China falha lançamento do satélite ShiJian 11-04

As autoridades chinesas confirmaram que o satélite SJ-11 ShiJian 11-04 não entrou em órbita terrestre devido a um problema com o foguetão lançador. As causas do acidente não foram reveladas.

O boletim on-line português Em Órbita foi a primeira fonte de informação Ocidental a revelar esta notícia que seria mais tarde confirmada pelos orgãos de informação chineses.

O que aparentemente seria um lançamento rotineiro na impressionante cadência de missões orbitais da China, o lançamento do satélite SJ-11 ShiJian 11-04 acabou por não ser bem sucedido. O ShiJian 11-04 foi lançado às 0928UTC do dia 18 de Agosto de 2011 por um foguetão CZ-2C Chang Zheng-2C desde o Complexo de Lançamento 603 (SLS-2) do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan.

Este lançamento surge cerca de três semanas depois do lançamento do terceiro satélite da série, o ShiJian 11-02.

Segundo as autoridades chinesas estes são satélites de investigação científica, no entanto observadores têm apontado que a rápida sucessão de lançamento nesta série (este ano foram lançados três satélites em cerca de um mês) pode indicar a criação de uma constelação de detecção e aviso antecipado de lançamento de mísseis balísticos intercontinentais, pois aparentemente os satélites estão equipados com sensores infavermelhos.

3 comentários

    • Rafaele Souza on 19/08/2011 at 16:20
    • Responder

    Deve ser triste ter todo o trabalho para criação de um sátelite e ele se perder 🙁
    É uma grande pena mesmo :/

  1. Naaaa, eles são amiguinhos….

  2. “O boletim on-line português Em Órbita foi a primeira fonte de informação Ocidental a revelar esta notícia que seria mais tarde confirmada pelos orgãos de informação chineses.”

    hmmmmm ainda vais ter os Chineses à perna 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights