Webb já ajuda humanos

O futuro do Telescópio Espacial James Webb é incerto. Esta missão corre o perigo de nunca sair do chão, como já escrevemos neste post.

O conhecimento que se acumulou com a construção deste telescópio está já a ser aplicado em diagnósticos e cirurgias nos olhos.
Ou seja, é a astronomia ao serviço da oftalmologia, que tem como resultado uma melhoria na saúde dos humanos.

Leiam a notícia, na NASA.

1. Não, por favor, o Halley não teve a ver com a bronca! A pressão e por azar, as más condições atmosféricas na data do lançamento, acrescido da fatal má decisão é que ditou a linha dos eventos!
    O lançamento já tinha sido adiado uma vez e pelo que me lembro podia-se perder a “janela válida” para colocar o equipamento de observação e estudo do Halley na posição prevista.
    De certo modo a bronca deu-se “por causa do Halley”, mas não por responsabilidade do cometa!
    A lingua portuguesa é lixada!

1. 😀

2. Caro Carlos Oliveira, não quero estar a meter “água”, a memória é curta, mas a missão (STS-51-L) em que o shuttle Challenger explodiu após o lançamento, não foi coincidente com a passagem do cometa Halley e estava programado o estudo e observação do mesmo em 1986?
    Garantidamente que o Halley não teve culpa, nem a tripulação merecia aquele destino. Quem tomou a decisão de enviar aquela bomba voadora nas condições em que se encontrava é meteu “os pés pelas mãos”!
    Não estou aqui para julgar responsabilidades, mas o “post mortem” do Challenger é capaz de ter custado mais caro que o previsto para o James Webb!

1. ahhh sim… mas o acidente não foi por causa do cometa Halley 😉
      Ou seja, não há correlação entre eles 🙂

3. Epá se perde-se a chance do James Webb ir para o ar…
    Devia-se era ter cautela com as faltas de atenção que quase lixaram o programa do Space Shuttle e que ceifou as vidas de uma tripulação inteira, por causa do cometa Halley, se não me falha a memória…
    Burrices dessas é que é deitar dinheiro à rua…

Não percebi o que tem o cometa Halley a ver com os vaivéns.. 😉

4. Um espectáculo de tecnologia.
    Cem vezes mais potente que o Hubble ultrapassa a espectável capacidade humana.
    Apesar da preversidade económica que rege as economias um pouco por todo o lado, ainda há progressos que podem valer por tudo o resto.
    Parabéns aos seus criadores/construtores.
    Cumps.

5. Sem sair do chão, já ajuda a Humanidade.
    Imaginem o que fará quando – se – estiver no espaço a fazer o trabalho para o qual foi construído…