O voo de Helios

A APOD de hoje traz-nos um exemplo de um vôo a energia solar. O avião da NASA Helios, voou quase cem anos depois do vôo histórico dos irmãos Wright, a 17 de Dezembro de 1903.

Fotografado a 3000 metros no céu do Havai, em Agosto de 2001. É pilotado por controlo remoto e viaja a cerca de 40 quilómetros por hora. Este ultra-leve com 14 motores eléctricos, foi construído pela empresa AeroVironment Inc.

Coberto com células solares, o Helios tem uns impressionantes 75,29m de largura ultrapassado o comprimento de um Boeing 747. Subindo durante o dia, a aeronave protótipo chegou a uma altitude de pouco menos de 30.000 metros, quebrando alguns recordes.

Helios foi concebido como demonstrador de tecnologia, mas a 30.000 metros acima da superfície da Terra, o vôo do Helios também abordou as condições para o vôo na atmosfera de Marte.

1 comentário

  1. Mas em Marte a quantidade de radiação por unidade de superficie pode ser inferior à da Terra e a distribuição de energia na “banda de funcionamento” das células “fotovoltaicas” também pode ser diferente da Terra, afectando o rendimento do veículo. Claro que depende da atmosfera, distancia ao Sol e possivelmente de outros factores que eu desconheço!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights