China lança Tian Lian-1B

A China colocou em órbita o satélite TL-1B Tian Lian-1B num passo importante para o lançamento do módulo não tripulado TG-1 TianGong-1 e da cápsula não tripulada SZ-8 Shenzhou-8. O lançamento do Tian Lian-1B teve lugar às 1541UTC do dia 11 de Julho de 2011 e foi levado a cabo por um foguetão CZ-3C Chang Zheng-3C a partir da Plataforma de Lançamento LC3 do Centro de Lançamento de satélites de Xi Chang, província de Sichuan.

O TL-1B é baseado na plataforma DFH-3, uma plataforma de satélite versátil e de múltiplas aplicações. Terá como objectivo retransmitir dados e comunicações entre o futuros veículos do programa espacial tripulado da China.

Em finais de Setembro está previsto o lançamento do módulo TG-1 TianGong-1 que mais tarde deverá acoplar com a cápsula Shenzhou-8, naquela que será a primeira acoplagem do programa espacial chinês. A Shenzhou-8 será lançada sem qualquer tripulação a bordo, mas em 2012 está previsto o lançamento da Shenzhou-9 e da Shenzhou-10 que irão transportar os primeiros tripulantes para a TG-1.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights