A Terra Já Teve Duas Luas?

Quatro imagens de uma simulação de computador mostrando a colisão entre a Lua e um corpo menor. Este último fica espalhado em parte da superfície lunar, dando origem à geografia montanhosa (M. Jutzi e E. Asphaug, Nature).

É possível que a Terra já tenha tido duas Luas. Um artigo publicado na edição de 4 de agosto de 2011 da revista Nature (veja o resumo do artigo aqui, em inglês), sugere que o provável impacto que deu origem à nossa Lua teria, também, dado origem à um outo corpo.

A teoria mais aceita sobre a formação da Lua diz que um objeto de tamanho aproximado ao de Marte teria se chocado com a Terra ainda no início da formação do Sistema Solar, há uns 4 bilhões de anos, e os fragmentos resultantes se agregaram para formar nosso satélite. Mas a Lua é estranhamente muito assimétrica. A porção de sua superfície voltada para a nós é bastante diferente da chamada face oculta, que não vemos. Enquanto vemos uma face da Lua onde predominam planícies de lava solidificada, os mares lunares, a face oculta é dominada por terras montanhosas.

Se os fragmentos do impacto que formou a Lua deram origem também um outro objeto menor, esse pode ter se chocado com nossa mais conhecida Lua e se espalhado pela superfície, explicando a parte montanhosa de nosso satélite. O objeto menor teria 1/3 do tamanho de nosso atual e único satélite natural.

Para tentar lançar mais luz sobre a questão, será iniciada a missão GRAIL, sigla em inglês de Gravity Recovery And Interior Laboratory. Seu objetivo é mapear o campo gravitacional da Lua e, assim, nos permitir conhecer melhor sua distribuição de matéria. Isso poderia nos fornecer mais indícios sobre um possível antigo companheiro que se aderiu à nossa Lua.

O lançamento da missão GRAIL aconteceu na manhã do sábado, 10 de setembro de 2011.

Para ler mais:

Site da NASA sobre a missão GRAIL e a teoria das duas Luas – http://science.nasa.gov/science-news/science-at-nasa/2011/07sep_twomoons/

Simulação de computador sobre as duas luas – http://news.ucsc.edu/2011/08/big-splat.html

Site da missão GRAIL – http://moon.mit.edu/overview.html

Notícias sobre o lançamento da GRAIL – http://www.nasa.gov/mission_pages/grail/main/index.html

Esse post foi também publicado no blog Astronomia.Blog.Br.

1 ping

  1. […] e Fotos (Blue Marble, Berlinde Azul). Mapa. Continentes. Infografia. Afastamento. 2 luas (e aqui). Aeroportos. Nuvens. Migração. Deriva Continental. Rotação abranda. Auroras (25 + 20 + 15 + 9 […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights