Telescópio Spitzer Poderá Renovar Pontaria

O telescópio Spitzer utiliza uma unidade de referência inercial (URI) constituída por dois giroscópios que permitem manter o telescópio apontado para os alvos das observações com muita precisão. Isto é particularmente importante para alguns tipos de observações como os trânsitos e eclipses secundários de exoplanetas onde o sinal é tipicamente muito débil. Manter o telescópio apontado de tal forma que a luz proveniente do sistema estrela-planeta caia sempre nos mesmos píxeis do detector permite minimizar erros sistemáticos do hardware e obter fotometria com melhor qualidade. Isso exige uma pontaria excepcional.

Por uma questão de redundância, o telescópio foi equipado com duas URIs idênticas. Ao fim de 8 anos de observações em que manteve uma performance excelente, a URI #1 começa a dar sinais de algum desgaste, tendo diminuído ligeiramente a precisão da sua pontaria. No entanto, prevendo a contínua degradação desta URI, a equipa da missão está a realizar testes no sentido passar a utilizar a URI #2, de “backup”. Se os testes forem bem sucedidos a transferência da pontaria do Spitzer será realizada no final deste mês.

Podem ver a notícia aqui.