Google+

«

»

Jul 27

À Volta da Estrela Polar

Num repentino olhar, mesmo de um astrónomo experiente, não é possível percepcionar o movimento rotativo que todas as estrelas parecem produzir em torno de um eixo imaginário que indica o Norte, e apontando na direcção de uma estrela que todos  já conhecem, a Polaris, ou chamada “Estrela Polar”. No entanto, numa longa exposição fotográfica como esta que efectuei no nosso Alentejo ao longo de 3h30, foi possível registar o rasto das estrelas que se encontram na região polar e perceber que todas elas descrevem um movimento circular em torno de uma estrela relativamente pontual, a Estrela Polar. Esta estrela só não é mesmo pontual, porque não se encontra exactamente a norte, pois tem um ligeiro desvio.

Na imagem inferior legendada, podem ver-se indentificadas as principais constelações e também Canes Venatici, Draco, Cepheus e Camelopardalis.

Canon 50D -ISO1250 10mm F/4 Exp.30s por cada imagem. Integração total de 420 imagens.

Estas e outras imagens em: http://www.astrosurf.com/astroarte/skyscapes.htm

Miguel Claro

Como Astrofotógrafo e Astrónomo Amador, ao longo dos anos especializei-me na fotografia de paisagens astronómicas “ Skyscapes”. Um conceito que visa a união entre os elementos Céu e Terra, valorizando o património arquitectónico, cultural e paisagístico e abordando de forma educativa e científica, o Universo. Diversas imagens da minha autoria têm sido publicadas nas mais prestigiadas revistas internacionais de Astronomia, National Geographic e na NASA. Consulte o meu portfólio, estas e outras publicações na minha página pessoal em: http://miguelclaro.com

1. José Gonçalves

Magnífico!!!! 🙂

2. Nuno Almeida

Mais uma vez, uma excelente imagem!
    Já agora, o que é o rasto alaranjado no canto superior esquerdo da fotografia? O rasto de um satélite? :p
    Abraço 😀

3. ana micaela

Obrigada pela partilha!
    Gostaria de ter acesso a mais fotos da polaris se for possível.
    Obrigada desde já.