Dawn chegou a Vesta

Neste sábado, dia 15 de Julho, a sonda Dawn chegou à órbita do asteróide Vesta.

Como diz o Público:
“Vesta tem 500 quilómetros de diâmetro e é o segundo maior corpo de entre milhares que existem na cintura de asteróides que fica entre Marte e Júpiter.
A Dawn vai ficar um ano à volta do asteróide para estudá-lo, depois continua a sua viagem para chegar até Ceres, o maior dos asteróides, e repete a tarefa.
A sonda Dawn tem três instrumentos para analisar o asteróide. Uma câmara que vai filmar a superfície que detecta detalhes maiores de 10 metros. Um espectrómetro que vai analisar os minerais da crosta a diferentes comprimentos de onda. Um aparelho que produz raios gama e um detector de neutrões capaz de detectar as quantidades dos elementos. (…)”

Depois de Vesta, a Dawn irá para o espetacular Ceres – tal como Plutão, quando foi descoberto foi considerado um planeta.
A Dawn chegará a Ceres em 2015.
Ceres é “o maior dos asteróides, com 1000 quilómetros de diâmetro, é menos diferenciado, mais primitivo, tem uma química diferente com muitos minerais com água e a sua densidade é mais baixa do que Vesta. O asteróide poderá até ter um oceano gelado abaixo da superfície.”

O AstroPT tem publicado dezenas de posts sobre esta missão e com as imagens de Vesta. Vejam aqui.

3 comentários

  1. Por falar em Dawn e em Vesta, o artigo “Dawn of a new Vesta”, do Phil Plait do Bad Astronomy (do Discover) 😀

    http://blogs.discovermagazine.com/badastronomy/2011/07/18/dawn-of-a-new-vesta/

  2. Hey, realce para “O fotógrafo português Miguel Claro é um dos seus expoentes, e acaba de obter um terceiro lugar no International Earth and Sky Photo Contest 2011.” 😉 😉 😉

  3. Xiiii, nunca mais chega 2015…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights