O Aglomerado de galáxias de Perseu

A APOD de hoje traz-nos um dos maiores objectos que é possível ver no céu. Cada uma das manchas, na foto acima, é uma galáxia, juntas formam o Aglomerado de Perseu, um dos mais próximos aglomerados de galáxias.

O aglomerado vê-se para além do primeiro plano de estrelas, da nossa galáxia. Próximo do centro do aglomerado, a cerca de 250 milhões de anos-luz, está a galáxia dominante, a NGC 1275, a grande galáxia em acima à esquerda.

A NGC 1275 é uma fonte prodigiosa de raios-x e de emissões rádio. Esta acrescenta matéria à medida que atrai gases e galáxias.

O Aglomerado de Galáxias de Perseu, também catalogado como Abell 426, é parte do Super Aglomerado de Peixes-Perseu que cobre mais de 15 graus e contém mais de 1.000 galáxias. Esta foto cobre mais de 15 milhões de anos-luz.

2 comentários

    • Ricardo André on 13/07/2011 at 05:23
    • Responder

    É de facto uma imagem espectacular!
    E uma pergunta retórica, porque é impossível responder 🙁 mas nunca se dever perder a ambição de descobrir onde realmente estamos, certo?

  1. milhares de galáxias neste aglomerado… cada galáxia com centenas de milhares de milhões de estrelas… cada estrela com vários planetas… alguns planetas com muitas luas… … … … … quantos ETs avançados estarão a dizer-nos “olá” a partir deste aglomerado? 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights