Astronomy magazine publica hoje como Imagem do Dia, o Parque da Paz em Almada, envolto em estrelas

Nesta imagem obtida no Parque da Paz, um “refúgio da natureza” com um toque humano localizado no meio da cidade de Almada e que o site da revista americana Astronomy destaca hoje como Imagem do Dia, são visíveis várias estrelas e respectivas constelações que conseguem romper por entre o céu brilhante ainda afectado pela poluição luminosa da cidade.

Logo à esquerda o rasto mais brilhante é da estrela Sírius, seguindo-se logo à direita os rastos da estrelas de Orion,  que atravessam o primeiro conjunto rochoso vertical. Logo acima de Orion é ainda visivel o rasto de Procyon e mais à frente em baixo, destaco o rasto das conhecidas Pleiades. Finalmente no canto superior direito, a estrela Capella, com uma tonalidade alaranjada e inconfundível. O rasto rectilíneo inferior que atravessa a imagem, é proveniente de alguns aviões que ali passaram em direcção ao aeroporto de Lisboa.

Time Lapse Photography by Miguel Claro from Miguel Claro on Vimeo.

Para o leitor ter uma noção do movimento da esfera celeste, partilho também um Time Lapse que fiz nessa mesma noite como resultado da imagem acima publicada.

Gostaria ainda de desafiar os leitores do astroPT que ainda não tiveram a oportunidade de visitar e beneficiar do agradável “pulmão natural” chamado Parque da Paz e situado ao lado da rotunda do Centro Sul, em Almada, a virem dar um passeio, fazerem um piquenique, ou mesmo uma corrida e relaxar em frente ao lago repleto de patos, cisnes…enfim, um local a não perder e muito apetecível nestes dias de Sol.

Podem encontrar a sua localização e imagens aqui:

Esta e outras imagens de astrofotografia no link Skyscapes:

Miguel Claro

1. É um sitio fantástico, muito bonito mesmo 😀