NASA fotografa cometa Elenin

O telescópio solar Stereo-B, da NASA, observou o cometa Elenin, também conhecido como C/2010 X1, a 1 de Agosto de 2011.
Vejam imagens e vídeos no sítio oficial, aqui.
Como se percebe, o objecto não é nada de especial, aparece difuso, e está bastante longe.
A coma do cometa já está grande, estimada actualmente em 200.000 kms. Mas não é nada de especial, comparado com cometas como o Hale-Bopp que passou por cá em 1997 e chegou a ter uma coma de 2 milhões de kms. A coma pode proporcionar imagens fantásticas nos céus, mas não tem qualquer efeito físico na Terra. Já o núcleo do cometa, que é o que realmente interessa em termos físicos, continua com um tamanho estimado de 3 kms. É um objecto pequeno que vai passar longe da Terra… tão longe quanto a distância mais próxima a Vénus.
Como eu já disse aqui, este é somente um de algumas dezenas de cometas descobertos desde o ano passado. Não tem nada de especial.

Leiam mais sobre isto, aqui, aqui, aqui, aqui, e aqui.
E claro, vejam também os nossos posts anteriores sobre o cometa Elenin, aqui.

(Créditos das imagens e vídeos: Nasa/GSFC, Naval Observatory/Sungrazer, Apolo11.com, SpaceObs.org, Stereo B)

38 comentários

3 pings

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Mas você chegou a fazer as pazes com o Alexandre? Isso é o que importa no final das contas. Pô fazendo um exercício aqui de imaginação: se nós mandamos aquela nossa jangada precária para a Lua em 1969, por que uma outra civilização muito mais velha já não teria “transatlânticos” espaciais vindo pra cá, observando a nossa civilização. E já não conheceriam outros meios de viajar pelo espaço, superando a limitação da velocidade da luz como velocidade máxima.
    Você deveria dar uma sacudida no “esqueleto” e parar de ficar combinando a camisa com a meia e a gravata. Que tal um exercício antropológico para esquentar o sangue nas veias? Uma sessão de descarrego pegaria bem. No mais, um grande abraço aqui do teu amigo. Tenho certeza que por trás dos teus blefes aí, és mais que um cara engraçado. Pra mim, é um cara bom de verdade. Um abração!

    1. Essa já é a minha área: eu dou aulas de astrobiologia.

      Tendo em conta o tamanho do Universo e a nossa insignificância nele, essa ideia não faz qualquer sentido.
      É uma ideia inocente baseada na ficção científica. Mas a ficção científica é *toda* sobre nós e não sobre extraterrestres.
      Não há nenhum filme que me possa dizer que seja realmente sobre extraterrestres.

      Essa ideia vem de um geocentrismo psicológico, religioso, de se esperar ter alguém lá em cima a olhar por nós e interessado em nós. Chamar Deus ou ET é, neste caso, indiferente. É o mesmo.

      Tendo em conta a diversidade de vida na Terra, a sua história, e o estudo dos extremófilos, pensar em extraterrestres parecidos connosco (fisicamente ou em termos de atitudes) é ignorar todo o conhecimento que temos do assunto.

      Extraterrestres serão completamente diferentes de nós. Nada do que pensemos será sequer perto do que iremos verdadeiramente encontrar.

      Civilizações extraterrestres que existam podem nem sequer gostar de pedaços raquíticos de pó como a Terra. Os planetas “verdadeiros” são Jupiter, Saturno.

      Civilizações extraterrestres que existam podem nem sequer gostar de pequenas estrelas como o Sol, que em termos de energia não lhes dá nada.

      Como estes exemplos, existem milhares de outros.
      Achar que somos tão importantes para eles virem cá num Universo gigantesco, é voltar ao tempo do geocentrismo, em que os religiosos pensavam que a Terra era o centro do Universo.

      O conceito é tão egocentrico que é como uma bactéria num grão de areia num deserto da Austrália pensar que ela juntamente com os seus milhares de irmãs nesse grão de areia, são tão importantes que os humanos estão sempre a visitá-las.
      Ou uma bactéria, das milhares de bactérias no seu fígado, também pensar que é o centro da sua atenção.
      Não faz sentido.
      Uma bactéria NUNCA terá capacidade sequer para perceber o que é um humano, quanto mais achar que é o que mais importante existe no mundo humano.

      E, note, nesta comparação, nós estamos mais próximos das bactérias, do que os extraterrestres estão de nós. Porque nós e as bactérias temos um antepassado comum e evoluímos em conjunto. Aos extraterrestres não temos qualquer ligação.
      Mesmo assim, seria ridículo uma bactéria pensar isso, ou sequer saber o que são humanos. Ainda mais ridículo se torna quando os humanos pensam em extraterrestres.

      abraços

  2. Desnecessário a reprimenda por um erro de português. A forma de grafar as palavras é baseado em “regras científicas” ou numa convenção? Enfim, foi uma forma de humilhar o Alexandre. E sobre os crop circles, é evidente que não são humanos. Isso não dá nem pra discutir. É uma das coisas que ainda não foram esclarecidas pela ciência (a mesma que trouxe o conforto e o aumento da longevidade, mas não consegue ser categórica para dizer se ovo faz bem ou mal à saúde, e em que medida, entre outras coisas).

    Os crop circles é um caso em que a prova é tão evidente, mas tão evidente, que as pessoas não acreditam.

    Ficar “desfilando” credenciais como prova de “muita coisa”, para usar uma palavra “bem científica” é uma tremenda babaquice. Fica aí no seu pedestal, na sua torre de marfim. Lamentável. Sou mais um pseudo

    1. Sim, Eduardo, o seu comentário é pseudo.

      As discussões com o Alexandre já vêm de outras páginas aqui. Aconselho-o a lê-las em vez de fazer comentários limitados.

      Quanto aos crop circles, só me fez rir.
      Os próprios “investigadores”, que de investigadores não têm nada porque são somente crentes, são os próprios a confirmar que se andam a enganar uns aos outros…
      http://www.astropt.org/2010/10/05/circulos-nas-cearas/
      Mas não se pode argumentar com base na racionalidade, quando do outro lado (Eduardo) está um crente fervoroso numa ideia religiosa sem qualquer ponta por onde se lhe pegue.
      Cá está a prova que os seus ETs gostam de futebol e são do Benfica:
      http://www.astropt.org/2010/06/05/ets-em-mafra/
      LOLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL

      Por isso, sim, a ciência explica. Vocês, fundamentalistas obcecados por crenças, é que não querem saber das explicações.

      enfim…

      A minha torre não é de marfim, mas é de conhecimento.
      Poderia dar-lhe a sugestão para subir também a esta torre do conhecimento, mas já percebi que prefere ficar a chafurdar-se na lama da hipocrisia e da ignorância.

    • Angela Rovere on 08/09/2011 at 17:58
    • Responder

    Oi, Boa Tarde!!
    Sou de Florianópolis SC, e da maneira que sei e posso acompanho informações sobre o Elenin, não sou estudiosa dessa area mas tenho acompanhado…e gostei desse teu espaço aqui , e gostaria de tirar uma dúvida….é verdade que o risco maior de nosso planeta sofrer algum dano com a passagem desse cometa seria pelo que sua calda possa arrastar?

    Abraços

    Angela Rovere

    1. Olá,

      Pode ler mais posts sobre o Elenin aqui:
      http://www.astropt.org/tag/cometa-elenin/

      Não, não há qualquer perigo com caudas de cometas.
      Essa mentira foi divulgada em 1910 aquando da passagem do cometa Halley que tinha uma cauda enorme (quase por todo o céu).
      Na altura, por mais que os cientistas avisassem que não havia perigo, os vigaristas ficaram ricos a venderem às pessoas máscaras de gás, pílulas contra a cauda do cometa, e outras tretas do género. Como sempre, as pessoas foram vigarizadas por pessoas sem escrúpulos.
      Agora, a situação é a mesma. A cauda não tem qualquer perigo, mas alguns vigaristas dizem-lhe que sim.

      abraços

  3. Carlos,
    A chegada de Elenin é importante porque sinaliza uma mensagem do passado que chega ate o nosso futuro.
    Jesus fala que quando as estrelas cairem como frutos maduros de uma arvore ele estaria voltado a Terra.
    Volta esta que considero simbolica tambem.
    Existem crop circles demonstrando que as explosões solares vão acabar com as atmosferas de Mercurio e Venus e muito estrago sera feito aqui na Terra.
    Eu te pergunto, existe tal possibilidade do Sol fazer tal estrago?

    1. Olá,

      Este é um blog de ciência. Não é de religião.
      Mesmo que fosse (e não é!), qualquer pessoa que frequentou o Seminário lhe diz que Jesus nunca falou de cometas ou do “céu cair”.

      Não é qualquer mensagem. É somente mais um cometa como DEZENAS de outros que foram descobertos nos últimos 2 anos e que passam por aqui.

      Os crop circlçes são feitos por Humanos e em LADO NENHUM falam de explosões solares. Muito pelo contrário. Ainda há pouco tempo coloquei um post sobre as fraudes nesses círculos.

      Não há qualquer explosão solar que acabe com as atmosferas de Mercúrio ou Vénus. Muito menos da Terra.
      Este post é sobre o Elenin. Sobre explosões solares tem outros posts.

      abraços

  4. Ola Carlos, demorei mais voltei. Vamos continuar nosso papo?

    Pois bem, o item 1 ja esta resolvido.

    No item 2 ficou bem claro que não falei de Elenin, somente você viu isso. Também não afirmei que os alinhamentos planetarios provocam tremores ou nada parecido, apenas relatei o que estava se discutindo na midia. Estou apenas observando e discutindo.

    Item 3 – Procure por Giordano Bruno que em 1600 foi queimado vivo por defender a teoria do heliocentrismo de Copérnico. Alias Galileu só não sofreu o mesmo destino por ter se retratado junto a igreja.
    Portanto me parece que vc não tem lido bons livros de história ou então como se referiu a mim você é que esta mentindo.

    Item 4 – Fenômenos explicados pela ciência. Aqui mesmo neste blog temos diversos fenomenos aparentemente sobrenaturais ou extraterrenos esclarecidos por vcs. Exemplo o suposto UFO sobre o aeroporto na China que nada mais era que um buraco na nuvem. Ou mesmo, agora vou falar em Elenin, as absurdas noticias sobre este ser naves espaciais. Você mesmo me explicou o que eram os demais objetos que aparentemente acompanhavam o cometa.

    Quanto a sua afirmação de que a crença no Éter ou no geocentrismo não foi um erro eu discordo completamente, foi um erro SIM! Afinal não era essa a verdade porém todos eram educados segundo estas teorias. Se trouxe benefícios não vem ao caso, a teoria estava ERRADA! Quanto ao telégrafo concordo que não foi erro nenhum, apenas tecnologia baseada no conhecimento vigente da epóca, sem dúvida!

    Item 5 – Esta provado que não sabe ler sim! Pois respondeu ao item 2 como se eu estivesse falando de Elenin esta bem claro que não falei, também não falei que fenômenos sobrenaturais levaram a descobertas cientificas e sim que vários supostos fenomenos sobrenaturais já foram esclarecidos pela ciência. Inclusive em outro artigo sobre a desintegração do Elenin você foi bem rude com uma leitora por não entender que ela estava satirizando os pseudos, inclusive outro comentario na sequencia, um colega lhe chama atenção sobre o seu mal entendido.

    Item 6 – Eu gostaria sim de continuar perguntando e me informando, porém me parece claro que não afirmei nada “carregado de ignorância” como se pode ver acima. Sua aversão aos pseudos lhe cega de raiva e lhe garanto que não sou um. Apenas procuro respostas quanto a noticias veiculadas sem os conceitos tidos como verdade absoluta imposta a sociedade.

    Item 7 – Quem tem se mostrado arrogante e dono da verdade aqui é você. Como educador você deveria compreender aqueles que não tem o conhecimento ou se apegam a fantasias e lhes mostrar o caminho, lhes elucidar a verdade através de argumentos claros e cientificos que você adquiriu ao longo de seus muitos anos de estudos. Ao invés disso você os julga, debocha e denigre e desrespeita. Não me parece atitudes de um educador.
    Até porque essas pessoas estão aqui neste blog voluntariamente buscando também esclarecimentos com pessoas como você que elas julgam cultos e sensatos até certo ponto segundo suas filosofias de vida.

    Item 8 – Quanto a perda de credibilidade em seu trabalho, peço desculpas, eu fui grosso contigo. Confio em seu trabalho, apenas me senti ofendido. Novamente lhe afirmo: não sou um pseudo, apenas um curioso em assuntos que você tem a razão em afirmar que desconheço.

    Item 9 – Quanto as minhas supostas afirmações ainda as sustento como pode-se se ver acima. E para um professor um aluno questionador deve ser visto positivamente mesmo que ainda não tenha entendido o assunto, pelo menos ele se interessa. E acrescento que não sou religioso muito menos crente em fim de mundo e alieniginas reptilianos.

    Item 10 – Quanto as verdades que supostamente afirmei estão a disposição na Net para quem quizer ver.

    Item 11 – Quanto a minha mentalidade pouco desenvolvida gostaria de esclarecer que sou formado em Mecânica pela Unicamp, uma das melhores universidades da America Latina e trabalho na Engenharia de desenvolvimento da Scania. Já desenvolvi projetos para a maioria das automotivas do mundo, para a Petrobras e sou o responsavel pela maior turbina industrial ja fabricada no Brasil. É nestes lugares que costumo tomar meu café.

    Espero ter esclarecido meu argumentos e gostaria de continuar lhe consultando se vc não se importar.

    Atenciosamente

    1. 3 – Ambos os casos que deu são MENTIRA.
      São mitos muitas vezes divulgados, mas são MENTIRA.

      Por isso, repito-lhe:
      “Se o Alexandre quiser fazer perguntas porque não sabe, posso perder o meu tempo para lhe dar conhecimento gratuito.
      Se o Alexandre quiser fazer afirmações completamente disparatadas como se tivesse alguma razão no que diz… então não vou perder mais tempo consigo.”

      4 – Pode discordar o que quiser que está na mesma errado. Basta ler sobre o processo da ciência. Já expliquei essas situações várias vezes; não me vou repetir.

      5 – Nesse caso, pedi desculpa à pessoa.
      Neste caso consigo, o rude tem sido o Alexandre, mas é incapaz de ver isso.

      6 – Repito:
      “Se o Alexandre quiser fazer perguntas porque não sabe, posso perder o meu tempo para lhe dar conhecimento gratuito.
      Se o Alexandre quiser fazer afirmações completamente disparatadas como se tivesse alguma razão no que diz… então não vou perder mais tempo consigo.”

      Note que continua arrogantemente e ignorantemente a fazer afirmações falsas em vez de perguntar… como ainda agora aconteceu no ponto 3.

      7 – Repito:
      “Se o Alexandre quiser fazer perguntas porque não sabe, posso perder o meu tempo para lhe dar conhecimento gratuito.
      Se o Alexandre quiser fazer afirmações completamente disparatadas como se tivesse alguma razão no que diz… então não vou perder mais tempo consigo.”

      Você pode fazer a demagogia que quiser que toda a gente percebe o que o Alexandre tem feito.
      Eu quando não sei, pergunto. O Alexandre quando não sabe, afirma disparates.

      8 – Repito:
      “Se o Alexandre quiser fazer perguntas porque não sabe, posso perder o meu tempo para lhe dar conhecimento gratuito.
      Se o Alexandre quiser fazer afirmações completamente disparatadas como se tivesse alguma razão no que diz… então não vou perder mais tempo consigo.”

      9 – Repito:
      “Se o Alexandre quiser fazer perguntas porque não sabe, posso perder o meu tempo para lhe dar conhecimento gratuito.
      Se o Alexandre quiser fazer afirmações completamente disparatadas como se tivesse alguma razão no que diz… então não vou perder mais tempo consigo.”

      Questionar é diferente de afirmar mentiras, seja sobre Bruno, seja sobre Galileu, sobre sobre o geocentrismo, seja sobre a terra plana.

      10 – Na net também existem videos infantis com o Pai Natal. Nada disso prova a veracidade da personagem. Logo, não lhes chame “verdades”.

      11 – Até podia ser formado pela melhor Universidade do mundo.
      Como está provado em muitas estudos (um deles a professores na Univ. de Harvard), os formados em áreas específicas têm a mesma iliteracia funcional em áreas que não são as deles, como os não formados em coisíssima nenhuma.

      Pode continuar consultando, se seguir isto:
      “Se o Alexandre quiser fazer perguntas porque não sabe, posso perder o meu tempo para lhe dar conhecimento gratuito.
      Se o Alexandre quiser fazer afirmações completamente disparatadas como se tivesse alguma razão no que diz… então não vou perder mais tempo consigo.”

      abraços

  5. Segundo algumas fontes da NET baseadas nos cálculos da NASA, os terramotos do Chile, salvo erro de 8.8 e o do Japão 9.0 coincidiram com alinhamentos de Sol, Terra e Elenin. Isso tem alguma veracidade ? É que terramotos dessa natureza não são nada frequentes, segundo li a média é de 1 por século, desde que temos registos.

    Obviamente que a massa do Elenin é insignificante, e não poderia ter esse efeito, a luz do que hoje sabemos, no entanto eu não costumo acreditar em coincidências.

    Agradecia a sua opinião sobre isto.

    1. Olá,

      Como está dito já em vários sítios aqui no blog, existem terramotos todos os dias, independentemente de haver cometas ou não:
      http://quakes.globalincidentmap.com/

      Alinhamentos com o Elenin não existem nas datas dos terramotos. Basta ver os gráficos das órbitas, que constam do site do JPL.

      Alinhamentos com vários planetas (que são muito maiores que cometas) tem havido frequentemente. Nunca alguma vez esses alinhamentos levaram a terramotos.

      Note que isto não é uma opinião. Isto é conhecimento.

      abraços

  6. Carlos o cometa venenoso poderia se despedaçar e cair meteoros na Terra?

    1. Olá Márcio,

      O cometa não é venenoso.
      http://spaceobs.org/en/2011/08/07/comet-elenina-smells-like-bitter-almonds/
      Foi-lhe detectado o gás HCN no cometa: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cianeto_de_hidrog%C3%AAnio
      No entanto, ao contrário do que dizem os sites das conspirações, essa notícia nada tem de “especial”. Dizem eles que vamos morrer ao passar pela cauda do cometa. Mas o cometa Halley também tinha isso e não morremos.
      Na altura do Halley, em 1910, os pseudos diziam o mesmo: íamos morrer todos devido a esses gases nocivos na cauda do Halley – ia ser o fim do mundo:
      http://www.astropt.org/2010/10/16/a-noite-do-fim-do-mundo-16-outubro/
      Na verdade, não foi o fim do mundo, porque não há motivos para preocupações… fosse em 1910 ou agora.

      O cometa pode-se despedaçar sim. Os cometas são relativamente frágeis, por isso se passarem perto de um objecto mais massivo podem-se despedaçar.

      Se passasse perto da Terra, sim, poderiam cair meteoros, como caem todos os dias, e como caem em maior quantidade durante as chuvas de meteoros todos os meses.
      São estrelas cadentes no céu e são bonitas de se ver.
      Mesmo que caíssem algumas pedras maiores, também não é nada que não aconteça frequentemente. Exemplo:
      http://www.astropt.org/2008/11/21/espectacular-meteoro-no-canada/

      No entanto, o cometa irá estar MUITO longe da Terra. Tão longe quanto a distância mais próxima a Vénus.
      É demasiadamente improvável que esses detritos viessem ter à Terra… e caso viesse um deles, demoraria alguns milhões de anos.
      É a mesma coisa que o Márcio ir à praia, atirar 5 pedras ao mar, e esperar que essas 5 pedras vão dar à costa em Niigata, uma praia no Japão. Nem vão as 5, e se por acaso uma delas incrivelmente chegar a esse sítio, então demorará geologicamente alguns milhões de anos.

      abraços

  7. Olá Carlos,

    Vamos lá:

    1 – “6.2 e não 6.3” – ok, deixa pra lá.

    2 – Para bom entendedor meia palavra basta, quanto mais uma frase inteira. Onde escrevi que haveria alinhamento com Elenin??? Estão com problemas em interpretação de textos? Acho que sim como veremos mais abaixo!

    3 – “…loucos, hereges bruxos e por ai vai…” (eu)
    ” Isto é mentira” (você)
    Mentira mesmo? Então tá, toma só este link para inicio de conversa:

    http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=4132

    Ninguém sofreu ameaças? Ta pode ser que eu tenha escutado errado, não vou nem me dar ao trabalho de provar isso, novamente deixa pra lá, mas continuemos.

    4 – “Quais fenomenos naturais que levaram a descobertas cientificas? NENHUM”
    Olha aí outra incapacidade de interpretação de texto. Eu falei:

    “… situações em que uma descoberta cientifica esclarece e comprova fenomenos que até então eram tidos como sobrenaturais ou alucinações.”

    Deu pra entender agora ou quer que eu desenhe???

    5 – “Enfim, o que quero dizer é que a ciência também erra em muitas ocasiões.” (eu)

    Erra? Quando? Dê pelo menos 1 exemplo correcto. (você)
    Até agora não deu qualquer exemplo disso. (você)

    Toma então:

    http://informistica.wordpress.com/fontes-ricas/sciam/

    Não sei se a CIENTIFIC AMERICAN tem credibilidade mas ta aí. Da uma olhadinha.

    Acho que já chega né? Você mesmo provos que errou até em interpretação de texto, imagina na interpretação de fenomenos naturais e muito mais complexos.

    Quanto o respeito ao seu trabalho, perdi totalmente.

    Continue com sua intolerância, sua perfeição em não errar, todos erram menos você e a ciência.

    Acho que quem acredita em Papai Noel é vc meu amigo.

    1. Alexandre,

      Vamos lá a ver….

      Se o Alexandre quiser fazer perguntas porque não sabe, posso perder o meu tempo para lhe dar conhecimento gratuito.
      Se o Alexandre quiser fazer afirmações completamente disparatadas como se tivesse alguma razão no que diz… então não vou perder mais tempo consigo.

      1 – Exacto.

      2 – Esta foi a sua frase:
      “o alinhamento anunciado não incluía o Elenin, pelo menos nesta data.”
      A minha resposta é que NEM NESSA DATA NEM EM QUALQUER DATA existe qualquer alinhamento com cometas (incluindo o Elenin) que provoque seja o que fôr na Terra.

      Está com problemas em interpretação de textos?
      Acho que sim, como veremos mais abaixo.

      3 – O Alexandre disse isto:
      “tida como verdadeira e absoluta foi contestada e reformulada por homens tidos como loucos, hereges, bruxos e por aí vai.”
      Isto é MENTIRA.

      O seu link mostra que cada pessoa pode ter ideias científicas e ideias completamente parvas.
      Newton era um deles. Newton foi talvez o maior cientista de todos os tempos, e no entanto também tinha ideias completamente parvas.
      Não foi considerado bruxo, herege ou louco por causa dessas ideias. Mas se fosse, não tinha mal, porque essas ideias eram parvas!
      Isso não quer dizer que as outras ideias dele, sobre a gravidade, não estivessem correctas e fossem aceites!

      Ou seja, o seu link prova o que EU disse.

      Mais, o Alexandre também disse isto:
      “Lembra-se de quando a Terra era chata como uma pizza e não redonda? Lembra-se que o maluco que ousou dizer o contrário quase foi executado? E o que me diz das situações em que uma descoberta cientifica esclarece e comprova fenomenos que até então eram tidos como sobrenaturais ou alucinações?”

      Como lhe expliquei em cima, isto da “terra como uma pizza” foi mais uma MENTIRA!

      Em vez de reconhecer as mentiras que tem dito, lembra-se de dar links que só mostram que o que eu tenho dito sempre é a verdade.
      Enfim…

      4 – Deixe-me reformular:
      Quais descobertas científicas esclareceram e comprovaram fenomenos que até então eram tidos como sobrenaturais???

      Deu pra entender agora ou quer que eu desenhe????

      E supondo que o Alexandre vai buscar exemplos da psicologia… então foi a CIENCIA e o PROCESSO CIENTIFICO que explicam essas situações… e não os IGNORANTES dos pseudos que pensam em coisas sobrenaturais.
      PERCEBE???
      Mais uma vez, os pseudos ATRASAM o progresso da Humanidade, enquanto é a ciência que explica o funcionamento do Universo.

      Lembre-se que esta sua pergunta veio a seguir da MENTIRA sobre a Terra plana, como que a dizer que os cientistas estavam enganados. Não estavam! Os pseudos é que imaginaram coisas e INVENTARAM cenas sobrenaturais. Os cientistas explicam de forma NATURAL, real.
      Percebe???? Mais uma vez, quando os cientistas aparecem é que aparecem as explicações certas!

      5 – Está provado que não sabe ler.
      Diz na capa que “errar é a regra”. A definição de erro é quando é a excepção. Ou seja, quando existe uma coisa certa, e a pessoa erra. Não é “erro” quando é a regra. Isso é o certo!
      A ciência é um ACUMULAR DE CONHECIMENTO. Não foi erro pensar em geocentrismo ou sequer pensar em éter. Pelo contrário. Nessa altura funcionou perfeitamente para o resto dos conhecimentos que se tinha.
      Se queria fazer um calendário na altura, o geocentrismo funcionava. Logo, não era erro. Mas se quer ter GPS, então tem que não só saber de heliocentrismo mas também de Relatividade de Einstein para as coisas darem certo.
      Será que o uso do telégrafo é um ERRO para quem tem internet? Claro que ninguém vai usar agora esse sistema antiquado. Mas na altura da rainha Vitoria não era um erro. Pelo contrário, era um avanço fantástico. Não é por agora termos internet, que o telégrafo foi um erro!

      O conceito de éter, por exemplo, que vem na capa da revista (que têm erros, como todas as revistas) não foi um erro, mas levou a avanços fantásticos em várias outras áreas que o Alexandre usa agora mas que de forma absurda está a ignorar.
      Basta saber ler:
      http://en.wikipedia.org/wiki/Luminiferous_aether

      6 – “Acho que já chega né?”
      Acho que sim. Tem toda a razão.
      Se quiser perguntar porque não sabe, responderei com todo o gosto.
      Se quiser continuar a discutir, afirmando coisas carregadas de ignorância sobre os temas, então não perderei mais tempo consigo.

      7 – “Você mesmo provos que errou até em interpretação de texto,”
      Eu provei que não errei em qualquer interpretação de texto.
      Já o Alexandre provou não saber sobre o processo da ciência (ex: erros) ou sobre história da ciência (ex: terra plana), e no entanto de forma arrogante e totalmente estapafúrdica afirma coisas que são totalmente erradas como se fossem verdade.

      8 – “Quanto o respeito ao seu trabalho, perdi totalmente.”
      É-me indiferente.
      Aliás, até prefiro que quem vem mentir e afirmar coisas totalmente erradas, não use o meu trabalho para as suas divagações pseudo.

      9 – “Continue com sua intolerância, sua perfeição em não errar, todos erram menos você e a ciência.”
      Não sei onde está a minha intolerância.
      Um aluno diz que 2 + 2 = 7.
      O professor diz-lhe que 2 + 2 = 4.
      O professor está a ser intolerante?
      Será que para si a tolerância é quem sabe mais não dar as respostas certas?
      Será que para si a tolerância será o aluno fazer birra, e continuar a afirmar coisas totalmente falsas?? Isso é que é tolerância para si???
      Enfim… que tristeza…

      Em relação à ciência, quem raio é que é intolerante?
      A ciência que vai acumulando conhecimento e adaptando-se aos resultados da experiência, OU os fundamentalistas religiosos e pseudo que não interessa o que diz as experiências que eles vão sempre continuar a pensar as mesmas falsidades? Onde está a intolerância? Quem raio são os intolerantes perante os factos?

      Por outro lado, eu nunca disse que nunca erro.
      MAIS UMA VEZ, está a inventar, está a MENTIR porque é isso que todos os que não querem aprender fazem: passam-se por coitadinhos, por vítimas, só porque alguém lhes mostrou que não têm razão no que dizem.

      10 – “Acho que quem acredita em Papai Noel é vc meu amigo.”
      É indiferente o que eu acredito.
      A ciência explica o Pai Natal: é uma história fantasiosa inventada pelos pais para os miúdos. Os miúdos são facilmente sugestionáveis e deixam-se levar facilmente por mentiras. Os miúdos assumem assim como verdade, coisas que são totalmente absurdas e falsas.
      O Alexandre demonstrou ter o mesmo tipo de mentalidade pouco desenvolvida. Afirma coisas totalmente falsas porque acredita serem verdade (contra todas as evidências).

      Em vez de perguntar e tentar saber mais, a sua intolerância, prepotência, arrogância, e incapacidade de aprender, fá-lo andar a afirmar coisas totalmente falsas e a discutir com quem nitidamente sabe muito mais.

    2. Continuação da minha resposta:
      http://www.astropt.org/2011/08/23/ciencia-nao-erra/

      E espero que perceba que não está a falar com nenhum amigo seu no café:
      http://www.astropt.org/2011/08/23/comentarios-no-astropt/

  8. Olá Carlos, gostaria de fazer algumas observações relativas as suas respostas acima:

    1 – “…6.2 e não 6.3…” uau!!! quanta diferença!!!

    2- Tenho pleno conhecimento que terremotos acontecem todos os dias no mundo inteiro independente de qualquer evento externo, é natural. Novamente observo, o alinhamento anunciado não incluía o Elenin, pelo menos nesta data. Chequei o link indicado por vc e constatei que apesar de todos os tremores ocorridos nenhum sequer chegou perto dos 6.0 pontos, na data prevista ultrapassou e no momento já temos outros acima de 7!!!
    Como vc também acredito que devemos nos apoiar na ciência e no raciocinio lógico, porém a história nos mostra que em diversas ocasiões a teoria vigente da epóca e tida como verdadeira e absoluta foi contestada e reformulada por homens tidos como loucos, hereges, bruxos e por aí vai. Lembra-se de quando a Terra era chata como uma pizza e não redonda? Lembra-se que o maluco que ousou dizer o contrário quase foi executado? E o que me diz das situações em que uma descoberta cientifica esclarece e comprova fenomenos que até então eram tidos como sobrenaturais ou alucinações?
    Enfim, o que quero dizer é que a ciência também erra em muitas ocasiões.
    Esotéricos, religiosos e também intelectuais pecam quando se tornam fanáticos em suas crenças e ignoram qualquer coisa que não se alinhe ao seu modo de pensar e se sentem no direito de escrachar o próximo por pensar diferente.
    Respeito muito seu trabalho e como muitos só estou em busca da verdade com a mente aberta e atento a tudo com muito respeito por todos.
    Um grande abraço

    1. Olá Alexandre,

      1 – A diferença é importante na medida em que não sei onde viu o 6.3 Pode ter sido num sítio que diriam também 7.8… sei lá.

      2 – Não há qualquer alinhamento com o Elenin seja nesta ou em qualquer outra data. Basta ver as órbitas.

      Exacto, ainda ontem tivemos 3 com 7.0 ou acima, no Pacífico. É normal. Acontecem constantemente. Basta estar atento ao site em vez de se estar com histerias por se ir lá uma vez e ver valores desses.

      “em diversas ocasiões a teoria vigente da epóca e tida como verdadeira e absoluta foi contestada e reformulada por homens tidos como loucos, hereges, bruxos e por aí vai.”

      Isto é mentira.
      Em NENHUM momento da história, a ciência considerou como “loucos” ou “hereges” as descobertas do Einstein, do Newton, ou outros.
      Repito: em NENHUM momento da história da ciência isso se passou.

      Isso são argumentos dados pelos pseudos, mas são totalmente contrários aos factos.

      “Lembra-se de quando a Terra era chata como uma pizza e não redonda? Lembra-se que o maluco que ousou dizer o contrário quase foi executado?”

      Não, não me lembro nada disso.
      Mas SEI que Aristóteles já há quase 2500 anos atrás demonstrou que a Terra era redonda.
      NINGUÉM o considerou louco nem sequer o tentaram executar.
      Pelo contrário, olharam para as evidências e percebeu-se que era redonda.
      Já há quase 2500 anos que se sabe isso.

      Logo, não sei que história andou a ler, mas certamente que foi uma história cheia de erros.

      “E o que me diz das situações em que uma descoberta cientifica esclarece e comprova fenomenos que até então eram tidos como sobrenaturais ou alucinações?”

      Quais situações? Onde foi isto?
      Quais os fenómenos sobrenaturais que levaram a descobertas científicas?
      A resposta é: NENHUM.

      “Enfim, o que quero dizer é que a ciência também erra em muitas ocasiões.”

      Erra? Quando? Dê pelo menos 1 exemplo correcto.
      Até agora não deu qualquer exemplo disso.

      “Esotéricos, religiosos e também intelectuais pecam quando se tornam fanáticos em suas crenças e ignoram qualquer coisa que não se alinhe ao seu modo de pensar e se sentem no direito de escrachar o próximo por pensar diferente.”

      A ciência é o contrário disso. A ciência é o ACUMULAR DE CONHECIMENTO, e a própria ciência tem mecanismos para se PRECAVER CONTRA OS ERROS.
      Como vê, mais uma vez está a falar de coisas que não são ciência.

      “Respeito muito seu trabalho e como muitos só estou em busca da verdade com a mente aberta e atento a tudo com muito respeito por todos.”

      Não me parece que tenha respeitado a ciência neste seu comentário 😉

      abraço!

        • Guilherme on 27/08/2011 at 12:34

        Em que texto Aristoteles afirmou e provou que a Terre era esférica?

      1. De caelo.

  9. bem hoje e 16/08 como dizem os catastrofistas loucos da internete houve um novo alinhamento elenin terra sol…o que aconteceu? ABSOLUTAMENTE NADA! nao houve terremotos nem isso ou aquilo, e olha que ele esta bem mais proximo que nos alinhamentos anteriores, esse que postam besteiras merecem uma boa surra.

    1. Me desculpe caro “eu”, mas vc esta equivocado. Os chamados “catastrofistas loucos da internetE???” entre eles o Dr Mensur Omerbashich, afirmaram que haveria o alinhamento entre Terra, Mercúrio, Sol e Vênus (sem o Elenin), e que terremotos aconteceriam entre as datas de 16 a 21 de agosto. Vc já deve estar a par do terremoto de 6,3 no Japão de ontem 17/08 não é mesmo? Portanto?
      Gostaria de uma opnião do Carlos sobre este assunto, se possível.
      Abraço a todos

        • Ana Guerreiro Pereira on 18/08/2011 at 21:04

        Coincidências. Eles tanto prevêm que um dia acertam. Se eu começar a dizer todos os dias, amanhã vai haver um terramoto, acertarei várias vezes. isso faz de mim um profeta?

        Até um relógio parado está certo duas vezes ao dia. Mas continua a ser um relógio parado, Alexandre. Não se deixe levar por parolos, por favor. Isso é falso. Totalmente falso. Se acompanhar a informação q o Astro tem disponibilizado, por si mesmo verá como é falso.

        Alexandre, no Japão ocorrem terramotos todos os dias. É uma zona de elevada actividade sismica.

        O Carlos dir-lhe-á o mesmo.

        • Ana Guerreiro Pereira on 18/08/2011 at 21:07

        Leia todos os textos sobre o Elenin, Alexandre, e formule a sua própria opinião. Aqui vai um, q lhe dará links para os restantes: http://www.astropt.org/2011/08/11/elenin-nao-e-uma-ana-castanha-nem-o-nibiru/

        E, lembre-se, foram pessoas como as que escrevem aqui no Astro que permitiram todos os confortos que temos hoje em dia, incluindo a internet. Não foram os vigaristas. Não se deixe levar por vigaristas. 😉

        • Ana Guerreiro Pereira on 20/08/2011 at 10:26

        uuuuuuuuuuuuh, tb quero entrar no jogo: prevejo q amanhã há um tremor de terra na califórnia e outro no japão.

    2. A minha opinião é simples. É baseada nos factos 😉

      Basta olhar para os terramotos diários:
      http://quakes.globalincidentmap.com/

      Que se pode concluir?

      1 – O terramoto ontem no Japão foi de 6.2 e não 6.3

      2 – Todos os dias existem dezenas de terramotos por todo o mundo. Sendo mais frequentes no Japão, Califórnia, entre outros sítios.
      Deixem-me repetir: todos os dias!
      Ou seja, “profetizar” que vai haver um terramoto é a mesma coisa que profetizar que o Sol vai nascer.
      Não tem nada a ver com o Elenin nem com qualquer cometa ou asteróide.
      Dezenas de Terramotos acontecem TODOS os dias.

      Podem nos próximos 300 anos estar atentos a esse site:
      http://quakes.globalincidentmap.com/
      E assim já percebem que existem terramotos TODOS os dias, independentemente de haver ou não cometas no espaço.

      Quanto ao Mensur, é um conspirador:
      http://rationalwiki.org/wiki/Mensur_Omerbashich
      Afinal, só pode mesmo ser conspirador quem “profetiza” terramotos devidos a cometas… nem sequer sabendo que há dezenas de terramotos TODOS os dias, mesmo quando não há qualquer “alinhamento” ou cometa no céu.

      Ainda estou para ver quem vai dizer que no dia X não vai haver terramotos. Essa sim seria uma profecia em condições… que teria resultado negativo, claro, mas em condições… porque seria algo anormal.

      ——————————————————————————–

      Vou fazer como o Mensur: amanhã vai haver um terramoto na Califórnia, devido ao nariz do Rodolfo, a rena voadora do Pai Natal, estar alinhado com a estrela Vega.

      Podem ir ao site amanhã, e ver que acertei!
      http://quakes.globalincidentmap.com/

      Será que a partir de amanhã vão dizer que sou profeta?

      😉
      abraços!

      1. Incrível. Ontem houve 52 terramotos na Califórnia!!!

        Está provado que o Pai Natal existe, e que Rodolfo, uma das renas do Pai Natal, passou pela Califórnia 52 vezes!!
        O alinhamento do nariz do Rodolfo levou a todos esses terramotos!

        E eu sou um profeta com 110% de sucesso nas profecias que faço!

        😛 😛 😛

  10. Olha uma das minha Alegrias é a Astrofotografia..no entanto a NASA jogou um balde de agua Fria em tonos nos astronomos amadores…. em relação a magnitude e tamanho do cometa…

    cheguei a ver expeculações aonde diziam que o cometa teria 5.000 km de diametro… absurdo..

    a nasa diz que é 1000 vezes menor que isso tendo apenas 5 KM

    sera quase imperceptivel

    que pena…

    abraço

    http://planetinox.multiply.com/

    1. Olá Walter,

      A estimativa do tamanho do cometa (núcleo) é 3 kms.
      A coma estará em 200.000 kms (ainda pequena, comparando com outras, como está no post).

      Logo no meu 1º post sobre este assunto, eu avisei que a magnitude seria talvez de 6… ou seja, não seria possível ver a olho nú 😉

      abraços

  11. O que é “por trás” do Elenin?
    É na cauda? É que a cauda não está bem atrás…

    de resto, há espaço… muito espaço 😉

    1. Mas é um cluster ou não é um cluster?

      1. O que é um cluster?

        Os sites que andam a dizer isso acho que nem percebem que um cluster seria o cometa ter-se partido aos bocadinhos… e sendo assim, não teria qualquer história.
        Ou seja, nesse caso os sites pseudo só dão tiros no pé…

  12. O elenin em si pode não afetar a terra. Mas o que há por tras do Elenin? Ele não é um cluster?

    • Ana Guerreiro Pereira on 09/08/2011 at 16:07
    • Responder

    Já não posso com o Elenin… 😛 😀

    1. Vou-te contar um segredo: o Elenin disse-me o mesmo de ti 🙂 LOL 😀

      BAZINGA!!! 🙂

      1. E disse-te isso através de um profeta, certo?? bah. e dizes-te tu um céptico… 😛 😀

  1. […] Alinhamentos. Alinhamentos Planetários e Terramotos. Google Sky. Cometa Elenin: várias mentiras, NASA, anã castanha, reflexo, buraco negro, Sol, diminuição, desintegrar, dias de escuridão que […]

  2. […] anãs castanhas são maiores que 150 mil kms de diâmetro. Podem ver fotos do Elenin aqui, aqui, e aqui. E ainda a semana passada, o astrónomo amador Gustavo Muler tirou mais uma foto ao Elenin: Podem […]

  3. […] o ano passado do pseudo Mensur Omerbashich.6 – O ano passado devido ao cometa Elenin, escrevi este comentário onde fiz esta previsão: “Vou fazer como o Mensur: amanhã vai haver um terramoto na […]

Responder a Eduardo Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights