Rússia suspende lançamentos com o foguetão Proton-M

Em resultado dos problemas surgidos durante o lançamento do satélite de comunicações russo Ekspress-AM4, a Rússia decidiu suspender temporariamente todos os lançamentos do foguetão 8K82KM Proton-M/ utilizando o estágio superior Briz-M.

De recordar que no passado dia 17 de Agosto foi lançado desde o Cosmódromo de Baikonur, Cazaquistão, um foguetão 8K82KM Proton-M/Briz-M com o satélite Ekspress-AM4. Os estágios do lançador Proton-M funcionaram sem problemas, deixando o conjunto Briz-M/Ekspress-AM4 numa órbita preliminar. O estágio Briz-M deveria executar cinco manobras orbitais para colocar o satélite em órbita geossíncrona. As três primeiras manobras decorreram sem problemas, mas pouco antes da quarta ignição os controladores perderam todos os contactos. Em resultado, o satélite foi colocado numa órbita muito mais baixa do que previsto e que é inútil.

Todos os preparativos para o lançamento do Proton-M em Baikonur estão assim suspensos até aos resultados da comissão de inquérito que foi nomeada para determinar a causa do problema. Este ano ainda estavam previstos cerca de 10 lançamentos com este foguetão que deverá colocar em órbita três novos satélites Uragan-M para a rede GLONASS, além dos satélites de comunicações Quetzsat-1, Viasat-1, SES-4, Lusch-5A e Amos-5, Telkom-3 e Ekspress-MD2, Astra-4B, Sirius FM-6, SkyTerra-2, Yahsat-1B e Intelsat-23.

Imagem: Roscosmos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights