Cometa Elenin nas notícias de novo

Nós já publicamos um artigo em que explicamos tudo o que há para saber sobre o cometa Elenin. Leiam aqui.
No entanto, os idiotas dos conspiradores, sejam vigaristas ou crentes obcecados, continuam e continuarão até Outubro a só dizerem asneiras.

Estava a ler este excelente artigo sobre o cometa Elenin, quando reparei nesta imagem.

Há quem diga que isto (vermelho, na direita, em baixo) é o Elenin!
Que disparate!
Isto é um simples reflexo nas lentes! Somente isso. Se forem às imagens do Google e procurarem por isso, vêem mais de 1 milhão de imagens sobre o mesmo (de reflexo nas lentes).
Assim se prova que a estupidez e as mentiras dos conspiradores não tem limites.

A verdade é que só em 2010 foram descobertos 16 cometas, e em 2011 já foram descobertos 5. Todos eles são demasiado pequenos e passarão muito longe para sequer se verem a olho nú da Terra. O Elenin é só mais um desses.
Por isso é que a NASA não dá qualquer importância ao Elenin. Para quê? É só mais um entre vários, sem nada de especial.

Mas os conspiradores obcecaram com ele, e pronto… tudo serve para mentir.

Na imagem referida em cima, era impossível ser o Elenin. Por uma simples razão: há milhares de astrónomos profissionais e milhões de astrónomos amadores por todo o mundo que podem seguir o cometa. E só o conseguem seguir de telescópio. Logo, aquela imagem nunca poderia ser do Elenin. A não ser que toda a gente no mundo (incluindo milhões de amadores não ligados a qualquer instituição) esteja a mentir.
Os conspiradores acham que sim: que milhões de pessoas os enganam, porque só eles sabem a verdade – eles acham-se o centro do mundo, e vivem da paranóia que toda a gente vive para os enganar. Ou seja, sofrem de problemas psicológicos.

Já agora, vejam esta imagem de Gustavo Muler ao cometa Elenin a partir das Canárias a 19 de Abril deste ano:

E vejam esta imagem de Martin Mobberley ao cometa Elenin a partir do Reino Unido a 20 de Abril deste ano:

Por fim, enquanto os conspiradores (que nem sequer olham para o céu ou sabem o que é um cometa) andam obcecados com o Elenin, outros cometas andam pelo céu, mais brilhantes e por isso mais interessantes para os astrónomos amadores os fotografarem, como o 2009 P1.
Ou seja, os conspiradores são tão ignorantes que nem sequer escolhem cometas que ao menos tenham interesse astronómico!

Mais informações sobre o cometa Elenin, neste post.

37 comentários

2 pings

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. olá cometa lembra espaço e espaço lembra tudo,alguém acredita em etês?,eu não acredito,mais TAM bem não descarto essa possibilidade.

    1. Este post é sobre mentiras que andaram a ser espalhadas sobre o cometa Elenin, e não tem nada a ver sobre crenças em extraterrestres (sublinho a palavra crença).

  2. Olá, de novo 🙂

    Parece-me que só me resta agradecer, do fundo do coração, a luz que fez cair sobre a minha profunda ignorância.
    Muito obrigado pelas suas resposta claras e esclarecedoras.

    abraços

    1. Se a sua resposta é literal, então não tem nada de agradecer. O astroPT tem por missão divulgar conhecimento e apontar todos os que tentam vigarizar as pessoas.

      Se a sua resposta foi sarcástica, então o astroPT não é para si, porque aqui divulga-se conhecimento e não mentiras dos pseudos.

  3. Olá a todos 🙂

    Sendo este um blog referenciado logo no início de qualquer pesquisa que se faça, naquele que é, provavelmente, o motor de busca mais utilizado, eu acabei por ser para aqui direccionado. Assim sendo, este espaço tem uma importância vital no apoio à divulgação de informação sobre temas do interesse da “opinião publica”… não se confunda isto nem com “opinião publicada”, e muito menos com verdade absoluta e inquestionável.
    Há, efectivamente, muito mais informação, valiosa e pertinente, que pode ser disponibilizada no sentido de proporcionar os caminhos para que cada um de nós possa encontrar a sua verdade, para fazer o seu próprio juízo, sem se sentir ridicularizado “à priori”.
    Podem ler um livrinho giro, chamado “Pequena História da Desinformação”, de Vladimir Volkoff (ISBN: 9789724611556), lá encontram alguns dados curiosos, sobre notícias recentes da nossa história.
    Quanto à questão ELENIN, em discussão aqui, permitam-me deixar alguns links que podem funcionar como pistas para se começar a construir uma ideia mais clara do cenário instalado. Além do mais, vale a pena desligar o cérebro do entretenimento diário e passar a olhar para as notícias de forma crítica, a ler nas entrelinhas.
    Não, não é para criar medo… isso temos nós todos os dias na imprensa diária e nos media.

    … comunicado da NASA, em Agosto de 2011, este foi um mês muito rico em fenómenos:

    http://www.youtube.com/watch?v=zRFAbkDCZxo&feature=related

    … de seguida conheçam o Sr Paul Hellyer

    http://en.wikipedia.org/wiki/Paul_Hellyer

    … e oiçam o que ele disse ao mundo:

    http://www.youtube.com/watch?v=w4L7O6VKIPw&feature=related

    … mas há mais algumas coisinhas a acontecer neste nosso mundo:

    http://projectcamelotportal.com/index.html

    http://www.disclosureproject.org/

    Já agora perguntem-se para que raio serve uma coisa chamada “EXOPOLITICA”, que tem uma dinâmica mundial, como podem constatar a partir daqui:

    http://www.exopoliticsportugal.com/

    … se, por outro lado, quiserem entrar por outras portas, também podem:

    são 5 vídeos que valem a pena:

    http://www.youtube.com/watch?v=uzjgL8YAmN4

    … ou então procurem por “Forbidden Archeology”, e podem ter programa para muitos meses de estudo.
    Termino este “post” dizendo que, todos nós, neste preciso momento, temos que fazer uma escolha que é difícil… continuamos a olhar para o mundo como cegos, guiados por cegos ou, por outro lado, pomos os nosso neurónios a funcionar, pensarmos no que não queremos mais ver no mundo e começarmos a construir um novo… onde também cabe a Astronomia, que por acaso, ou não, é uma ciência muito antiga.

    “Reality is stranger than fiction”

    Acima de tudo divirtam-se e confiem na vossa intuição e mantenham o espírito crítico.
    Cordiais cumprimentos.

    1. Ezone,

      Aconselho-o a seguir a sua própria recomendação. Leia sobre o assunto, e mantenha o espírito crítico.

      É que dizer isso num comentário cheio de desinformação e em que se deixa levar por crenças infundadas, é um completo paradoxo.

      Mais artigos sobre o Elenin:
      http://www.astropt.org/tag/cometa-elenin/

      Plano de Evacuação da NASA (como vê, não tem nada a ver com as crenças disparatadas dos conspiradores):
      http://www.astropt.org/2011/07/03/plano-de-emergencia-da-nasa/

      O Hellyer é mais um pseudo no assunto em causa.
      Sabe que um trolha pode ser muito bom trolha, mas acho que sem estudar neurocirurgia não está qualificado para fazer operações ao cérebro.
      Procure os especialistas.

      Depois coloca o programa do Jaime Maussan, o que me levou a dar uma enorme gargalhada.
      Então anda à procura de conhecimento num programa onde ainda há 3 anos atrás mudaram vergonhosamente uma foto tirada pela ESA à superfície de Marte para dizer que existem rios actuais enormes a correr na superfície de Marte.
      Esse é o sítio onde anda à procura de conhecimento? Em sítios conhecidos por vigarizarem a população? LOLLLLLL enfim…

      Quanto ao Project Camelot e outras tretas New Age, acho que o site deles fala por eles. Conspiradores vigaristas está escrito em todo o lado.

      Quanto ao Disclosure é mais uma palhaçada constituida há relativamente pouco tempo com o unico intuito de enganar a população com desinformação, e poderem com isso ficar ricos.
      São os novos vendedores de banha de cobra.
      Quem quiser que veja os programas do Larry King com eles. É perfeitamente claro a quantidade de vigarices que eles dizem.
      Nem o facto de eles periodicamente dizerem que vão apresentar provas do que imaginam… e quando chega o dia, deixam sempre para uma data posterior (como fazem os “profetas” do fim do mundo)… nem isso as pessoas percebem que é a típica estratégia dos vigaristas.
      Enfim… se a burrice desse $$$, muita gente era multimilionária.

      Quanto ao Exopolitics, acabei de falar neles aqui:
      http://www.astropt.org/2011/09/07/cometa-elenin-esta-se-a-desintegrar/
      Não me vou alongar mais do que já disse lá. Os artigos deles são perfeitamente claros quanto ao intuito deles de vigarizar as pessoas com tretas anti-conhecimento. Aliás, como disse o Hitler, quanto mais disparatada fôr a mentira, mais as pessoas caem nela. O Exopolitics é um exemplo perfeito disso.

      Arqueologias Probidas e Profecias de Hopi e do que quer que seja, são mais esquemas publicitários com o unico intuito de vigarizar a população, que NADA têm a ver com os escritos deixados por essas civilizações.
      Mas os ignorantes compram essa banha de cobra do século XXI.
      Enfim…

      “Reality is stranger than fiction” – totalmente de acordo. E quem faz a realidade é a ciência e o conhecimento científico. Os pseudos NUNCA fizeram nada pelo desenvolvimento da Humanidade. Já a ciência é só o que tem feito.
      E por a realidade ser muito estranha, é que temos por exemplo internet, um mundo virtual bastante estranho, criado pela ciência.
      Negar o conhecimento científico, seguindo mentiras dos pseudos, não é só travar o desenvolvimento do Homem, mas é cuspir no prato que lhe dá de comer. É uma hipocrisia de todo o tamanho!

      abraços

  4. Essa historia de 2+2=4 já deu né rsrsrsrsrs que vai acontecer alguma coisa vai isso todo mundo sabe…e esse tal cometa já foi comentado na televisão há alguns anos atrás onde os governantes pediram para não divulgarem mais sobre o assunto para não causar pânico no povo….mas eles estão se previnindo…e nós da midia…..vamos nos fufu rsrsrsrsrsrsrrssr

    1. Olá,

      É impossível o cometa ter sido comentado na TV há uns anos atrás… porque ele só foi descoberto o ano passado.

      Ninguém se está prevenindo, porque o cometa vai passar muito mais longe que outros cometas que até têm passado por aqui este ano.

      abraços

  5. boas pode me explicar o que acabou com os dinossauros

    1. Sandro,

      Posso-lhe afirmar com toda a certeza que NÃO foi o cometa Elenin.

      http://www.astropt.org/category/extincoes/dinossauros/
      http://www.astropt.org/2010/03/05/asteroide-provocou-a-extincao-dos-dinossaurios/

      Foi um asteróide, e não um cometa.
      Tinha 15 kms, e não 3 kms como o Elenin.
      Bateu na Terra, e não passou MUITO longe da Terra como se sabe perfeitamente que passará o Elenin.

      Como vê, NADA a ver com o Elenin.

      abraços

  6. Ninguém aguenta mais os pseudos com suas teorias conspiratórias com estórias pra boi dormir. Isso acontece, porque tudo é explicado com uma lógica que pra quem não entende, bate perfeitamente; por isso “todo mundo” cai.. se todos tivessem conhecimento sobre o assunto.. isso jamais aconteceria. Qualquer histórinha bem explicada numa lógica inexistente, o povo todo já acredita facilmente, tendo como causa a ignorancia. Eu particularmente gosto de astrofísica, gosto de ler, mas não vou descordar, nem concordar de uma coisa que não tenho conheciment, e nestes casos nunca se tem fontes confiáveis, nunca se tem um video que preste.. mas mesmo assim, qualquer imagem desfocada é o caos do mundo.

  7. Podem dizer o que disserem eu tenho a minha opinião, esta coisa se vier a acontecer não vai dar tempo quase nenhum para as pessoas se orientarem, o meu conselho é que comprem o maximo de comida “enlatados” que conseguirem para uns meses, e procurem as zonas altas de portugal, estarão mais seguros nas regiões serranas, aconselho principalmente a zona da serra da estrela… as zonas baixas ou zonas costeiras tem o risco de serem varridas por tsunamis bastante maiores do que o do japão.

    O maior problema é que a maioria das pessoas que frequenta a internet acredito que uns 95% nunca ouviram falar disto, que os restantes 5% já ouviram falar dos quais 4 % continuam em estado de negação e 1 % está alerta.

    A nasa já alertou os seus funcionarios para se preparem e cumprirem os planos de segurança, Existe um ditado que diz prudencia e caldos de galinha não fazem mal a ninguem ou o outro ditado que diz mais vale prevenir que remediar.

    Ao contrario dos portugueses aqui ao lado os nossos vizinhos espanhois tambem se estão a prevenir como os americanos.

    1. Parabéns. Conseguiu resumir num só comentário uma série de disparates.

      “Podem dizer o que disserem eu tenho a minha opinião.”

      Não é uma questão de opinião. É uma questão de realidade científica.
      2 + 2 = 4 não é uma opinião. É a verdade.

      Se acha que a ciência não lhe diz a verdade, o que faz na net que é feita com conhecimento científico? Porque usa carros que são feitos com conhecimento científico?
      Deixe de ser hipócrita e deixe de utilizar a ciência, já que pensa que conhecimento é uma questão de opinião.

      E aproveite e faça o que o Dawkins disse: se duvida do conhecimento científico, então atire-se do topo de um edifício de 20 andares e tenha a opinião (crença) que a gravidade não existe, por isso você vai voar.
      Assim já vê quem tem razão: se é o conhecimento da Humanidade se é a sua opinião.

      “o meu conselho é que comprem o maximo de comida “enlatados” que conseguirem para uns meses, e procurem as zonas altas de portugal”

      Para que quer enlatados?
      Acha que com “enlatados” os dinossauros sobreviviam, por exemplo?
      Que estupidez!

      E acha que os dinossauros das zonas altas sobreviveram??? LOLLL
      Mais uma parvoíce!

      “4 % continuam em estado de negação”

      Ter conhecimento, para si, é viver em negação.
      Já a sua ignorância sobre os assuntos, as suas crenças fanáticas no fim do mundo, cometer o mesmo erro vezes sem conta de pensar que o mundo vai acabar, seguir de forma fundamentalista as mesmas vigarices de sempre… isso para si é que é bom! LOL

      “A nasa já alertou os seus funcionarios para se preparem e cumprirem os planos de segurança”

      Isto é falso.
      Já foi explicado aqui:
      http://www.astropt.org/2011/07/03/plano-de-emergencia-da-nasa/
      Mas para quê ter conhecimento dos assuntos e procurar a verdade, quando o seu objectivo é simplesmente seguir crenças cegas em mentiras e vigarices?

      “aqui ao lado os nossos vizinhos espanhois tambem se estão a prevenir como os americanos.”

      Isso é totalmente mentira. Mais uma para juntar ao seu rol de mentiras.
      O que se passa é que nos EUA algumas pessoas estão-se a aproveitar dos inocentes para ficarem ricos. Há quem se aproveite da ignorância das pessoas para “salvá-las do fim do mundo”. O medo, as parvoíces, as tretas, vendem bastante.
      Isto tem acontecido constantemente. Só nos últimos 15 anos, aconteceu já algumas dezenas de vezes (supostamente era o fim do mundo). Infelizmente, há gente que continua a cair sempre nas mesmas mentiras.
      Mas não há ninguém a “prevenir-se” porque não há nada para prevenir.

        • Ana Guerreiro Pereira on 04/08/2011 at 23:59

        Carlos, começa mas é a bloquear estas fritalhadas de parolos ignorantes. Já não há pachorra pra tanta parvoíce junta… 😛

        (a sério, não sei onde vais buscar a paciência… é que estes parolitos não querem aprender, não querem conhecer, não querem saber. Querem continuar parolitos.Só perdes o teu tempo com quem não quer aprender nem saber. 🙁 )

        Astrofísico? oh sim, e eu fui a Marte e voltei.

      1. Agora imagina que por cada comentário destes que vês, há dois com somente insultos (sem nada sobre o tema) que bloqueio 😛

        Mas acho que tu kerias responder era ao Gervasio em cima 😛
        Ele é que disse que era astrofísico… numa frase que só pode ser piada, claro 😛

        • Ana Guerreiro Pereira on 05/08/2011 at 00:10

        Eu sei 😉 Por isso é q usei o plural 😀 Na verdade falava de todos e de nenhum em particular. Só no final. Lamento, mas não acredito que um astrofísico diga asneiras deste calibre.

  8. Bom dia Carlos, lamento sua posição, talvez seja melhor esclarecer que sou astrofisico e entendo bem de cometas assim como um bom astrólogo também entende, fico triste que idéias medievais ainda frequentam a cabeça de homens que se dizem da ciência, reafirmo que seu conhecimento da mecânica celeste ainda é pouco, nenhum astrólogo, astrofísico ou astrônomo tem conhecimento pleno sobre a mecânica celeste, nós astrofísicos somos humildes para reconhecermos isto mas parece que os astrônomos não, eu respeito seu direito de não conhecer a astrologia como ciência, aliás defenderia até a morte este direito mas não sou obrigado a concordar com vc e penso o contrário, Com relação aos cometas nós o conhecemos muito bem, alás muito antes de existir a astronomia, os três Reis magos são exemplos disto, calcularam o local do nascimento de cristo bem como sua importância para a humanidade, eu por mim conheço muito bem os cometas, como astrofísico que sou, com relação a 2 + 2 ser 4, isto é patético, aprendi fazer esta conta assim como vc quando criança, só peço que não afirme nada na internet sem provas, eu simplesmente não afirmei nada, nem que o cometa vai bater ou não vai bater, que existe algum detrito na cauda que coloque em perigo a terra ou não, somente alertei para ficarmos atentos o que qualquer homem de juízo deveria fazer, por sua vez lamentavelmente vc afirmou que não há perigo algum, isto vc não pode fazer, ai sim vc está adivinhando o futuro coisa que nem a astrologia nem a astronomia pode fazer, devemos ser sérios e imparciais e acima de tudo ter a hombridade de não julgarmos nem ofendermos aquilo que jamais estudamos, pois este tipo de coisa foi uma triste característica da inquisição católica por homens que julgavam que sabiam tudo e que qualquer coisa diferente de que eles falavam eram coisa do diabo e assim morreram centenas de homens da ciência assim como astrólogos, astronomos e físicos. Fique com Deus.

    1. Gervasio,

      Eu não preciso ficar com Deus. Estou bem como estou.

      Sim, sabe-se muito sobre mecânica celeste. Se o Gervasio não sabe, o problema é seu. Mas não faça Apelos à Ignorancia num sítio de ciência. Argumentos falaciosos não são bem-vindos.

      A astrologia não é uma ciência. Não tem nada a ver com os meus direitos mas sim com a realidade. Tal como 2 + 2 = 4 não é um direito meu mas sim a realidade.

      O cometa Elenin tem tanto perigo como o Cometa Lulin, o Cometa Halley, ou dezenas de cometas que se descobrem todos os anos que passam por aqui perto.
      Se não percebe isso, deve-se informar melhor sobre cometas.

      O ter-se referido à história Biblica dos Reis Magos como uma evidência do que se sabe sobre cometas, é a prova que o Gervasio nada percebe de ciência, de astronomia, de cometas, de história, ou sequer de religião.
      Se percebesse saberia que essas histórias eram sempre incluídas para dar importância a “grandes reis”. Nada tinha de astronómico, mas era simplesmente para conferir status a quem estava a nascer. Isso era normal na época, e já era normal há milhares de anos.
      Mas esta é mais uma prova que o Gervasio nada percebe de ciência, quando para provar conhecimento científico precisa ir buscar histórias religiosas.

      Quanto à ciência adivinhar o futuro, é uma das coisas que ela faz com praticamente 100% de sucesso. Chamam-se a isso previsões científicas e permitem-lhe saber onde a Terra vai estar daqui por 6 meses, permitem-lhe saber quando será o próximo eclipse solar, e milhões de outras coisas (milhares de previsões científicas são testadas todos os dias, quer em laboratórios quer no dia-a-dia das pessoas).

      Duvido que o Gervásio seja astrofísico. Se o fôr, diga-me onde trabalha para avisar quem lhe paga.
      Porque é absolutamente inadmissível que alguém que se diz astrofísico diga todos estes disparates sobre a ciência (da sua natureza), e escreva falsidades sobre a astrologia (nem sequer sabe distinguir as mentiras das pseudociencias), sobre inexistentes alinhamentos, e sobre mentiras da influencia que minusculos cometas podem ter em planetas (a mentira dos grandes sismos).

  9. Olá boa

    Me diz uma coisa, já fizeram alguma medição de massa dele? Pois tem muita gente especulando isso, porque existe algumas coincidências de alinhamentos do cometa com eventos graves no planeta.

    1. Olá,

      Não há quaisquer alinhamentos. Isso é demonstrado em qualquer site com órbitas de objectos.
      O cometa é relativamente pequeno = 3 kms.

      Todas as informações estão no primeiro post sobre o tema:
      http://www.astropt.org/2011/05/22/cometa-elenin-ira-dizimar-a-humanidade/

      abraços

  10. Carlos,uma duvida
    que cometa é este? ele é realmente muito perigoso?
    http://www.mundopt.com/n-rota-de-asteroide-continua-a-preocupar-cientistas-7241.html
    abraços!

    1. Olá Natalia,

      O 2004 MN4 era o nome inicial provisório do asteróide Apophis.
      Tudo o que precisa saber sobre esse asteróide, está aqui, quer no post quer nos comentários:
      http://www.astropt.org/2010/01/02/apophis/

      Ou seja, façam as malas em 2036 🙂

      abraço 😉

  11. Boa tentativa Carlos, mas infelizmente falta um conhecimento mais profundo sobre a mecânica celeste, não ha como negar a interinfluência entre os corpos celestes, que o cometa Elinin não vai bater na terra, isto sempre esteve claro, o perigo está quando a terra atravessar sua cauda logo apos sua passagem pela orbita terrestre, não sabemos o que vem atrás, creio que nem vc sabe nem nenhum astronomo do mundo sabe o que vem atrás, só podemos esperar para ver, contudo sabemos atraves da matemática que violentos sismos tem ocorrido na terra quando do alinhamento da terra-elenin-sol, sou também astrologo com muitos anos de experiência, e há muito tempo atrás soube que um cometa importante vinha em direção a terra isto apenas ao acompanhar o Jornal Nacional, um astrólogo experiente em face do sequenciamento de eventos sismicos cadenciados em intervalos facilmente previsíveis pode concluir que tais eventos tinham influência de um cometa. Posso lhe garantir que nos próximos alinhamentos a terra sofrerá grandes abalos sismicos, contudo o perigo maior será na passagem da esteira do cometa, ali só Deus poderá saber o que nos acontecerá, pois poderemos passar ilesos ou sermos atingidos por algum detrito do cometa, nós astrólogos temos a consciência que não somos os donos da verdade, mas nossa ciência tem mais de 5.000 anos e já conhecemos e estudamos cometas milhares anos de existir a astronomia e os conhecemos bem e sabemos de sua capacidade. Jamais como pessoas responsáveis poderemos afirmar que não há perigo algum para nosso planeta terra, isto seria tomar o lugar de Deus, o que nem os Astrólogos nem Astrônomos devem fazer, devemos sim, alertar a população para não viajar para áreas de riscos de terremoto e maremotos e tsunamis.

    1. Gervásio,

      Não houve qualquer tentativa. Houve só a verdade.
      2 + 2 = 4 não é uma tentativa. É a verdade.

      Não houve qualquer alinhamento terra-sol-elenin que provocou qualquer terramoto. Isso é pura mentira de quem nem sequer sabe ver os gráficos que existem na net.

      Não há qualquer problema com a cauda. Há cerca de 100 anos atrás diziam o mesmo do Halley. É pura parvoíce dos pseudos que nada mais têm para dizer do que andarem sempre a vigarizar as pessoas com as mesmas mentiras.

      Claro que sabemos o que vem na cauda. Passam dezenas de cometas todos os anos. Todos sabemos como são as caudas. É pura ignorância dizer que não se sabe.

      Astrologia é pseudociência. Baseia-se em supostas ligações que nunca existiram. Todas as experiências feitas mostram que não passam de crenças em vigarices.
      Os astrólogos NUNCA estudaram cometas. Os astrólogos sempre VIGARIZARAM as pessoas ligando os cometas a “más notícias”.
      Astrologia NAO é ciência. Só pode dizer isso quem NAO sabe o que é ciência e prefere enganar as pessoas com mentiras.

      Este blog é de ciência.
      A internet, os computadores, e os telemóveis, são feitos de ciência.
      Não sejam hipócritas em usarem as tecnologias que os CIENTISTAS vos dão, para dizerem que esse MESMO conhecimento não existe.

      abraços

    2. LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL

      Carlos, ouvistes, falta-te conhecimento de mecânica celeste… 😀 😀 😀

    3. Ainda me estou a rir, dsesculpa 😀 😀 😀 Vem-se a um site de ASTRONOMIA E CIÊNCIA dizer que falta conhecimento profundo sobre mecânica celeste?

      LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL

      Impagável 😀 só mesmo neste post para me fazerem rir à fartazana 😀 Obrigada. 😀

      1. Ana,

        Acho que ele não disse isso 😉
        Pelo menos, não foi assim que interpretei.

        Quando ele diz que: “mas infelizmente falta um conhecimento mais profundo sobre a mecânica celeste”
        Eu interpretei como não sendo eu, mas sim ser o argumento pseudo muito comum de que “a ciência não sabe tudo”… neste caso, sobre a mecânica celeste.
        Como já expliquei aqui muitas vezes, é o argumento próprio de quem não faz a mínima ideia do que é a ciência.

        Mas realmente o argumento ainda é pior vindo de um astrólogo… que, tal como a maioria dos seus amigos pseudos, duvido que saiba ir lá fora à noite e apontar, por exemplo, para onde está a galáxia de Andrómeda.
        É que os astrólogos NUNCA nos deram quaisquer conhecimentos na idade moderna. Nem sequer percebem nada de nada, seja sobre a Gravidade de Newton, seja sobre a Relatividade de Einstein, seja sobre Buracos Negros, seja o que fôr que se passe no Universo…

      2. Carlos, oki, talvez tenha interpretado mal, sorry 🙁

        Mas depois de ler isto: “um astrólogo experiente em face do sequenciamento de eventos sismicos cadenciados em intervalos facilmente previsíveis pode concluir que tais eventos tinham influência de um cometa. Posso lhe garantir que nos próximos alinhamentos a terra sofrerá grandes abalos sismicos, contudo o perigo maior será na passagem da esteira do cometa”….

      3. Eu acho que ele quiz dizer:
        ““um astrólogo experiente em face do sequenciamento de eventos sismicos cadenciados em intervalos facilmente previsíveis pode concluir que tais eventos tinham influência DO PAI NATAL”.

        é que os conhecimentos dele dão para essa conclusão também 😛

  12. A Ciência actual tem um leque muito, mas muito, mas muito vasto de conhecimentos. Tão vasto que é necessário que cada pessoa se especialize numa área do conhecimento e a estude, pois uma pessoa só não consegue abarcar todo o conhecimento que já acumulámos em 2000 anos. É deveras estonteante a quantidade de conhecimento que já atingimos. No tempo dos clássicos, uma só pessoa podia saber tudo o que havia para saber. Hoje em dia precisamos que o conhecimento seja dividido por milhões de pessoas e mesmo assim…. mais estonteante é aquilo que ainda não sabemos. Por cada resposta surgem sempre milhares de perguntas. Mas isso não invalida que a quantidade de conhecimento acumulado hoje em dia seja ENORME. E se um astrónomo especializado em astrobiologia nos dá a noticia de que se ter encontrado vapor de água algures no espaço, como aliás se tem encontrado constantemente, tal como outras moléculas… quem sou eu para duvidar.

    Mas quando duvido desato àbatatada com o Carlos 😀 mas isto, só qd sei que sei do que estou a falar, né? (cada macaco no seu galho, a equipa do astro é multidisciplinar e vem de todas as áreas da ciencia 🙂 )

  13. Muito bom o seu blog Carlos!

    Realmente a impressão que eu tenho é que se os conspiradores morreriam se ficassem sem ter do que falar…Aff…
    Desde pequeno tenho que ouvir histórias a respeito do fim do mundo ..etc…E de certa forma até agradeço a essas histórias fantasiosas (contadas pela minha avó); pois com isso consegui desenvolver um censo crítico e uma curiosidade para buscar a verdade e criticar as fantasias desse “povo que não tem o que fazer” hehe…
    A história do Elenin é interessante, mas as pessoas tendem a inventar coisas sem nem saber. Tenho me divertido com as bobagens que ouço, mas não perco a oportunidade de esclarecer (para quem quer ouvir) que não existe perigo nesse objeto.
    Enfim, espero que não se canse de tentar incutir um pouco de juízo nessas mentes mal orientadas.

    Grande Abraço!

    • Marina Frajuca on 21/07/2011 at 23:59
    • Responder

    A memória é curta…e pelo sim pelo não vamos é fazer um stock de mantimentos…lol

    Faz-me lembrar uma situação engraçada pela qual passei em 1999,devido ao suposto Bug do ano 2000. No hospital onde trabalhava na altura distribuíram uns petromax pelos vários serviços com medo que ficássemos ás escuras, o caricato é que o sistema eléctrico nem sequer era computorizado…

    1. Pois… nessa história, a parte caricata é que me faz pensar se estarei no planeta certo 🙂

  14. Pois… infelizmente há pessoas que nem história sabem. Se soubessem, percebiam que todos os anos há sempre as mesmas tretas, e sempre os mesmos crentes a cair… não aprendem 🙁

    E no entanto, medo de cometas sempre houve… há centenas de anos que os vendedores de banha de cobra sempre disseram que um cometa no céu era sinal de “mudança”, de “fim do mundo”… em Portugal até houve o pânico há 100 anos atrás por pensarem que um cometa iria acabar com o mundo:
    http://www.astropt.org/2010/10/16/a-noite-do-fim-do-mundo-16-outubro/
    Mas, como tem sempre acontecido pela história da humanidade, os cometas passam, e as pessoas ficam… pessoas essas que não aprendem, e tornam a cair na mesma treta no ano seguinte… 🙁

    É triste as pessoas não aprenderem nem quererem aprender 🙁

    • Marina Frajuca on 21/07/2011 at 23:36
    • Responder

    Tentativa de vencer pelo cansaço.
    Vai haver sempre quem acredite na história da carochinha…lol

    • Ana Guerreiro Pereira on 21/07/2011 at 22:08
    • Responder

    Eu acho é q daqui a pouco não há astrónomo que tenha paciência para o Elenin 😀 Talvez seja esse o objectivo: repetir n vezes as mesmas parvalheiras e fritalhadas até os entendidos nos temas se fartarem…

    De modo que, saúdo-te, Carlos, por ainda não teres perdido a pachorra 😀 Avé!

  1. […] Planetários e Terramotos. Google Sky. Cometa Elenin: várias mentiras, NASA, anã castanha, reflexo, buraco negro, Sol, diminuição, desintegrar, dias de escuridão que passaram, desaparece, adeus, […]

  2. […] escrevi alguns posts sobre o cometa Elenin, como podem ver aqui. Todos os anos são descobertos cerca de 15 novos cometas. O Elenin foi descoberto o ano passado, juntamente com vários […]

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.