Rapaz-íman deixa médicos sem explicação

Mais um exemplo de mau jornalismo, desta vez por parte da SIC, que no passado dia 9 de Julho promoveu o mistério do rapaz-íman do Brasil, Paulo David Amorim, que supostamente consegue colar objectos de metal ao seu corpo, fenómeno para o qual, diziam eles, “os médicos não têm explicação”. Não consegui encontrar o vídeo no site da SIC, no entanto encontrei o vídeo da Sky News onde fazem um trabalho idêntico.

http://www.youtube.com/watch?v=zCkrkt3Df1s

A coisa que mais me irrita neste tipo de notícias é a tendência para as apresentar como se fossem pequenas curiosidades, que acabam sempre por terminar com uma aura de mistério no ar. Isto seria completamente desnecessário se tivesse sido feito algum trabalho de investigação. Contudo, desengane-se quem pensa que isto é feito por acaso: por um lado, o mistério convida o espectador ou leitor a fantasiar a sua própria explicação extraordinária, e por outro, não ofende as crenças pessoais de ninguém. Esta pode até ser a fórmula ideal para vender notícias, mas não me parece que seja uma forma de fornecer informação de qualidade.

Estas afirmações de poderes magnéticos paranormais não são nada de novo, o rapaz brasileiro é apenas o caso mais recente, só este ano é já o terceiro. O ilusionista James Randi, conhecido por oferecer um prémio de 1 milhão de dólares a quem conseguir provar a existência de qualquer fenómeno sobrenatural ou paranormal, lida com este tipo de disparates e fraudes há décadas (ver aqui e aqui). Estas pessoas “magnéticas” são normalmente indivíduos de ascendência asiática ou então crianças pré-adolescentes, e mais à frente vão perceber o porquê.

Em Fevereiro, um rapaz sérvio chamado Bogdan, tornou-se num fenómeno da Internet pelas mesmas razões. Os pais afirmavam que ele atraía talheres e até objectos não metálicos, como pratos e o comando da televisão, não podendo sequer aproximar-se de um computador por risco de este deixar de trabalhar. Pelo menos neste caso, a TVI decidiu chamar um professor do Instituto Superior Técnico para verificar se aquilo era ou não fisicamente possível.

Em Maio, Ivan Stoiljkovic, um rapaz croata de seis anos, teve também também a sua oportunidade para deslumbrar pessoas facilmente impressionáveis com os seus dotes “magnéticos”. Mas para além de atrair talheres, telemóveis e até frigideiras, Ivan possui ainda poderes curativos “inexplicáveis”, tendo curado a dor de barriga do avô e a dor na perna de um vizinho que sofreu um acidente de tractor. Fascinante! Eu prevejo um futuro brilhante para este jovem, quer seja na medicina ou na área da restauração.

Senhoras e senhores, meninas e meninos...

Mas o que se passa realmente aqui?

  1. Isto não tem nada a ver com magnetismo. Como é possível observar pelas imagens, eles colam ao corpo objectos que nem sequer são metálicos, como por exemplo os pratos. E por algo ser metálico não significa necessariamente que seja magnético, a maior parte dos talheres são feitos de aço inoxidável não-magnético. A única coisa que os objectos possuem em comum é o facto de terem uma superfície lisa. Além disso, os objectos nunca são vistos a serem atraídos pelo corpo, em vez disso, são colados um a um.
  2. As pessoas “magnéticas” possuem pouco ou nenhum pêlo corporal. Existe uma razão para o facto da maioria das pessoas “magnéticas” serem de ascendência asiática ou crianças pré-adolescentes – pouco ou nenhum pêlo corporal. Este é um pormenor importante pois os pêlos reduzem a fricção entre os objectos e a pele, tornando mais difícil a sua aderência.
  3. O “magnetismo” só funciona numa determinada posição. Nas imagens eles permanecem sempre perpendiculares ao chão, isto quando não são vistos a inclinar-se ligeiramente para trás. Se realmente existisse magnetismo ou uma outra força atractiva qualquer, eles deveriam poder inclinar-se para a frente, sem qualquer problema, com os objectos colados ao peito. Em adição a isso, é também de notar que todos os rapazes possuem uma barriguinha que confere um apoio extra para os objectos mais pesados.
  4. O segredo é não tomar banho. O que se passa aqui é que os objectos estão simplesmente a aderir à pele, devido ao sebo produzido pelas glândulas sebáceas, isto conjugado com a falta de pêlos e uma certa dose de equilíbrio é o suficiente para explicar este “mistério paranormal”.

Testar esta gente é bastante fácil: Se existisse realmente uma força atractiva, então não existe motivo algum para que os objectos se colem apenas à pele nua. Um magnetismo assim tão forte deveria funcionar inclusive através de uma t-shirt. Se mesmo assim preferirem fazê-lo em tronco nu, existe sempre a hipótese de besuntá-los em óleo ou polvilhá-los com pó de talco. E em último recurso, correndo o risco de parecer demasiado radical, porque não um bom banho?!

Nem pensar! Eu não tomo banho há mais de 60 anos!

Já o ano passado, um homem indiano que afirmava não comer ou beber há 70 anos, tinha deixado os médicos e cientistas sem explicação, como podem ver aqui e aqui. E eu pergunto-me, o que virá a seguir? Que outros enigmas insondáveis irão os meios de comunicação social encontrar? O mistério da rapariga que engravidou da água da piscina?! Oh não, esperem! Tarde demais

6 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. iso nao magmetismo jeralmente acontece senpre com pessoas mais gordas e uma substancia que sai dos poros esa substançia um pouco aderente fazendos os objetos ficaren grudados parecendo asim magmeticos quondo eu pesava 110 kl eu conseguia colar muitos objetos no meu corpo ate ferro de passar roupas mais eu senpre soube que nao era magmetismo eu pasavaa as maos na minha pele e sentia um suor colante depois que eu entrei com dieta eu pendi 40 kl hoje meu peso e 70 kl e nada mais gruda em mim nao tenho mais aquela colagem no meu suor me sinto bem menhor se as pessoas estao achando que tem super poderes estao enganada elas estao e com poblema de saude

  2. Um vídeo onde o James Randi desmascara um homem que afirma ter poderes magnéticos. Tudo o que é preciso é pó de talco.

    http://www.youtube.com/watch?v=OTVWMY8EZCA

    É estranho como os poderes sobrenaturais tendem a desaparecer quando o James Randi está por perto 😛

  3. O James Randi “suspeita” que eles são alérgicos ao pó de talco lol
    Em 1996 um tentou reclamar o prémio de 1 milhão de dólares mas deixou de contactar o Randi quando este sugeriu usar pó de talco antes do teste…

  4. Vou deixar de tomar banho… pra ver se os “jornalistas” me começam a convidar para ir à TV mostrar os meus “poderes sobrenaturais”…
    enfim… 😛

  5. “Magneto and Titanium man…”
    O puto é gordo como um leitão e o sêbo na pele com um clima saturado de humidade, cola que se farta. Como foi referido, com uma t-shirt por cima, sem sêbo, deve cair tudo no chão!

    • Mirian Martin on 12/07/2011 at 00:54
    • Responder

    Eu vi, de relance , a “reportagem”, nem sei onde. Acho que um dos meus filhos que estava vendo, dando risada. Afinal, se ele era magnético, tinha que esconder todas as facas, chaves de fenda, martelos e essas coisas todas de perto dele, ou então ele teria que ter uma capa protetora para se defender. 😀
    Bom, um menino de 15 anos é que já pensa assim – isso equivale a uma anedota mal feita, isso sim.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights