Novas imagens dos locais de alunagem das missões Apollo

A NASA divulgou há pouco imagens impressionantes dos locais de alunagem das missões Apollo 12, 14 e 17. As novas imagens foram obtidas durante o mês de Agosto pela sonda Lunar Reconnaissance Orbiter, a uma altitude média de apenas 21 quilómetros (cerca de metade da altitude habitual), o que permitiu uma melhoria considerável na resolução dos diversos artefactos deixados pelos astronautas há 40 anos. Cliquem nas figuras embaixo para as observarem na sua máxima resolução.

Artefactos no local de alunagem da Apollo 12 vistos pela LRO no passado mês de Agosto. São visíveis os rastos de pegadas deixados pelos astronautas Pete Conrad e Alan Bean nas suas deambulações entre o módulo lunar Intrepid, o conjunto de instrumentos científicos Apollo Lunar Surface Experiment Package (ALSEP), a sonda Surveyor 3 e as quatro crateras Head, Surveyor, Bench e Sharp.
Crédito: NASA/GSFC/ASU.

O local de alunagem da Apollo 14 visto pela LRO no passado mês de Agosto. Para além dos trilhos deixados pelos astronautas americanos Alan Shepard and Edgar Mitchell, são visíveis a parte inferior do módulo Antares e o conjunto de instrumentos científicos ALSEP.
Crédito: NASA/GSFC/ASU.

Uma nova visão do local de alunagem da última missão Apollo na Lua. São claramente visíveis na imagem os rastos deixados pelas rodas do lunar rover (LRV) junto das pegadas dos astronautas Eugene Cernan e Harrison Schmitt.
Crédito: NASA/GSFC/ASU.

2 comentários

  1. E o troll nos comentários do facebook do Publico?
    http://www.facebook.com/Publico/posts/235088253210764
    enfim…

  2. Entretanto já se têm diversos vislumbres da fritalhice q povoa a mente dos conspiranóicos costumeiros…

    http://covildostrolls.blogspot.com/2011/09/incongruencias-e-infantilidades-da-nasa.html

    e

    http://covildostrolls.blogspot.com/2011/09/coitadinhos-tentarem-arranjar-provas.html

    A ideia não é desanimar nem chatear, mas sim mostrar que por cada fritalhito da tolinha, pardon my french, existem várias pessoas decentes e informadas. 😉 Por outro lado, é material interessante para pesquisas do foro psiquiátrico de ordem sociológica! Senhores psicólogos, psiquiatras, educadores, sociólogos, por quem sois, tendes muito material para teses conclusivas! 😀 😉

    O Skynet destacou um comentário humorístico engraçado: à pergunta “Onde andam os senhores da teoria da conspiração agora?” de outro comentador, uma pessoa respondeu
    “Ora essa! De volta do photoshop a fazer zoom e a aplicar filtros que nem doidos pra arranjar provas que mostrem sem sombra de dúvida que os trilhos foram photoshopados em 1976 por um grupo de cientistas escondidos numa base do novo méxico com a ajuda de alienígenas cinzentos de Proxima Centauri! Ou alienígenas verdes. Não tenho a certeza. Existem duas correntes de pensamento.”

    😀

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.