Documentários de Conspirações

Existe (cada vez mais) uma quantidade enorme de “mockumentaries”, que são filmes, em forma de documentário, mas que na verdade não são reais. Alguns têm o propósito de nos divertir com situações reais, outros têm o propósito de gozar com os conspiradores, e muitos têm o objectivo de fazer $$$ à custa das crenças das pessoas.
Estes mockumentaries são filmes ou séries com situações inventadas, mas que foram supostamente filmadas em género de documentário factual da realidade (o que é mentira).

Um dos mais famosos filmes em forma de documentário (que não o era) dos últimos anos foi o The Blair Witch Project.
Mas há muitos outros, incluindo com temas relacionados com a astronomia.

Um dos primeiros “mockumentaries” feito como se fosse uma notícia que estava a acontecer na altura, foi o programa de rádio de Orson Welles, em 1938, The War of the Worlds.
Nos anos 90, a série The X-Files também incluiu alguns episódios que mais pareciam documentários, sendo que os episódios da 1ª temporada foram publicitados como sendo baseados em factos reais… ou seja, supostamente esses episódios estavam a recriar situações que aconteceram. Obviamente que a série ficou famosa pelo seu clima conspiratório, com visitas de extraterrestres, segredos dos governos, etc.

Um filme recente também filmado como se fosse um documentário, mas que não o era, foi o Fourth Kind.
E ainda mais recente foi o filme Apollo 18, que também é do mesmo género – supostamente um documentário, sem o ser.

Um dos “documentários” mais famosos nos anos mais recentes relativo a extraterrestres foi a mentira da chamada Autópsia a Extraterrestre, disseminada pelo Santilli, que ficou rico devido a ser tão fácil enganar as pessoas (algo que os promotores das pulseiras quânticas também perceberam).

Um dos falsos documentários que mais me afectou quando passou na TV em 1998 foi o Alien Abduction: Incident in Lake County, também chamado de Alien Abduction: The McPherson Tape.
Vejam todo o filme, e depois digam o que pensam:

Na altura, em que ainda não tinha desenvolvido o espírito crítico, fiquei mesmo a pensar que era real.
Felizmente, tive o discernimento de esperar pelos “créditos” no final do documentário, porque queria ver mais informações (nomes de pessoas, por exemplo), de modo a vir à net e pesquisar.
Nessa altura dos “créditos finais”, estavam a passar o nome das pessoas que aparecem no vídeo, e a dada altura aparece isto:
Alien 1 – nome da pessoa
Alien 2 – nome da pessoa
Fiquei largos minutos a insultar a televisão 😛
Eu queria mesmo que fosse real, e afinal eram actores dentro de fatos de extraterrestres.

Um outro documentário que foi produzido sobre a chamada Conspiração da Lua, foi o Dark Side of the Moon – Opération Lune.
Vejam este documentário:






Vou-vos pedir para verem novamente o último vídeo.
Sim, vejam novamente… 😛
Já viram?
Perceberam o objectivo do documentário?

Este documentário expõe grande parte das ideias dos conspiradores que acreditam (crença) que o Homem não foi à Lua.
Várias coisas são erros factuais que foram incluídos de propósito para se perceber que é um documentário cheio de erros. Por exemplo, trocaram algumas datas de propósito, disseram que o Nixon foi Governador da Califórnia, que Lyndon Johnson foi Governador do Texas, que a família Bush é da Flórida, etc.
As pessoas que aparecem no documentário, muitas delas são falsas (somente actores a fazerem-se passar por outras pessoas), e de forma muito inteligente o documentário também inclui pessoas “verdadeiras” (pessoas famosas que são elas próprias).
Podemos ver o documentário e até pensar que as coisas ditas são verdadeiras. Mas, para não haver lugar a dúvidas, no final do documentário o realizador resolveu mostrar que tudo o que as pessoas dizem é mentira. Foi tudo inventado. O único objectivo deste documentário é gozar com os conspiradores!!!
Infelizmente os conspiradores nem percebem que estão a ser gozados. Assim, por falta de inteligência ou simplesmente por vontade de vigarizar a população, existem milhares de pequenos vídeos tirados deste documentário, espalhados pelo YouTube, mostrando que se certa pessoa disse “isto” na TV então só pode ser verdade.
Enfim… nunca se deve menosprezar a estupidez dos conspiradores. Como Einstein disse, a única coisa que sabemos com certeza que é infinita é a estupidez humana.

Agora, soube de mais um documentário do mesmo género.
O Orion Conspiracy é o paraíso dos conspiradores. Tal como fazem os conspiradores, no documentário foram buscar 3000 coisas diferentes: governos secretos, OVNIs, Missões Apollo, ETs, Hitler, crenças religiosas Hindu, supostas explosões nucleares há milhares de anos atrás, 4 luas, a gravidade das luas levarem a mutações genéticas nos Humanos (LOL) que os fez ficarem gigantes no passado, os gigantes morreram devido à gravidade lunar, pirâmides, aviões secretos, Tesla, teleportação, Experiência de Filadélfia, Kenneth Arnold, Soviéticos, ETs na Lua, experiências paranormais, OVNIs triangulares da Bélgica, HAARP, supostas invasões extraterrestres, terrorismo, economia mundial, etc.
Eles juntaram todas estas idiotices em 15 minutos, e criaram a ilusão que se está a falar sempre da mesma coisa – uma conspiração mundial.

Vejam o pequeno filme:


THE ORION CONSPIRACY by theorionconspiracy

O filme está carregado de erros, sobretudo em termos de imagens. Mas vou-vos deixar procurar pelas imagens que vêem, e procurem sobre o que elas são.
O que se percebe nitidamente, até pelo uso de certas imagens, é que este é mais um filme a gozar com os conspiradores, e a demonstrar que eles têm a mente tão aberta que o cérebro já lhes caiu – acreditam em tudo, por mais disparatado que seja, como Hitler disse que queria a sua propaganda.


Por fim, deixo-vos com todas as explicações do porquê não fazer qualquer sentido a ideia de conspiração nas Missões Apollo.
Recomendo vivamente a leitura deste trabalho de quase 40 páginas, que fiz há 2 anos atrás, a convite do Rui Barbosa.
Leiam todas as explicações,  aqui .

4 comentários

1 ping

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Carlos,

    Lendo o artigo por completo, me deparei com esse trecho: “os gigantes morreram devido à gravidade lunar, pirâmides, aviões secretos, Tesla, teleportação, Experiência de Filadélfia (…)”

    Tenho um interesse particular neste último – e que não vi como post aqui no AstroPT.

    Tenho consciência que esse assunto foge ao objetivo-central do sítio – entretanto, o AstroPT tem colaboradores também na área de Física que podem tecer alguma opinião a respeito desse tema.

    Já agora, fica como pedido de um leitor do AstroPT para post futuro 😉

    Desde já agradeço e abraços cordiais.

    1. Olá,

      Está a falar de quê? Da Experiência de Filadélfia?
      http://en.wikipedia.org/wiki/Philadelphia_Experiment

      Mas também gosto da história dessa experiência 😉
      (aliás, tenho o filme :P)

      abraços

        • Cavalcanti on 21/12/2011 at 02:00

        Sim.

        😉

  2. Ao ler este post fez-me lembrar um documentário da conspiração que a minha irmã me mostrou no Youtube já no ano passado acho e pelo que me lembro aquilo era mais teorias das conspiração e com nada de verdadeiro, sei que os temas eram : Religião , 11 de Setembro e Terrorismo.
    O nome era Zeitgeist Documentary.

  1. […] Lições a tirar: (1) pessoas na TV divulgam as maiores mentiras com o intuito de fama e $$$; (2) as pessoas em geral (e por vezes cientistas) querem tanto que estas mentiras sejam verdade, que mentalmente estão disponíveis para serem vigarizadas; (3) quando a verdade foi reposta, as pessoas na TV que divulgam as fraudes, depois não divulgam a verdade, por isso a população em geral é deixada a pensar que algo era verdade quando era uma fraude; (4) Não consigo entender como estes programas pseudo têm uma audiência enorme de crentes que se deixa vigarizar por estas mentiras. Parece-me que as pessoas gostam e querem ser enganadas. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.