comentários no astroPT

Eu tenho dificuldade em compreender como é que as pessoas entram em sítios científicos, cheios de certezas nas suas concepções, e com arrogância dizem X e Y, que se prova ser completamente falso.
Alguém acha correcto entrar-se por um hospital dentro, a afirmar que o sangue é verde e que os médicos não sabem o que dizem? Claro que não.
Então porque há quem entre no astroPT com a prepotência que sabe mais que os especialistas?

É que é constante a entrada de comentadores “caídos de pára-quedas”, a só dizerem disparates, a assumirem arrogantemente que sabem mais que os especialistas, e ainda a nos chamarem a nós de arrogantes porque temos mais conhecimento que eles e decidimos partilhar esse conhecimento.
É uma atitude que denota intolerância para com os factos, prepotência, arrogância, e incapacidade de aprender.
É uma atitude fundamentalista de quem quer continuar a acreditar em disparates.
É, decididamente, uma atitude irracional de quem está contra o conhecimento!
Não é, decididamente, uma atitude de quem queira aprender seja o que fôr.

Eu não entro por um hospital assumindo que sei mais de medicina que um médico. Seria um erro e uma parvoíce.
Daí que quando quero saber alguma coisa sobre assuntos que não são os meus, pergunto a quem sabe mais.

Numa aula de física, um aluno decide afirmar que ele é que sabe, que a gravidade não existe, e as pessoas podem voar livremente pelos céus.
O professor diz-lhe que isso não é verdade e que a gravidade está mais do que provada. Mas o aluno continua a fazer birra que ele é que sabe e o professor nada sabe.
Mas afinal quem sabe mais? O professor ou o aluno?
Será que o aluno está nessa aula para aprender? Não. Está lá só para dizer disparates e destabilizar a aula.

E quem diz médicos ou professores, diz outro qualquer conhecimento de diferentes especialistas.
Eu não percebo nada de agricultura. Será que faz sentido eu ir até a um campo, estarem plantadas umas couves quaisquer, e eu virar-me para o agricultor e dizer-lhe que as couves apareceram devido a energias místicas ou a ter-se posto no solo um corno de touro? O agricultor ria-se, certamente! Porque eu estava a dizer disparates. E fazia algum sentido eu a seguir chamar o agricultor de arrogante só porque ele até sabe plantar couves e eu não??
Se eu quisesse aprender, então o que eu deveria ter feito era perguntar ao agricultor como ele plantou as couves. Se eu não quero aprender, mas somente fazer figuras tristes, então a minha estratégia é assumir que sei mais que os especialistas, apesar de só dizer disparates.

Não se espera que as pessoas saibam tudo. Ninguém sabe tudo!
Espera-se sim é que quem sabe menos se tente informar com quem sabe mais, em vez de arrogantemente achar que sabe tanto como os especialistas.

Já disse neste post, que o astroPT serve para quem quer aprender.
Quem não quer aprender e simplesmente quer de forma fundamentalista continuar parvamente a acreditar em mentiras, então o astroPT não é para eles.

O que se espera dos comentadores é que: façam perguntas, aprendam, digam piadas, divirtam-se, façam comentários inteligentes, comentem de forma positiva para complementar o post, parabenizem o autor, façam críticas baseados no conhecimento, contribuam para o aumento de conhecimento divulgado, etc.

No entanto, o que se vê de vez em quando é insultos gratuitos aos autores, como aqui (fora as dezenas de comentários insultuosos que nem deixo passar), ou fazerem afirmações completamente disparatadas, como tive de responder aqui (e que existem às centenas pelo blog).

O astroPT é constituído por uma equipa diversificada, cada um deles com uma especialidade bastante aparente nos seus artigos.
Exemplo: informações sobre exoplanetas normalmente são dadas pelo Luís Lopes. Porquê? Será, por exemplo, porque eu nada sei sobre eles? Não. Mas porque ele sabe mais dessas notícias que eu. Logo, é da mais elementar inteligência que eu não vou andar a discutir com ele como se soubesse tanto ou mais que ele sobre esse assunto. Nada aprendia se o fizesse.
Outro exemplo: o Manel Rosa Martins está a fazer doutoramento em Física de Partículas. Obviamente que sabe mais que eu sobre essa área. Sem dúvida. Não quer isso dizer que não se pode enganar (pode! Toda a gente se pode enganar!), mas obviamente que tenho que considerar que ele sabe mais do que eu e não começar a disparatar com ele – ou seja, eu que pouco sei sobre isso, não vou começar a dizer disparates só porque arrogantemente vou assumir que sei tanto como ele.
Saber identificar os especialistas é uma característica básica da Literacia Funcional – um neurocirurgião pode-se enganar por vezes, mas tenho a certeza que entre um trolha que diz que o sangue é verde e que vos tira um tumor no cérebro à martelada ou um neurocirurgião que é especialista em operações ao cérebro para retirar tumores, tenho a certeza que vocês não pensariam 2 vezes sobre se preferiam o especialista!

Deixem-me repetir: o astroPT não é constituído por trolhas que querem curar tumores à martelada, nem por “pessoas que leram uns livros sobre algumas coisas e resolveram criar um blog”. Eu estudo, trabalho, e sou avaliado há muitos anos nas matérias em que me posso classificar especialista. Não digo as coisas “só por dizer”, mas sim porque é conhecimento.

Cada um dos autores do astroPT tem o seu próprio trabalho. Cada um escreve no astroPT porque quer e gosta de divulgar conhecimento gratuito, mas nenhum de nós faz disto a sua vida. Isto não é uma obrigação nossa.
E por mim falo, sem o astroPT eu vou continuar a ter acesso a notícias de astronomia, como já tinha antes do astroPT. Não perderei esse conhecimento, porque trabalho nesta área.
E a verdade é que nenhum de nós faz isto para estar a receber insultos gratuitos, nem para estarmos a aturar pessoas que só afirmam disparates (em vez de perguntarem sobre os temas).

É frustrante estar a transmitir conhecimento de graça, e no entanto estar constantemente a apagar comentários insultuosos.
E começo a ficar cansado de andar sempre a dizer as mesmas coisas, sempre como resposta a disparates anti-conhecimento feitos sobre factos científicos ou sobre o processo e a natureza da ciência.

Eu sei que a maioria dos nossos comentadores não se revêem naquilo que eu disse. E têm razão. E peço desculpa por vos estar a chatear com este texto.
Mas espero que entendam a minha frustração. E espero que entendam o porquê de eu equacionar se faz algum sentido existir um astroPT.
Como não somos masoquistas, então a minha pergunta é: para que serve ter um astroPT, se estamos constantemente a ser insultados e desconsiderados no nosso conhecimento?

58 comentários

3 pings

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Não é novidade para mim a parvoíce alheia que muito semeiam aqui alguns leitores, nem menos revoltante por não gastar sangue e suor neste projecto. Mas acho isto um fenómeno interessante: são aos magotes aqueles que insistem saber como tudo funciona e dão-se mesmo ao trabalho de o testemunhar, mas estão aqui para o fazer. Quanto a isso até parece algo positivo. Gente orgulhosamente ignorante há em todo lado mas o facto de voltarem obstinadamente e fazerem os comentário que fazem dá a entender que se mexe com algo que lhes é muito querido, as suas certezas; e até aí o astroPT faz o seu trabalho. Quanto ao inoportuno entulho de letras que praí vai ficando, parece-me não merecer o esforço eloquente para explicar senso comum que muitas vezes faz. Valem ambos, bitaíte e resposta, por, respectivamente, gargalhada e respeito por argumentação exímia.
    Pegando na questão essencial, para q serve um astroPT? Uma fonte de conhecimento que trata de forma profissional e rigorosa a informação é sempre uma mais valia. Que sentido faz? Da última vez que o blogue esteve inactivo por uns dias não me apercebi imediatamente da causa e julguei que tivesse acabado e lembro-me de ter ficado perplexo e pensar, Não pode ser. Isso deve contar para alguma coisa.
    Espero que continue o bom trabalho.

    1. Obrigado pelas palavras, Bruno 🙂

  2. Olá
    Comentei no FB e pediram-me para colocar aqui o comentário. Faço-o com muito prazer, pois o AstroPT é já uma companhia que não quero dispensar! Aqui vai, então, o meu miminho:

    ” Fechar o blog, nem pensar! Concordo com alguém que disse que se metia num avião e ia dar uma “carga de porrada” ao Carlos!
    Agora a sério, isso seria uma coisa muito triste e os leitores não merecem! 🙂 Pensem naqueles leitores que, como eu, só querem aprender. Julgo que por eles, vale a pena ignorar os outros, não é?
    Por favor, continuem, são uma lufada de ar fresco diariamente.
    Obrigada por tudo o que nos dão!”

    1. Obrigado, Susana 🙂

  3. Olá a todos quantos fazem do AstroPT um espaço de divulgação científica, do melhor que há no país!

    Um abraço especial ao Carlos Oliveira, para que não desista da sua “batalha”, em prol do conhecimento!

    Não posso estar mais de acordo em relação à necessidade de separar o trigo do jóio, nomeadamente no que à Ciência diz respeito.

    Também penso que cada um deve falar apenas das áreas do conhecimento que domina.

    Infelizmente, certos opinion makers da nossa praça, falam de tudo e mais alguma coisa, como se fosse possível ser expert em tudo!

    Abraços,

    Mário Neves

    1. Pois Mário…. expert em tudo, só o Google 🙂
      E mesmo assim, vê-se milhões de páginas só com disparates 🙁

      abraço! 🙂

    • Rafaele Souza on 24/08/2011 at 17:02
    • Responder

    É uma grande pena que existam pessoas que desvalorizam os trabalhos das outras!Claro que sempre haveram criticas,mas partir pra ofensa é uma coisa horrenda!Tem umas duas semanas que descobri o Blog,e a partir de então,quase todos os dias venho aqui acompanhas noticías.Além de textos práticos,há posts super interesantes,
    o que é ótimo para pessoas que como eu,querem aprender sobre astrônomia e afins.Eu ainda não sei muito sobre os assuntos retratados aqui,como disse estou aprendendo.E quero aprender muito muito mais,pois estes assuntos relacionados a Astronomia me encantou de uma forma surpreendente.Tanto que comprei meu telescópio a pouco tempo.Quando agente para pra pensar na grandeza e perfeição do universo agente se encanta não é verdade?E eu,que sou muito curiosa não sossego até tirar todas as minhas dúvidas sobre determinado assunto!hahahaSabia que eu converso sbre o Blog e coisas que leio aqui com minha irmã a noite?rs
    Realmente aqui,é um espaço muito bom pra quem quer aprender sobre astronomia.Não tenho o que rclamar daqui.TODA a equipe do astroPT esta SUPER e parabéns.Sério mesmo 🙂 E com certeza,essa brasileira aqui,vai encher muito o saco de vocês !hahahaha

    Beijos pra toda equipe do AstroPT.
    Ps:Alguém ai conhece o Brasil?Se não,venham nos fazer uma visitinha,vocês vão gostar do povo Brasileiro 🙂 hahaha

    1. Obrigado pelas palavras, Rafaele 🙂

      O astroPT tem colaboradores brasileiros 🙂
      Alguns autores estão precisamente no Brasil 😉

      abraços

  4. Já que este post é sobre comentários no Blog, vejam estas duas conversas com pessoas que pensam de forma diferente de nós, mas mesmo assim houve respeito de parte a parte pela opinião dos outros:

    Vejam toda a conversa com a Rafaele:
    http://www.astropt.org/2011/08/17/o-profeta-extraterrestre-de-arganil/#comment-44580

    Vejam toda a conversa com o Márcio:
    http://www.astropt.org/2011/08/23/ciencia-nao-erra/#comment-44954

  5. Oi Carlos, sou brasileiro e estudo eng. química aqui no Rio de Janeiro, estou sempre lendo o blog e admiro o esforço de cada um de vcs em deixar-nos sempre atualizados com as pesquisas no campo da astronomia, e sempre de uma maneira que leigos como eu possam entendê-los e buscar se aprofundar no assunto. Vcs fazem um excelente trabalho, pretendo um dia poder contribuir para a divulgação científica e da informação de um mundo geral, que é está sim que traz luz ao mundo, tira as pessoas da ignorância. Muitos erros da nossa história poderiam ter sido evitados se a divulgação da informação fosse um esforço dos antigos estudiosos. Não desistam disso devido à ignorância de outros, pois é como desistir de uma luta. É certo que muitas pessoas admiram o trabalho de vcs. Parabéns pelo trabalho da equipe do AstroPT.

    1. Obrigado, Henrique.

      No meu caso, até é com o objectivo do pensamento crítico e conhecimento racional.
      Uma sociedade ignorante é mais facilmente sugestionada e dominada. Uma sociedade conhecedora tem melhor nível de vida e uma ideia do mundo à sua volta mais consentâneo com a realidade.

      Obrigado novamente.

    • Mirian Martin on 24/08/2011 at 13:31
    • Responder

    Já presenciei um desses “maluquetes” se derramando por aqui. Por um lado, é até interessante, porque se vê até que ponto as pessoas se agarram a teorias infundadas e na outra ponta os fundamentos reais sendo apresentados; por outro lado, há um certo divertimento ao ver o fundamentalismo e a ciência se debatendo e, evidentemente, nenhum cedendo: um, por ser fundamentalista, outro, por ter toda razão.

    E exatamente pelo fato do AstroPt buscar sempre a razão dentro da ciência, espero que nem passe pela cabeça fechar o Blog!

    1. Obrigado, Mirian, pelas palavras 🙂

  6. Algumas discussões tornam-se bastante frustrantes e há pessoas sem raciocínio lógico com as quais é impossível argumentar. Se, para além disso elas se acharem detentoras da verdade, as coisas podem-se tornar feias. Às vezes a solução é mesmo explicar as coisas da melhor maneira possível e depois deixar de responder a essas pessoas, não há mais nada a fazer. Mas não vim aqui só dar “mimos” como pediram no Facebook. Por exemplo no primeiro caso mencionado em que houve uma discussão com um anónimo, ele não estava completamente errado e o autor do artigo não estava completamente correcto. A postura de ambos foi de lamentar. Para além disso não concordo com as insistências para que ele se identificasse. Um argumento vale por ele próprio, não por quem o profere.

    1. Hugo,

      Os “mimos” foram pedidos publicamente, e basicamente definem-se como a resposta à pergunta que eu coloquei no post: para que serve o astroPT?

      O autor do texto de que fala agradeceu ao anónimo inicialmente, incluindo explicando mais sobre o tema, e até modificando o texto um pouco, para ficar mais explicável. A partir do momento em que alguém tem a arrogância de dizer que está a fazer uma revisão do texto, nem diz quem é nem nada, e depois se põe com insultos gratuitos… aí não há defesa racional possível para esse tipo de comportamento.

      Tem razão que os argumentos não dependem das pessoas que o dizem, daí que foi dito ao anónimo para se identificar por *respeito* às outras pessoas. Nós estamos todos identificados. É da mais elementar lógica que uma pessoa que venha cá siga essas regras básicas de convivência social.

      abraços!

    • Aurora Duarte on 24/08/2011 at 12:08
    • Responder

    Obrigada AstroPT!

    Na confusão de “informação” é aqui que procuro, através do vosso conhecimento, tranquilidade quando acedo a divulgações de conteúdo assustador.
    Conto sempre convosco e agradeço pela partilha da informação cientifica que nos esclarece quando a dúvida, na nossa ignorância nesta área cienifica, nos perturba.

    1. Obrigado, Aurora 🙂

  7. Comentários maldosos sempre existirão, não importa quem escreva os artigos, nem como os escreva (podem-se bloquear os maldosos, mas não impedi-los de aparecer).

    As pessoas por vezes comentam algo desagradável porque estão de mau humor, ou chateadas com alguma coisa (e isso serve também pra quem os respondem — os autores).

    É assim que é acontece, quando pessoas escrevem pra pessoas.

    A única solução pra evitar comentários maldosos é evitar os comentários (impedindo os comentários nos artigos). Não há outra, na prática.

    Talvez seja uma questão de pesar os ganhos e as perdas com os comentários na ativa e decidir se se deve continuar a permiti-los.

    De qualquer forma, com ou sem comentários permitidos, eu vou continuar a visitar o AstroPT quase que diariamente, assim como faço com o site Inovação Tecnológica (que não permite comentários).

    1. Tem toda a razão, Cristiano.

      Quanto ao resto, vou só responder o que já respondi em cima:

      “Pois, também conheço vários sítios que fecharam os comentários… 🙁

      Mas acho que aqui seria dar um “tiro no pé”… porque a verdade é que a maioria dos comentários é de pessoas que querem saber mais sobre o tema ou que fazem comentários que complementam o que já é dito ou que criticam de forma que se aumenta o conhecimento… por isso, vejo a secção de comentários de forma positiva.

      Fico é frustrado com os outros comentários 🙁

      Eu tenho a mania de “perfeccionismo” e por isso gostava que fosse tudo perfeito, incluindo nos comentários… infelizmente, isso não é possível 🙁 ”

      abraços!

        • Cristiano on 25/08/2011 at 09:46

        O perfeccionismo pode ser desgastante (no meu caso, muitas vezes voltava a trabalhar num desenho por causa de um detalhe insignificante), porém, sempre impressiona pelos resultados.

        Carlos, Parabéns pelo blog (sinto como se nunca tivesse te agradecido por isso)!

        Como alguém disse aqui nos comentários, nos dias que o blog ficou “fora do ar”, realmente senti muito a falta dele.

        Sei, porque tenho memória disso e não nego, que muitas vezes fui inconveniente (e até bem chato – e talvez mesmo estúpido) com meus comentários. Mas sempre o fiz pra mostrar um ponto de vista comum, da pessoa comum (não cientista), que por acaso sou. E afinal, da discussão nasce a luz.

        Ainda sobre comentários, apenas passe por cima dos maus e continue com o bom trabalho. Ignorá-los e não publicá-los pode ser uma maneira de desencorajar quem só quer fazer o mal. Quem sabe não funcione? O que eu sei é que com comentários ou sem comentários, eu continuarei a visitar esse blog.

        Pois, que eu saiba, o AstroPT é um dos melhores blogs que já vi em língua portuguesa. E não é pra menos: a informação aqui é de 1ª! 🙂

      1. Obrigado pelas palavras, Cristiano 🙂

  8. Uma sala de aula com 29 pessoas uma sabe do que fala e 27 escutam-na com atenção, ela apresenta a equação 2+2=x,e comprova matemáticamente que são 4, outra pessoa levanta-se lá no fundo e diz isso é uma arrogância porque 2+2=7 existem diversas teorias na internet que o provam, os outros 27 querem perceber se 2+2 são 4 ou 7, se aquele que diz que são 4 desistir…..
    (e eu que sempre achei que são 15 ;).

    Eu tenho medo de andar de avião, mas espero por ti no aeroporto.

    P.S. Um dia ao ler sobre o primeiro gato zombie dentro de uma caixa, o meu cérebro quase que ia explodindo, tenho a mesma sensação ao ler alguns dos artigos deste blog por favor não deixem que isso acabe.

    E já agora OBRIGADO!

    1. Pois, mas nesse exemplo da sala de aula… a verdade é que destabilizam 🙁

    • Conceição Monteiro on 23/08/2011 at 21:04
    • Responder

    Parece-me que este Post é dar importância a quem não a tem.
    Gente mal educada vai aparecer sempre, é algo que todos nós estamos sujeitos. Infelizmente nem sequer é exclusivo do AstroPT, tão pouco da internet.

    Quando lhes falta cultura e educação é fácil esconderem-se sobe a capa do anonimato. Isso costuma dar coragem aos cobardes e força aos invejosos.

    Temos que saber lidar com isso.

    Para a frente é que se faz o caminho. Deixa que esses anónimos se roam.

    1. Parece-me que tens razão 😉

        • Conceição Monteiro on 24/08/2011 at 21:29

        gostei

        diz outra vez…

        😛

      • Manel Rosa Martins on 25/08/2011 at 01:30
      • Responder

      Conceição Monteiro tem toda a razão e tanto assim é que foi com todo o entusiasmo e total concentração que tentei responder hoje mesmo a comentários e perguntas bastante interessantes e bastante exigentes, no melhor sentido, por parte dos leitores. Um comentário resumia bem: “Vamos ao que é importante.”

      Portanto não só é um bom conselho como o já está a ser seguido na prática.

      Obrigado.

  9. Apesar dos idiotas, espero que continuem a prestar esse grande serviço ao conhecimento.
    Desculpem alguma parvoíce que tenha largado por aqui. Se o fiz, não foi por mal.

    1. Obrigado 🙂

      Acho que não 🙂

    • Ana Guerreiro Pereira on 23/08/2011 at 20:41
    • Responder

    Carlos, eu sei que tenho um tema relacionado com este teu post para forjar. Prometo que logo q esteja funcional o faço, sim? Não estava a contar com a gripe Nessie nem com recaídas 🙁

    No entanto, afianço-te: se fechas o blog meto-me num avião e vou ao texas dar-te um carguio de porrada. Com todo o respeito. 🙂 🙂 🙂

    1. Fico à espera desse post 🙂

  10. Don’t feed the trolls 😛

    Gosto de lidar com este assunto pensando que esse tipo de comentários podem ter algum valor educativo para outras pessoas, no sentido de serem um exemplo a não seguir. Tens de levar isso na desportiva, alguns até são engraçados (de tão estúpidos que são) e acabam por só nos dar razão. E sobretudo tens de te lembrar dos bons exemplos de comentários e não te focares apenas nos maus. Eu criei uma secção de hate mail no meu blog, assim os leitores até podem discutir sobre os comentários e a razão pela qual foram parar àquela secção, agora só faltam os leitores 😛

    Já agora aqui fica o guia para tótós sobre o fenómeno de trolling: http://covildostrolls.blogspot.com/p/trolls-101.html

    1. LOLLLLLLLLLLLLL Marco… esse guia tá giro! 🙂

    • alexandre gonçalves on 23/08/2011 at 16:56
    • Responder

    Carlos,

    Seu trabalho é incrível. Acompanho o BLOG diariamente e me alegro com cada nova postagem, com cada nova informação. SEMPRE existirão ignorantes, preconceituosos, fanaticos. Veja seu trabalho como uma vela na escuridão (ops.acho que Carl Sagan disse isso).Não esmoreça.

    1. Obrigado Alexandre 🙂

      Pois… essa vela na escuridão é mesmo à Sagan… para afugentar os “demónios” 🙂

      Mas eu queria iluminar a sala inteira… como fazer? 🙂

    • Nuno Ferreira on 23/08/2011 at 16:18
    • Responder

    Como leitor de vários blogs de divulgação científica (essencialmente em língua inglesa) nem calculam como fiquei contente quando descobri o astropt.

    Malta que anda pelos blogs a dizer asneiras é o que não falta por aí. Se todos os blogs que encontram este tipo de “críticas” fechassem, não havia um único blog a funcionar.

    O meu conselho é que ignore esses comentários ou então que seja constituída uma equipa de moderadores para ajudar a filtrar comentários parvos.

    No limite, a solução mais radical seria pura e simplesmente desactivar os comentários (infelizmente conheço alguns casos em que tiveram de optar por esta solução).

    Fechar o blog é, na minha opinião, dar a vitória a pessoas que não merecem o tempo que se gastou a escrever sobre elas.

    1. Pois, também conheço vários sítios que fecharam os comentários… 🙁

      Mas acho que aqui seria dar um “tiro no pé”… porque a verdade é que a maioria dos comentários é de pessoas que querem saber mais sobre o tema ou que fazem comentários que complementam o que já é dito ou que criticam de forma que se aumenta o conhecimento… por isso, vejo a secção de comentários de forma positiva.

      Fico é frustrado com os outros comentários 🙁

      Eu tenho a mania de “perfeccionismo” e por isso gostava que fosse tudo perfeito, incluindo nos comentários… infelizmente, isso não é possível 🙁

      abraço e obrigado!

  11. Pois é. Parece que já vem de longe esta batalha do conhecimento / não conhecimento. É muito triste quando se tenta fazer alguma coisa pela divulgação cientifica e se apanha com estes “cromos”. Mas assim é que dá gosto continuar a lutar contra esta irracionalidade que se instalou em algumas pessoas. Carlos, não sei porque mas estás a ter muita gente a tentar deitar-te abaixo e com ele este projecto. Ou se calhar até sei porque 🙂
    Este projecto já está grande demais para ser deitado abaixo por gente sem conhecimento cientifico, que não tem e não querem ter.
    Abraço

    1. O que não percebo é porque as pessoas não ignoram.

      Se não querem ter conhecimento, não vêm aqui. É tão fácil.

      Porque têm que vir para cá desrespeitar o conhecimento?

      abraços!

  12. Penso que haverá sempre uns “iluminados” que se consideram uns potentos, e como na verdade são precisamente o contrário, usam a baixaria para se valorizarem. E como já alguem disse, parece que se estão a “reproduzir” a uma velocidade assustadora, quando deveria acontecer o contrário.

    Eu agradeço ao Astro por todos os conteúdos divulgados, e por todas as duvidas esclarecidas. Acho que fazem muito bom trabalho na divulgação do conhecimento cientifico, e algumas das discusões são até bastantes saudaveis.

    Quanto aos “abtrusos”, é pena não terem cérebro….

    1. Obrigado, Marina 🙂

    • Cristina Guimarães on 23/08/2011 at 11:43
    • Responder

    Bom dia
    Foi com muita tristeza que fiquei depois de ter lido o vosso comunicado
    No meu modesto de entendimento na qualidade de leiga na área cientifica, vosso trabalho é, simplesmente, FANTÁSTICO e, por favor, não desanimem, porque foi com muita satisfação que vos encontrei.
    Um abraço
    Cristina Guimarães

    1. Obrigado pelas palavras, Cristina 🙂

      Não é bem comunicado… é mesmo um descarregar de frustrações 🙂

      abraço

  13. “Como não somos masoquistas, então a minha pergunta é: para que serve ter um astroPT, se estamos constantemente a ser insultados e desconsiderados no nosso conhecimento?”.

    Giordano Bruno, morreu na fogueira….
    Galileo Galilei, Eppur si muove…

    O desconhecido assustou, assusta e assustará… E o mais engraçado, é que um dos mecanismos de defesa do ser humano, tanto pode dar para a evolução como para o destruir…

    Enfim…. Eppur si muove…..

    PS: Fernando Pessoa disse, “Navegar é preciso, viver não é preciso …”, aqui neste contexto poderemos dizer….” Ensinar é preciso, viver não é preciso…” 😉

    1. “Giordano Bruno, morreu na fogueira…”

      LOLLLLLLLLL então é para isso que serve o astroPT? 😛 Vamos morrer todos na fogueira? 🙂 LOL 🙂

      Eu não tenho personalidade para mártir… porque morria 🙂

      ok… agora fora de brincadeiras… eu percebi o que quiz dizer 😉

      abraços! 🙂

  14. Caramba, “renar” é uma coisa, agora passar atestados de incompetencia à malta que anda a “queimar neurónios” sem ser com a cannabis é um bocado arrogante!
    Se quiserem teorias da conspiração, então vejam a já velha “Conspiração de Orion”

    http://www.theorionconspiracy.com/

    Ainda é delicioso dar uma olhadela, especialmente às imagens da Lua!
    Aqueles tipos são uns brincalhões!

    1. Desconheço isso.
      É um filme?
      Passou nos cinemas?

      Não vi no site IMDB (de filmes), nem na Wikipedia 🙁

      Assim, não percebo o que é 🙁

      Será um short-film só criado para aquele site?

        • none on 09/12/2014 at 02:17

        aqui esta a pagina no imdb: http://www.imdb.com/title/tt3693668/?ref_=nm_flmg_dr_1

  15. Opa… Deixa eu só explicar melhor, que agora eu vi que ficou confuso… Meu texto mostra que não houve farsa alguma da NASA. O cara teima que foi tudo uma farsa.

    Só por desencargo de consciência. 😉

    1. 😀

  16. Eu poderia publicar basicamente o mesmo no Livres Pensadores… Principalmente pra um sujeito que TEIMA em comentar num texto que fiz desmistificando a “farsa” da ida à Lua, afirmando que a NASA realmente forjou tudo…

    É, no mínimo, vergonhoso saber que existe por aí, à solta, um ser humano deste tipo.

    Mas… Fazer o que? São os trolls. :/

    1. Pois, também temos aqui posts desses… mas por acaso não tivemos problemas desses nesses posts 🙂

  17. Bom dia,

    O AstroPT, serve, para ensinar-nos.
    Para a nossa curiosidade ter respostas.
    Para que aprendamos, sem “esquivas”, ou incorrectas respostas nos ensinaram enquanto crescíamos.
    Em resumo:
    Para nos maravilharmos!!!

    http://www.youtube.com/watch?v=uiCRZLr9oRw

    1 abraço,
    Jean

    1. Obrigado Jean.

      Não consigo ver o vídeo. Diz que está bloqueado o conteúdo neste país (EUA). 🙁

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights