Hora de avistar Ceres

No próximo dia 16 o agora planeta anão Ceres estará em oposição ao Sol. Eis uma grande oportunidade de avistar um corpo celeste que tem muita história para contar. De sua descoberta em 1801 até hoje, Ceres já foi chamado de planeta, reclassificado a asteróide depois que vários corpos parecidos foram descobertos na mesma região, e depois “promovido” a planeta anão em 2006, em meio a polêmicas (mais detalhes aqui).

Ceres poderá ser observado na constelação da Baleia. Na imagem abaixo está marcada a estrela 2-Ceti que servirá como principal referência para achar o planeta anão, que estará um pouco acima (a oeste).

As coordenadas de Ceres para o dia 16, às 23:00 UT,  serão as seguintes (não esqueça de adaptá-las ao seu fuso horário):

Ascensão Reta:  0h 2min 14seg  /   Declinação: -17° 6′ 57″

No final do mês um dos planetas gasosos estará em oposição: Urano.

Já dei algumas informações a respeito aqui. Interessante informar que Ceres e Urano estarão relativamente próximos. Enquanto um estará na constelação da Baleia, outro estará em Peixes, constelação vizinha. Uma grande chance de observar dois planetas com um telescópio só. Aproveite!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights