SDO observa desintegração de um cometa na superfície do Sol!

Recordam-se do cometa que na semana passada mergulhou em direcção ao Sol?
O Solar Dynamics Observatory conseguiu observar o mesmo objecto a viajar a grande velocidade na frente do disco solar até à sua completa desintegração. Estas foram as primeiras imagens alguma vez obtidas do impacto de um cometa no Sol. Observem com atenção o vídeo em baixo e tentem localizar uma fina linha a atravessar o disco solar da direita para a esquerda.


A desintegração de um cometa na superfície do Sol. Imagens obtidas a 06 de Julho de 2011, num periodo de 15 minutos, pelo instrumento Atmospheric Imaging Assembly (AIA) do Solar Dynamics Observatory (SDO), através do canal de 171 Å (Fe IX).
Crédito: SDO(NASA)/AIA consortium.

3 comentários

  1. Encontrei o Wally, @£%§#!!!

    Pronto, é um “fuminho de tabaco” ligeiramente mais claro que se consegue identificar dentro do disco solar, a ser formado junto ao limbo da direita para a esquerda, numa trajectória bem horizontal, ligeiramente a baixo da meia-altura da imagem. Vejam o mais “fullscreen” que conseguirem… Começa a aparecer antes de ter passado o primeiro segundo do vídeo.
    Eu estou a chamar “fumo” só como alusão ao aspecto e à forma como se “dissipa”…

  2. Você tem 3 segundos para descobrir onde está o Wally!

    3 vezes, Carlos ?? Tens boa vista! Eu estou farto de re-ver o vídeo e não vi ainda!

    Porque é que quem publica um vídeo no youtube que é suposto mostrar em tão pouco tempo algo que não se vê, não tem um mínimo de preocupação em tentar fazer “passar a mensagem”?
    Uma setinha de uma cor diferente da do fundo, por exemplo?… Três segundos é pouco tempo, que tal uma “câmara lenta”?.. O vídeo é ultra-curto e o Youtube a seguir vai enfiar uma imagem distractiva, que tal parar o vídeo na ultima frame durante uns segundos antes de acabar para a pessoa conseguir “ver” algo?
    É o mesmo que eu ir fazer uma palestra dirigida ao Mundo inteiro sobre o significado da vida e simplesmente dizer “42”, e depois ninguém perceber.. Se alguém perguntar alguma coisa eu digo que a palestra já acabou, tivessem percebido alguma coisa durante a palestra!.. Que interesse tem isto?
    Já sei! Aquilo não era um cometa, era um OVNI!!! Ora toma, quem publicou o vídeo que prove que não era! Eu não o vejo, mostrem-me lá onde ele está! Apetece!…

  3. Bem… tive que olhar por 3 vezes até realmente ver alguma coisa…

    mas quando vi… WOW! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.