Um boneco de neve na superfície de Vesta

Agora que começou oficialmente a fase científica da missão Dawn, a NASA iniciou a publicação diária de imagens da superfície de Vesta. As primeiras a serem divulgadas mostram algumas das mais impressionantes formações geológicas observadas durante a fase de inserção na órbita operacional. Entre estas encontra-se o espectacular conjunto de crateras conhecido informalmente por Boneco de Neve.

Três crateras alinhadas na superfície de Vesta conhecidas informalmente por Boneco de Neve. Imagem obtida a 06 de Agosto de 2011 pela sonda Dawn (resolução: 260 metros/pixel).
Crédito: NASA/JPL-Caltech/UCLA/MPS/DLR/IDA.

O conjunto exibe interessantes pormenores que deixam transparecer alguns aspectos da sua formação. Para começar reparem no manto de ejecta que se estende em redor das duas maiores crateras, e que aparentemente se sobrepõe à terceira cratera mais pequena. Ao contrário das regiões mais distantes, saturadas por pequenas crateras, esta área parece conter muito menos crateras. Reparem também na quase sobreposição das duas maiores crateras e na estranha forma das suas vertentes. Todas estas características apontam para a formação contemporânea das duas depressões, provavelmente resultante do impacto simultâneo de dois objectos com alguns quilómetros de diâmetro!
Podem ler mais acerca desta estrutura aqui e aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights