Telescópio Herschel encontra moléculas de Oxigénio

Astronómos encontram mais evidências dos ingredientes principais para a formação de vida, desde amino ácidos, grande reservatório de água e agora moléculas de oxigénio (já tinha sido encontrado peróxido de hidrogénio).

Herschel found oxygen molecules in a dense patch of gas and dust adjacent to star-forming regions in the Orion nebula. Image credit: ESA/NASA/JPL-Caltech

As equipas que trabalham com o Telescópio Espacial Herschel (sigal inglesa, HST) confirmaram que encontraram O2 na nebulosa de Orion.

O oxigênio é o terceiro elemento mais abundante no universo, então certamente que também a sua forma molecular é abundante no espaço, disse Bill Danchi, cientista do programa Herschel na NASA, em um comunicado à imprensa. Átomos individuais de oxigênio são muito comuns, especialmente em torno de estrelas, por isso é estranho que os cientistas não têm sido capazes de encontrar grandes quantidades de O2. Eles têm usado balões e telescópios espaciais e terrestres para o fazer, mas sem sucesso.

Agora Danchi, Paul Goldsmith e outros cientistas da NASA explicaram onde o O2 está escondido: aprisionado em gelo na poeira interestelar. Eles encontraram algum O2 na região de formação estelar de Orion, onde a luz das estrelas aquece a poeira e a água é libertada, formando também as moléculas de oxigênio.

“Isso explica, em parte, onde o oxigénio pode estar escondido”, disse Goldsmith. “Mas não encontramos grandes quantidades do mesmo, e ainda não entendemos porque é tão especial nos pontos onde o encontramos. O universo ainda guarda muitos segredos.”

Fonte: NASA

1. Como é que descobriram o O2, sei que é possível descobrir quais os elementos formados em cada estrela, analisando o seu espectro, mas não percebo como descobrem moléculas ou elementos fora das estrelas.

1. É da mesma forma. Analisa-se o espectro 😉

Veja esta imagem que acho que ajuda bastante 😉

• Natanael souza on 13/08/2011 at 01:14

É A Betelgeuse “casa de luz” , é por esse espaço aberto em órion que virá o Rei dos Reis…
    O universo realmente tem vida em outros mundos não caídos .como o nosso , por causa da desobediência no jardim do éden.

1. Natanael: a “casa da luz” é o astroPT… e é baseada em ciência e não em religiões.

A notícia é sobre descobertas científicas na Nebulosa de Orion, e não sobre “jardim do eden” nem sequer sobre Betelgeuse (que não faz parte da Nebulosa de Orion e está muito longe dela).