Lançamento da sonda Juno


No Centro Espacial Kennedy e no Cabo Canaveral continuam os preparativos para o lançamento da sonda Juno que terá lugar às 1534UTC do dia 5 de Agosto de 2011.

Nas instalações de processamento de carga Astrotech, no Centro Espacial Kennedy, a sonda foi colocada no interior da carenagem de protecção no dia 18 de Julho. Depois foi colocada no transportador de carga a 22 de Julho e o seu transporte para a plataforma de lançamento está previsto para ter lugar a 26 de Julho. Neste dia será colocada no topo do foguetão lançador e serão iniciados testes de interface.

No Complexo de Lançamento SLC-41 do Cabo Canaveral o foguetão Atlas-V/551 foi transportado desde o Vertical Integration Facility para a plataforma de lançamento no dia 18 de Julho. No dia seguinte foi levado a cabo o denominado ‘wet dress rehersal‘ com o lançador a ser abastecido com hidrogénio líquido e querosene RP-1, levando-se a cabo uma contagem decrescente simulada. O lançador foi transportado de volta para o VIF a 20 de Julho.

A sonda Juno irá orbitar os pólos do planeta Júpiter 33 vezes para determinar as origens do gigante gasoso, a sua estrutura, atmosfera e magnetosfera.

Imagem: NASA

1 ping

  1. […] sonda Juno foi lançada a 5 de Agosto de 2011 (preparativos, lançamento, vídeo), tendo como destino o planeta […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights