Google+

«

»

Jul 24

O que nasceu primeiro – foi o ovo ou a galinha?

Este é um desafio diferente e que simplesmente faz a pergunta em título.

Normalmente faz-se esta pergunta, porque se assume que não se sabe a resposta. Parece um dilema sem solução.
Mas existe uma resposta lógica…

O que pensam os nossos leitores? O que veio primeiro: o ovo ou a galinha?


Acerca do autor(a)

Carlos Oliveira

Carlos F. Oliveira é astrónomo e educador científico.
Licenciatura em Gestão de Empresas.
Licenciatura em Astronomia, Ficção Científica e Comunicação Científica.
Doutoramento em Educação Científica com especialização em Astrobiologia, na Universidade do Texas.
Criou e leccionou durante vários anos um inovador curso de Astrobiologia na Universidade do Texas.
É actualmente Research Affiliate-Fellow em Astrobiology Education na Universidade do Texas em Austin, EUA.
Trabalhou no Maryland Science Center, EUA, e no Astronomy Outreach Project, UK, recebeu dois prémios da ESA, e realizou várias palestras e entrevistas nos media.

39 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Carlos Oliveira

    Eu sempre pensei que era o ovo.
    Nunca soube explicar o porquê… mas para haver um ovo, a galinha tem que o pôr… mas a galinha nasceu de um ovo, logo primeiro o ovo.

    O que pensam vocês? :)

  2. Mirian Martin

    Segundo Arthur Martin, meu grande pequeno pesquisador científico e grande colaborador das minhas fantásticas ideias, foi o ovo – do dinossauro. Houve uma mutação e daí veio a galinha. :D

    1. Paulo

      Pois claro, mas parece que as aves são resultado da evolução de alguns répteis pré-históricos; assim voltamos ao dilema: Qual apareceu primeiro; o Ovo ou o Dinossauro?

  3. Ana Guerreiro Pereira

    Não existe uma só resposta lógica! Existem diversas, que dependem sempre da perspectiva adoptada :D e é sempre fácil dar a volta à questão. :D

    Segundo uma perspectiva bioquimica, foi a galinha: http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/a-galinha-veio-antes-do-ovo-mas-o-ovo-veio-antes-da-galinha; http://tnonline.com.br/noticias/ciencia%20e%20tecnologia/36,32978,14,07,fim-do-dilema:-a-galinha-veio-primeiro.shtml; http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=44041&op=all

    Segundo uma perspectiva embrionária, foi o ovo.

    Ainda há a perspectiva evolucionista mais abrangente… :D

    Deixo o resto para os restantes convivas :D

  4. Renato

    Concordo com a Miriam, com certeza foi o ovo, apos um processo de evolução, surgiram os pássaros e em consequência a galinha… valeu Carlos..

  5. Manel Rosa Martins

    Uso a mesma reposta que usei quando tinha 6 anos e me interromperam a audição em altíssimo volume da Sherazade para me chatearem com essa pergunta: nem um nem outro, foram os 2 em simultâneo, posso voltar a ligar o Principe Igor?

    Me rico Rimsky-Korssakov, voltam chatear-nos com isto, passados estes anos todos.
    -Da, argumentov circularienslo, madensko passiarisky. Gostarensko Principe Igor? Spassivo.

  6. Manel Rosa Martins

    Não consigo dissociar a musica da pergunta, ficou-me no sangue….

    http://www.youtube.com/wat​ch?v=Sw1weml0-r0&feature=y​outube_gdata

  7. Guido D'Angelo

    O Ovo, os dinossauros já se reproduziam assim.. e posto que as galinhas são suas adaptações evolucionárias… elas vieram depois…
    Elementar, meu caro Watson.. :-)

  8. Cristiano

    Lógico que foi o ovo.

    Mas,…

    E se um cientista do futuro, admirador de Einstein, voltasse no tempo e falasse com ele sobre a famosa equação E=mc², e só aí Einstein soubesse dela e a divulgasse para o mundo?

    Quem teria vindo primeiro? Einstein ou a equação?

    E quem seria o autor da descoberta dela?

    1. Paulo

      É capaz de ter vindo primeiro esta: E=(m*a*s)+(1/2(m*v2)), penso eu de que…

  9. Marina Pimentel

    Sinceramente não consigo chegar a nenhuma conclusão. Do ponto de vista evolutivo pararece -me que teria mais lógica ser a galinha (pois possivelmente evolui de outra classe de animais mais “velha”) .
    Mas como poderia existir gallinha sem ovo?

  10. Marco

    Quem nasceu primeiro foi o gajo que inventou essa pergunta.
    E espero que o ovo lhe caia em cima da tola, para não fazer mais perguntas dessas! :P

    1. Ana Guerreiro Pereira

      Xiiiiiiiiiiiiiiiiii, aquilo já tem 5 anos!!!!!!!!!!! :D lembrem-se q eu tinha menos 5 anos do q tenho hoje, ok?… please…:D

      1. Ana Guerreiro Pereira

        QUATRO anos, tem 4 anos…sorry…tenho a mania q já estamos em 2012… porque será?… :D

  11. Maria Meyer

    Ena ena!!!! O ovo, claro, como aliás tinhamos chegado à conclusion no facebook sponsored pelo wiki! :) Mas claro, o ovo não era de galinha. Se formos a perguntar quem surgiu primeiro, a galinha ou o ovo da galinha, aí, claro, seria a galinha.

    Tenho dito :p :D

  12. Ana Guerreiro Pereira

    E como o seu deve ser dado a seu dono, queria só acrescentar que este post foi inspirado pela “Maria Meyer”, que cogitava no assunto a caminho de casa. O caminho dela para casa um destes dias ainda é consagrado uma nova Via Ápia :D

  13. Marco

    Tenho outra sugestão.
    Carlos, faz essa pergunta ao gajo que inventou a expressão «o ovo no cu da galinha».
    Esse deve saber, de certeza. ;)

  14. Agostinho Magalhães

    A galinha! Primeiro foi a célula procarótica (suponho). Depois da junção de várias células que se especializaram e começaram a adquirir as suas estruturas interiores, ainda bactérias, e foram evoluindo até se especializarem cada vez mais indo evoluindo até se tornarem animais. Creio que primeiro evoluíram da célula para o animal e deste, com as suas capacidades internas de síntese, para o ovo. Depois de escrever isto parece-me que foi ao contrário. Logo veremos…

  15. Marco Filipe

    Existem duas formas de ver esta questão, a pergunta trata de um ovo de galinha ou então de um ovo no sentido geral. Os ovos enquanto receptáculo do embrião já existem há muito. Insectos, peixes, anfíbios, répteis, aves e até alguns mamíferos…

    Assumindo que se trata de um ovo de galinha, para mim a resposta à pergunta continua a ser a mesma – o ovo. Se desse ovo saiu uma galinha, então é porque o ovo é efectivamente de galinha. Galinha essa, que recebeu as mutações da linha germinativa de um ser anterior que era quase galinha, mas ainda não o era :P
    Isto no papel parece muito giro, mas na realidade seria praticamente impossível dizer onde aparece a galinha na árvore da vida, as mutações são graduais e levam muito tempo a acumular-se. É fácil distinguir dois seres que estejam nos extremos do espectro evolutivo, mas entre a galinha e o ser que lhe deu origem já não, seriam praticamente iguais e continuariam a reproduzir-se entre si. Isto faz-me lembrar os criacionistas que andam sempre a dizer que não existem fósseis de transição, estão à espera de ver algo aberrante como um dinossauro com cabeça de galinha, ou então o famoso crocoduck (http://ocasapiens-dweb.blogautore.repubblica.it/files/2010/01/Crocoduck1.jpg).

    E agora pergunto eu, o que surgiu primeiro? DNA ou proteínas? O DNA não se replica sem proteínas, e as proteínas não existem sem o DNA ;)

    1. Ana Guerreiro Pereira

      Nananananan, foi a galinha porque a casca do ovo contém uma proteína q só uma galinha pode sintetizar. Portanto, para haver ovo de galinha (e ovo de galinha sem essa proteína não era ovo de galinha, era de galinhossauro… :D), teve de existir primeiro uma galinha. Dei os links para a notícia da descoberta dessa proteína em comentário anterior.

      E esta hem? :D

      evolutivamente, parece-me mais lógico q tenham surgido primeiro as proteínas. :P

      1. Ana Guerreiro Pereira

        Há proteínas que se replicam utilizando a maquinaria de células infectadas: os priões. Serão o elo perdido entre proteínas e dna? :D

      2. Paulo

        Não são esses Srs. Priões que nos estragam a vida quando consumimos carne de bovino louco?

      3. Marco Filipe

        E como sabem que o ser que deu origem à galinha não tinha já essa proteína? Hã? Hã? :P
        Se realmente não tinha essa proteína, e se considerarmos o aparecimento dessa proteína como o evento que conferiu inequivocamente a qualidade de galinácea à galinha, então pronto, está bem :P

        Em relação ao paradoxo do DNA/proteína a resposta mais aceite é a teoria do mundo do RNA. O RNA surgiu primeiro, o que até faz sentido por ser mais simples. No início o RNA era a principal molécula informativa e ao mesmo tempo desempenhava funções enzimáticas. É uma teoria que ganhou força com a descoberta das ribozimas, que são enzimas feitas de RNA. As próprias fábricas de proteínas, os ribossomas, são feitas com RNA.

        http://en.wikipedia.org/wiki/Ribozyme

      4. Marco Filipe

        Sim, são esses senhores priões. Mas não é apenas carne do bovino, não sei se existe por aqui alguém que goste de consumir carne humana :P Na Papua Nova Guiné o kuru era transmitido devido a rituais de canibalismo.
        Mas também podem surgir espontâneamente ou ser transmitidos de forma hereditária devido a uma mutação no gene do prião.

  16. Marco Filipe

    E por falar em criacionistas, galinhas e ovos, vejam isto se precisarem de rir um bocado: http://www.youtube.com/watch?v=pzoI0_IBpS4

    1. Paulo

      Epá, está um mimo!
      Não conheço o programa sob critica, mas se fôr verdade, estamos perante a grandiosa marcha da “burrice”! Mas porque é que os maiores admiradores da Criação insistem a fazerem figuras de vigaristas? Sim eu digo vigaristas, porque não acredito que haja gente tão burra, ou será que existe?!

      1. Marco Filipe

        Não são nada burros, o QI do senhor está fora da escala e o artigo criacionista tem múltiplas páginas :P
        É difícil distinguir onde acaba a burrice e começa a aldrabice, mas sim, eventualmente eles tem de aldrabar alguma coisa, como na atribuição dos ovos a uma espécie errada de dinossauro. Na cabeça deles isso acaba por ser um mal menor, é desculpável se for para espalhar a palavra de Deus.

      2. Carlos Oliveira

        Faço notar que quando cheguei cá em 2003, vi vários programas evangélicos em diversos canais de TV a mostrar imagens das torres em NY a caírem e com a imagem do Saddam Hussein junto a elas… mostrando que tinha sido ele o causador.
        Ou seja, o Bush fez essa campanha de marketing pelos milhões de crentes que vêem esses canais. Porque assim incutiu-lhes na mente que foi Saddam que atacou os EUA.

        Isto é totalmente contra os factos. Mas isso é pouco importante para eles. O que interessa é fazer avançar as suas ideologias (no caso, era invadir o Iraque).

      3. Paulo

        Carissimo Carlos Oliveira.
        Apesar de eu nunca ter simpatizado com o Sr. G.W. Bush e existindo informação que ele passou pela sociedade dos “Piratas” ou “Caveiras e Ossos”, enquanto finjia que estudava, é demais ver ele e possivelmente outros que por lá passaram a tomarem partido dos “Evangelistas”.
        “Fiat lux, et illuminet vos!”
        Há falta de melhor é caso para dizer: “Valha-nos Deus!”

  17. Ana Guerreiro Pereira

    Eu diria q algures uma quase-galinha um dia pôs um ovo cujo embrião sofreu uma mutação. E nasceu o primeiro pintainho de galinha, capaz de sintetizar a proteína especifica da casca de ovo de galinha. Logo, resposta tipica de bioquimico, o dilema está resolvido: a galinha nasceu primeiro. :D

    (grrrrr esta porquera dá-me erro atrás de erro no código :D – qd comento neste pc não estou com a minha conta de astro :D)

  18. Jaculina

    A galinha apareceu em primeiro lugar.
    O ovo (de galinha) não passa de um produto da imaginação das galinhas.

  19. Marco

    Penso que esta imagem arruma de vez o assunto:
    http://bitaites.org/wp-content/uploads/photos/2006/set/12/01.jpg

  20. Carlos Oliveira

    LOLLLLL Marco :)

    Bem, eu continuo a dizer que é o ovo :)

    No entanto, como diz a Ana Margarida, a bioquímica diz que é a galinha :)
    http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=44041&op=all

    Os Criacionistas dizem que é a galinha, porque a galinha foi criada por Deus já assim feita.

    Já a Teoria da Evolução diz-nos que foi o ovo, já que um dos antepassados da galinha colocou um ovo que continha a mutação que deu em galinha:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/O_ovo_e_a_galinha
    :-)

    Mas há mais respostas:
    http://en.wikipedia.org/wiki/Chicken_or_the_egg#Responses_to_the_dilemma
    :)

  21. Rafeiro Perfumado

    Logicamente que foi a galinha. Um qualquer ser evoluiu até se tornar uma espécie de galinha e, quando deu por ela, estava a cagar ovos.

    1. Ana Guerreiro Pereira

      Ahahahahahahaha, only you!!!! :D

  22. Carlos Oliveira

    Aqui diz que foi o ovo:
    http://www.sabado.pt//Multimedia/FOTOS/-span–b-Sociedade-b—span–%281%29/Fotogaleria-%28209%29.aspx
    “O ovo, fim de conversa. E a resposta é simples. Já havia ovos antes de haver galinhas. É preciso considerar, antes de mais, a teoria da evolução. Os pássaros evoluíram a partir dos répteis e estes já procriavam através de ovos, antes de aparecerem as primeiras aves.”

  23. Ana Guerreiro Pereira

    Toma! :P tb vi isso, mas estava com medo de ler parvoíces e não me quis irritar hoje… :P :D AHAHAHAHAHA BOA!

    Mas, como já se disse e mostrou aqui, depende da perspectiva adoptada :D Ovo é ovo, genérico. Ovo de galinha não é ovo genérico. :P é ovo de galinha. E para haver ovo de galinha foi preciso que houvessem galinhas primeiro. END OF DISCUSSION!! :P :D

  24. Rodrigues dos Santos

    Primeiro foi o ovo porque segundo a história da origem da vida sustenta que, houve um reptel que pôs vários ovos e de entre esses houve um que originou a galinha.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>