Radiotelescópios do SETI de novo online

Em Abril deste ano foi anunciada a suspensão do Allen Telescope Array (ATA) devido à falta de financiamento. Escrevemos sobre isso aqui no blog. Seguiu-se então uma campanha de recolha de fundos através do site Setistars.org para dar continuidade ao projecto. No dia 3 de Agosto foi finalmente atingindo o objectivo de 200 mil dólares e o SETI anunciou que o ATA voltaria a funcionar novamente.

Até à data 2317 pessoas contribuíram com o seu donativo. Entre elas encontram-se a actriz Jodie Foster, a protagonista do filme Contacto, onde a humanidade recebia um sinal de origem extraterrestre detectado precisamente pelo SETI, o astronauta William Anders, que fez parte da missão Apollo 8 em 1968, assim como o escritor de ficção científica Larry Niven.

Contudo, nem todos os problemas estão resolvidos, pois o dinheiro não é suficiente para manter o ATA a funcionar por muito tempo. Por isso o SETI encontra-se já a negociar com a força aérea norte-americana e outras fontes potenciais de financiamento. A ideia é cobrar pelo serviço de recolha de informação sobre detritos espaciais.

O ATA é actualmente composto por 42 antenas que se localizam no Hat Creek Radio Observatory, Califórnia. Quando completado espera-se um total de 350 antenas. O ATA teve início com a oferta de 30 milhões de dólares do co-fundador da Microsoft Paul Allen, sendo o primeiro grupo de radiotelescópios construído com a intenção de ser utilizado a tempo inteiro na monitorização de ondas de rádio que possam indicar a existência de vida inteligente noutros planetas.

Mais informação aqui, aqui e aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights