Estudo brasileiro questiona aceleração da expansão do Universo

“O Universo está se expandindo, mas não necessariamente de forma acelerada como aponta o modelo cosmológico mais aceito pelos especialistas, o Lambda-CDM (Cold Dark Matter).
É o que propõe uma pesquisa realizada no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP).
Segundo Antônio Cândido de Camargo Guimarães, houve uma fase de expansão acelerada, que seria recente. “Mas hoje esse estado não é tão certo. É possível que a aceleração já esteja diminuindo,” disse ele. (…)
Em sua pesquisa, Guimarães diz que a ideia foi descrever a expansão de forma independente dos modelos de energia escura. (…)”

Leiam aqui, aqui, e aqui.

4 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Veja o blog: “Olhando o Universo”, Lá é mostrado mais de dez evidencias da não expansão do universo. Esta premiação Nobel alem de ser precipitada, foi injusta. Afinal foram vários pesquizadores que fizeram este teste. Só que a expansão do universo é feita pela observação do reed shift. Este reed shift, pode ser uma ilusão de ótica, causado pela poeira cósmica que filtra os raios de luz azul e ultravioleta e deixam passar o vermelho e o infravermelho. Sabemos que o espaço é repleto de poeira cósmica que se aglomeram para formar corpos celestes. Quando aglomeradas esta poeira ela pode ser detectada, mas rarefeitas não e é isto que mais existe no universo, além de neutrinos e outros vindas da periferia do universo..

    1. Alberto,

      Está sempre a falar do mesmo…

      Quando 1 pessoa está contra todos… só fica mal estar sempre a dizer o mesmo…

      abraços

        • darlan sheuber on 01/09/2014 at 03:31

        gostaria de esclarcer uma duvida… se a expansão do universo afasta todos os corpos desde o big bang, mantendo as galáxiaa proximas nos aglomerados pela gravidade, porque e como ha colisôes entre galaxias se todas deveriam ficar cada vez mais distantes umas das outras? obrigado…

      1. O afastamento de galáxias na verdade não é entre galáxias mas sim entre grupos de galáxias.

        O nosso Grupo Local afasta-se de outros.

        No entanto, as galáxias dentro do mesmo grupo, aproximam-se e acabam por colidir.
        Exemplo, dentro do nosso Grupo Local, as galáxias, como Via Láctea e Andrómeda, vão colidir.

        abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights