Vesta e os outros

Ainda a propósito do recente feito da Dawn, vejam estas duas imagens que comparam o tamanho de Vesta com outros objectos do Sistema Solar.

Comparação do tamanho de Vesta com outros asteróides visitados por sondas. Foram utilizadas nesta composição imagens reais dos 9 asteróides, incluindo uma nova imagem de Vesta, diferente daquela divulgada ontem pela NASA.
Crédito: NASA/JPL-Caltech/JAXA/ESA.

Vesta, Encélado, Miranda e Mimas, quatro objectos de tamanho semelhante. Apesar de serem mais pequenas, as três luas conservam uma forma esférica devido à presença na sua composição de uma grande fracção de água e de outros compostos voláteis, materiais menos rígidos que as rochas que compõem a superfície vestiana.
Crédito: NASA/JPL/SSI/UCLA/MPS/DLR/IDA/ processamento por Gordan Ugarkovic (Encélado e Mimas) e Ted Stryk (Miranda)/montagem por Emily Lakdawalla.

7 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Reinaldo da Silva on 27/06/2016 at 20:03
    • Responder

    Mais uma vez muito obrigado pela sua brilhante explicação professor.

    • Reinaldo da Silva on 23/06/2016 at 23:31
    • Responder

    Pergunto ao professor Carlos Oliveira se Vesta poderia ser classificado como planeta anão, Já que um dos requisitos para que um corpo celeste seja considerado um planeta anão é o equilíbrio hidrostatico, e isso pode ser facilmente observado.

    1. Vesta é considerado um planeta menor… ou melhor, para mim, a classificação mais certa é que é um proto-planeta, é um embrião do disco de detritos/pó que cercava o Sol.

      Vesta parece-me demasiado pequeno para ser considerado planeta-anão… além dos outros problemas 😉
      https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/9b/Eros,_Vesta_and_Ceres_size_comparison.jpg

        • Reinaldo da Silva on 25/06/2016 at 03:44

        Professor mas então futuramente pode ser considerado, pois eu li aquela materia do senhor que fala de planetas anões, se a União Astronomica Internacional reduzir os critérios sem dúvida nenhuma este corpo (Vesta ) tem todas as chances de ser planeta anão.

      1. As classificações são somente convenções humanas, nada mais 😉
        Por isso, estão sempre sujeitas a mudanças 😉

        Se estivéssemos em Júpiter, a Terra seria um planeta-anão… ou quiçá um asteroide 😉

    • Atamar Chalub on 11/09/2013 at 13:27
    • Responder

    eu voto em protoplaneta

  1. O planetóide Vesta tem sido citado como candidato à Planeta Anão do Sistema Solar desde 2006, pois tem interior diferenciado e os estudiosos têm designado o astro como um proto-planeta. Porém, essas imagens que a sonda têm enviado mostram um mundo com forma mais irregular do que o pensado, pelo menos por fora está me parecendo mais asteróide do que planeta anão. Não sei qual será a decisão dos astrônomos quanto à classificação de Vesta, mas acredito que Ceres continuará sozinho como o único Planeta Anão perto do Sol. Mesmo assim, pelo tamanho, massa e extrutura Vesta é ainda especial, e se diferencia dos outros asteróides. O mais certo é que vamos ter que esperar anciosos novos dados serem divulgados pela Dawn. Esses obscuros objetos da dúvida… Mas gostaria de saber a opnião do pessoal que acompanha, como podemos classificar Vesta? Asteróide Gigante, Planeta Anão, ProtoPlaneta, Planetóide(Acho que esse termo devia ser diferenciado de “Asteróide”)… fica no ar a pergunta. Um abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.