Continua a missão do Atlantis – astronautas da ISS realizam passeio espacial

Continua sem problemas a última missão do vaivém espacial Atlantis, uma missão logística que irá preparar a ISS  para o próximo ano de operações.

O vaivém espacial iniciou o seu 4º dia no espaço às 0702UTC do dia 11 de Julho, após a sua tripulação ter sido despertada ao som de uma música Chumbawamba, “Tubthumping”. Esta música foi tocada para a Especialista de Missão Sandra Magnus.

Neste dia a tripulação do Atlantis deslocou o módulo de carga Raffaello desde o porão de carga do vaivém para o porto de acoplagem do módulo Harmony que se encontra voltado para a Terra. O Piloto Douglas Hurley e Sandra Magnus levaram a cabo esta operação utilizando o Canadarm2. Todos os procedimentos foram finalizados pelas 1045UTC. Após a verificação da não existência de fugas, as escotilhas de acesso ao Raffaello foram abertas.

Na tarde de Segunda-feira a NASA anunciou que a presença do Atlantis na ISS seria alargada em mais um dia, referindo também que não são necessárias mais inspecções detalhadas do escudo térmico do vaivém espacial, com somente uma inspecção a ser levada a cabo após o Atlantis se separar da ISS e antes do seu regresso à Terra.

Antes do final deste dia de trabalho, os quatro membros da tripulação do Atlantis reuniram-se com os Engenheiros de Voo da Expedição 28 Ronald Garan, Michael Fossum e Satoshi Furukawa, para rever os procedimentos que seriam levados a cabo no passeio espacial a ter lugar a 12 de Julho.

O passeio espacial teve início pelas 1322UTC do dia 12 de Julho, com um atraso de 38 minutos. Esta foi a 7ª actividade extraveícular de Michael Fossum e a 4ª actividade extraveícular de Ronald Garan. Durante a presença no exterior, a última com a presença de um vaivém espacial, os dois homens removeram um sistema de bombagem de amoníaco da estrutura da ISS e colocanram-no no porão de carga do Atlantis. Este sistema será trazido de volta para a Terra onde será analisado para que os especialistas possam determinar as causas pelas quais falhou. Possivelmente poderávir a ser reutilizado. Os astronautas também colocaram no exterior da ISS uma nova experiência que irá expôr vários materiais ao vácuo espacial, repararam um cabo numa das bases de operação do sistema de manipulação remota da ISS e cobriram um porto de acoplagem com vários cobertores térmicos.

Este passeio espacial terminou às 1953UTC após 6 horas e 31 minutos no exterior da ISS. Esta foi a 160ª actividade extraveícular dedicada à construção ou manutenção da estação espacial internacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights