O que é aquele pontinho?

A APOD de hoje traz uma imagem que reflecte bem a Mensagem de Sagan.

Esta é uma fotografia tirada pela sonda Cassini ao planeta Saturno, em 2006.

Cliquem na fotografia para a ampliarem e irão ver, na esquerda, ao lado dos anéis mais brilhantes, um pontinho insignificante no céu…
Nesse praticamente irrelevante pontinho encontram-se todas as pessoas que vocês conhecem.

Como disse Sagan:
“Observe o ponto mais uma vez. É aqui. É a nossa casa. Somos nós. Nele vivem ou viveram todas as pessoas que ama, todas as pessoas que conhece, todas as pessoas de que ouviu falar, todos os seres humanos que alguma vez existiram.
A conjunção da nossa alegria e do nosso sofrimento, milhares de religiões confiantes, ideologias e doutrinas económicas, todos os caçadores e recolectores, todos os heróis e cobardes, todos os criadores e destruidores da civilização, todos os reis e camponeses, todos os jovens casais apaixonados, todas as mães e pais, crianças esperançadas, inventores e exploradores, todos os professores de moral, todos os políticos corruptos, todas as «superestrelas», todos os «líderes supremos», todos os santos e pecadores da história da nossa espécie viveram lá – numa partícula de poeira suspensa num raio solar.
A terra é um palco muito pequeno, numa imensa arena cósmica.”

É um ponto azul-claro, que denominamos de planeta Terra.

1 comentário

1 ping

  1. Dá uma boa introdução a um conto de ficção científica. Já vejo até a capa do livro! USHuahsau

  1. […] – Escalas: pequenos, insignificantes. Mensagem de Sagan. Escalas no Universo. Pontinho. Indiferença Cósmica. Filme para IMAX. Sistema […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights