As características da Ciência

No De Rerum Natura, vi este vídeo do genial Richard Feynman a explicar o que é a ciência:

Discordo dele no 1º ponto. Não é “guess”, mas sim “informed guess”.
Não é qualquer ideia no ar que se torna uma hipótese científica, mas sim uma hipótese fundamentada, informada.
De resto, tudo excelente, sobretudo quando ele diz: “A hipótese que é contrariada pela experiência está errada. Nesta simples frase está a chave da ciência. Não interessa quão elegante possa ser a nossa hipótese. Não interessa a nossa inteligência ou quem avançou a hipótese ou o nome que tem – se contrariar a experiência, a hipótese está errada”.
Ou seja, na ciência deve haver a experiência e uma constante procura do erro (oposto às crenças).

O professor Carlos Fiolhais, neste artigo, juntou mais algumas características da ciência:
– “NA CIÊNCIA HÁ PROGRESSO. Por outras palavras, o conhecimento científico é cumulativo. Quer isto dizer que cada vez se sabe mais.”
– “A CIÊNCIA PERMITE-NOS VIVER MELHOR. A ciência é feita, em grande medida, para satisfazer a curiosidade humana, mas tem aplicações práticas, resulta em tecnologia útil. É natural que, conhecendo melhor o mundo, possamos viver melhor nele e é isso, de facto, o que acontece. Podemos prevenir perigos e tratar doenças. O progresso da ciência vê-se, por exemplo, no aumento da longevidade humana.”
– “A CIÊNCIA É DE TODOS. A ciência pode ser feita pelos investigadores das mais diversas áreas – matemáticos, físicos, químicos, geólogos, biólogos, psicólogos, sociólogos, engenheiros, médicos, etc. – mas fornece conhecimentos e atitudes que podem e devem pertencer a todos.”
– “A CIÊNCIA TEM UM GRANDE FUTURO. Como disse o astrofísico Carl Sagan, “o nosso destino é o conhecimento”.”

1. A ciência ao ser positiva não pode dizer que a hipótese explicativa X está errada porque é contrariada pela evidência empírica até porque a experiência pode estar mal desenhada ou a interpretação dos resultados pode ser incorrecta. Lembremo-nos de toda a evidência que mostrava que o Sol andava à volta da Terra.
    Será que foi Deus criou o Universo e todas as criaturas que nele vivem?
    Como nenhuma evidência empírica conhecida apoia esta hipótese, a Ciencia nada pode dizer. No entanto existem várias outras teorias apoiadas por alguma evidência.