Adoa on 11/07/2011 at 21:06

        Isso é o que eu chamo de “tesouro”!!!

        O máximo que tive foi um livrinho da Europa-América com 3 dos episódios.

        Devorei aquilo!

    2. Vi tudo do V 🙂

  5. Lembro-me de um filme, não do nome dele, em que extraterrestres vieram à terra e traziam um livro. Deram-no aos humanos que tentaram logo traduzir.
    O livro tinha na capa as seguintes palavras: Como servir os humanos…

    Só mesmo no fim é que os tradutores se aperceberam de que era um livro de culinária. É aí que termina o filme… Supõe-se o fim da espécie humana.

    1. Esse era um episódios dos Simpsons 🙂
      baseado num episódio da série Twilight Zone 🙂
      http://en.wikipedia.org/wiki/To_Serve_Man_%28The_Twilight_Zone%29
      http://en.wikipedia.org/wiki/To_Serve_Man
      🙂

        • Adoa on 11/07/2011 at 20:29

        Não, não era!

        Era um filme a preto e branco. Já meio antigo.

        Essa cena, a do livro, passa-se num tribunal.

        • Adoa on 11/07/2011 at 20:31

        É isso, era do twilight zone!

        Mas não vi o episódio dos Simpsons!

    2. Ah! Não me lembrei desse 🙂

      It’s a cookbook!!! 😀
      http://www.youtube.com/watch?v=NIufLRpJYnI

  6. Invasion of the Body Snatchers, de Philip Kaufman.

    1. Correcto 🙂

  7. O filme que esta descrição me lembra é “Invasores de Corpos”, que tem David Sullivan e aquele canastrão que fez o remake de A Mosca e também participou como nerd no Independence Day.
    Na verdade, esse Invasores de Corpos já é um remake de outro clássico mais antigo de mesmo nome mas com ações diferentes, embora em ambos os Humanos são clones de sementes vindas do espaço e que duplicam corpos durante a noite e as cópias extraterrestres eliminam suas matrizes humanas durante a noite, enquanto dormem. Os humanos remanscente não têm para onde fugir, nem a quem recorrer, porque aos poucos todas as “cópias” vão ocupando cargos estratégicos e possuem uma “mente coletiva” e não monstram nenhuma emoção. O fim, transformação dos humanos é iminente.
    Mas há outro filme baseado nestes (não sei se de 1978 ou posterior – acho que sim), que se chama “Vampiros do Espaço”, que mostra um astronauta que traz o tal virus na nave que vai assumindo os corpos dos humanos, e o final é diferente das versões anteriores, pois a nave alienígena era um “guarda-chuvão aspirador de almas humanas”, que se não me engano as mandava para um mundo melhor, daí sua idéia de que no final isto poderia ser a salvação da humanidade, em vez de sua derrota irreversível.
    (resumo infame pelo que a memória [pregadora de peças] deixa lembrar… rsrs)

    1. Pois está claro André; com uma vampira como aquela que veio no shuttle, um tipo só pode ir desta para melhor!!!

      1. Nossa! Nisto é que dá querer falar de coisas só pela memória, sem consultar fontes…
        O tal filme que falei, chama-se Lifeforce (1985), que recebeu nome no Brasil de “Força Sinistra”, mas era de facto baseado no livro “Vampiros do Espaço” (Space Vampires). E sim, não era “vírus” que veio do espaço, e sim um sarcófago contendo uma sexy vamipira (na mente do astronauta sobrevivente. Também chamei Donald Sutherland de David Sullivan (acertei o D*d.S*an*. hahaha).
        A despeito disto, eu ainda gosto muito teste filme, pela sua beleza plástica, efeitos especiais, tomadas espaciais, e por ser um dos filme que NÂO põe a norte-americana NASA como a monopolizadora futura do espaço, mas uma missão épica da (na época, incipiente) Agência Espacial Europeia ESA.
        E sim, o filme deste Enigma-34 é UM CLÁSSICO, o melhor de todas as versões, inclusive sobre o original e outras que se fizerem depois!

        • Dinis Ribeiro on 12/07/2011 at 17:26

        Quanto a esta ideia:

        … Lifeforce 1985 …. mas uma missão épica da (na época, incipiente) Agência Espacial Europeia ESA. …

        Não concordo que a ESA fosse “incipiente” em 1985.

        Numa reunião técnica sobre política industrial no ESTEC, falei pessoalmente com várias pessoas que tinham trabalhado na sonda Giotto…

        http://en.wikipedia.org/wiki/Giotto_(spacecraft)

        …e ficou claro (para mim) que o projecto em 1985 com motivações científicas tinha sido exemplarmente bem gerido na lógica do “Faster, Cheaper, Better” e isto aconteceu vários anos antes dessa “buzzword” ou melhor “catch phrase” se ter tornado (muito?) popular na NASA…

        Com o passar do tempo, na ESA, certas coisas melhoram, e outras pioram…

        O que acabou por acontecer com o vaivém europeu Hermes, (mais de 2 biliões de euros gastos em “estudos”) e o que ainda está a acontecer com o GPS europeu, o Galileo, (quantos biliões – poderiam ter sido poupados se a Europa fosse verdadeiramente unida?) será tudo o que se quiser, mas tenho dificuldade em usar o adjectivo “incipiente”, pelo menos dum ponto de vista financeiro…

        Hermes: http://en.wikipedia.org/wiki/Hermes_shuttle

        Galileo: http://en.wikipedia.org/wiki/Galileo_(satellite_navigation)

    2. Sim, é esse filme 🙂

    • Luis Barreiros on 11/07/2011 at 17:43
    • Responder

    Invasion of the Body Snatchers

    1. Yep 🙂

  8. Eu acho que é aquele filme dos “repôlhos” grandalhões que envolvem as pessoas quando estas dormem e as assimilam dando origem a mutantes clonados. Quando dão o alerta parecem ratazanas com os “Tintins” entalados; “HHHiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii”.Filme Baratucho!
    O protagonista, se não me falha a memória é o Sr. Donald Sutherland, contudo tenho uma simpatia” juvenil” pela sua aparição no teledisco da Kate Bush “Cloudbusting” em que o actor personifica Wilhelm Reich.

    1. Sim 😀

  9. Bah, cada vez tenho mais a certeza de q não vi o filme q está em desafio… 🙁

    De qq forma praticamente todos os filmes de invasão alienigena do tempo da Guerra Fria são uma metáfora do medo do comunismo por parte dos EUA. Né? 😀

    1. O filme The Invasion, com a Nicole e o Daniel Craig: http://www.imdb.com/title/tt0427392/

      Não o vi desde o inicio, mas a temática é velha 😀

      Dentro desta temática tb há o The body snatchers 😀 (http://en.wikipedia.org/wiki/The_Body_Snatchers), e havia um assim do estilo que metia profecias de Nostradamus pelo meio 😀 (não me recordo do nome).

      lembro-me tb de uma série adaptada da guerra dos mundos, que passava qd eu era miúda, de Ets q se metiam dentro do corpo dos humanos. Não me recordo do nome, acho q passou mesmo com o nome A Guerra dos Mundos.

      1. ahahahhaha acertei: http://pt.wikipedia.org/wiki/Invasion_of_the_Body_Snatchers_(1978)

        não vi este, mas vi uma parte do remake com a Nicole Kidman 😀

    2. Nem todos… mas sim, muitos deles… porventura quase todos… sobretudo os B-movies 😛

  10. Conheço um dentro desse tema que se chama Invasores, com a Nicole Kidman…

    1. Pois… é esse, mas na versão mais antiga 🙂

  1. […] o final, já que é um dos poucos filmes que conheço, senão mesmo o único, em que o filme termina com os humanos totalmente conquistados e […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.