Ainda sobre o Brasil

Na continuação deste post escrito pelo Carlos, a Space Review publicou um artigo de opinião de Douglas Messier sobre o papel que o Centro de Lançamento de Alcantara no Brasil poderá ter nos próximos anos na exploração espacial.

Ao longo do artigo, Douglas Messier fala sobre os objectivos espaciais do Brasil e das parcerias que já foram encetadas com a Ucrânia e com a Rússia para que seja mais viavel a sua concretização. Contudo, o Brasil enfrenta alguns desafios, sendo talvez um dos maiores, conseguir captar mão de obra jovem e qualificada para um programa espacial com poucos fundos. O Brasil promove assim um programa de bolsas de estudo para que os jovens possam estudar durante 4 anos no estrangeiro e depois voltar com know-how que lhes permita avançar nos seus planos.

Douglas Messier defende ainda que caso o Brasil consiga atingir os objectivos a que se propõe terá reunidas as condições para se tornar numa potência espacial.

15 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Dinis Ribeiro on 30/08/2011 at 14:29
    • Responder

    Gostava de combinar um jantar de tertúlia para todas as pessoas oriundas do Brasil e de Portugal que vivam em Lisboa e que tenham interesse em debater o assunto em pessoa…

    • alexandre gonçalves on 24/08/2011 at 16:57
    • Responder

    Boa tarde,Carlos!!
    Bom, programa Lunar feito pelo Governo acho beeemmm difícil. Mas temos uma equipe concorrendo no Google Lunar Xprize. O Site deles é “spacemeta.com”. Tem também uma página no Facebook.

    Abraços

    1. ahhh mas isso é diferente…

      Eu diria algo como o Kennedy… algo vindo do Governo para pôr todo o país a contribuir para isso 😉

  1. Caramba,eu moro no Brasil e nem sabia disso,tenho apenas 19 anos e sou completamente apaixonado pela astronomia e por todo o estudo que se envolve em torno dela,se alguem puder me dar alguma dica,ou alguma maneira de ser privilegiado com algum tipo de bolsa de estudo…por favor,,,me contatem,meu e-mail é este mesmo no qual me identifiquei,porém,se não for tão simples assim de conseguir essa bolsa ou se eu estiver ponto “os pés pela cabeça” me desculpem,pois sempre quis ver uma noticia como esta,eu acompanho diariamente o blog e aguardo uma resposta positiva tanto quanto a negativa.Para ser mais especifico,prefiro estudar planetas,tanto que por não ter condições de estudar apenas sobre este assunto(devido ao meu país não dar oportunidades de emprego nessa área),estou fazendo um curso de auxiliar de plataforma de petróleo e gás,para obter mais conhecimentos sobre a crosta terrestre,logo após,minha vontade é a Geofísica,mas caso apareça uma oportunidade como esta,eu abandonaria minhas ideias imediatamente 😀

    1. Álisson, eu falo pelo que vejo aqui no Texas, EUA, e existem muitos brasileiros aqui na Universidade, devido aos acordos de ensino superior entre os EUA e o Brasil.
      E existem brasileiros em tudo que é áreas diversas… incluindo no departamento de astronomia.
      Quanto aos cursos ligados ao petróleo, sei que existem muitos estrangeiros aqui na universidade ligados a essa área, precisamente porque existem essas oportunidades de intercâmbio.

      O que eu sugiro é que fale com os responsáveis aí na sua universidade e veja os tipos de intercâmbios que existem… porque eles existem 😉

      abraços

      1. Obrigado pela dica Carlos,vou me informar sobre o assunto com os responsáveis.Admiro sua inteligencia,assuntos geniais de total interesse por quem gosta de ficar informado!

      2. Obrigado 🙂

    • ALEXANDRE GONÇALVES on 24/08/2011 at 00:58
    • Responder

    Sim,Carlos.A Dilma foi a candidata do Lula.Na verdade esse impulso no programa espacial começou com a Dilma. Lula nunca deu muita importância para ciência e tecnologia. Desde o acidente em Alcantara que a AEB esta estagnada,apesar das promessas feitas à época de mais recursos para o setor. Vejo com bons olhos essa mudança de postura. Mas como disse antes, daqui a três anos teremos novas eleições e sempre há essa ameaça de “novas prioridades”. Ciência aqui nunca foi política de estado,estando sempre a mercê do líder da vez…uma pena.Temos ótimas “cabeças” por aqui,muitos procurando oportunidades fora do país.

    1. Alexandre,

      Infelizmente, isso é comum pelo mundo 🙁
      Políticos mudam… políticas mudam… ciência mantém-se a reboque 🙁

      Não sabia que a AEB estava estagnada 🙁
      http://pt.wikipedia.org/wiki/Ag%C3%AAncia_Espacial_Brasileira

      Vocês têm 2 centros de lançamento:
      http://pt.wikipedia.org/wiki/Centro_de_Lan%C3%A7amento_da_Barreira_do_Inferno
      http://pt.wikipedia.org/wiki/Centro_de_Lan%C3%A7amento_de_Alc%C3%A2ntara

      E tendo em conta o tamanho do Brasil e os recursos naturais disponíveis, têm certamente potencialidade para serem uma potência mundial… como EUA ou China…
      Basta que haja uma convergência das políticas por um grande designio nacional.
      Um programa lunar, por exemplo 🙂

    • Alexandre gonçalves on 23/08/2011 at 20:20
    • Responder

    Seja bem vindo, Carlos!! Se essas notícias se confirmarem, seria ótimo. O problema aqui no Brasil, é a continuidade dos projetos. A cada novo governo, tentasse apagar tudo o que o anterior fez.

    1. Obrigado 🙂

      Mas a Dilma não continuou o trabalho do Lula?
      Tinha noção que era uma candidata da continuidade…

  2. E eu, do lado de cá, já posso sonhar em mandar um dos meus meninos para Marte! 😀

    1. Mirian,

      Se eles lêem isto, vão pensar que a Mirian os quer ver longe 😛 ehehehe 😀

  3. lolll olha que não seria má ideia de todo! E lá está: eles precisam de recursos humanos que percebam da coisa 😛

  4. Acho que vou emigrar para o Brasil… 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights