NASA apresentou novo foguetão para exploração espacial

A NASA está pronta para avançar com o desenvolvimento de um novo foguetão para exploração espacial (SLS – Space Launch System). O foguetão SLS irá beneficiar de tecnologias de desenvolvimento do programa Constellation e do programa do vaivém espacial, de modo a reduzir custos de desenvolvimento e de operação.

“O presidente Obama desafiou-nos a sermos ousados e a sonhar alto, e isso é exatamente o que estamos a fazer na NASA. Apesar de eu estar orgulhoso de voar no vaivém espacial, os exploradores de amanhã poderão agora sonhar com a possibilidade de um dia caminharem em Marte”, disse o administrador da NASA Charles Bolden.

Este novo “Sistema de Lançamento Espacial” terá uma capacidade inicial de 70 toneladas, estando previsto a sua evolução para uma maior capacidade da ordem das 130 toneladas e usará um sistema de propulsão baseado em hidrogénio e oxigénio líquidos. Este novo foguetão terá também a capacidade de transportar a cápsula Orion e a correspondente tripulação.

[youtube id=”aPgPyq8EonE” w=”640″ h=”400″]

Entre as missões programadas para o SLS, estão missões a asteroides, a Marte e às suas luas ou à estação espacial internacional. Este novo foguetão irá ser o primeiro veículo de exploração espacial a ser desenvolvido desde que o Saturno V levou os astronautas da NASA até à Lua há cerca de 40 anos atrás.

Os voos iniciais deste novo foguetão deverão ocorrer no final de 2017. Poderá ler mais sobre esta notícia aqui e com um comentário aqui e nesta página da NASA.

1. E o que traz de novo relativamente ao programa Constellation (e aos foguetões ARES)?

É assim tão diferente, ou os americanos voltaram atrás porque perceberam que não podem nem devem depender de outros, como os russos?

Há coisas que são semelhantes, mas há várias diferenças também. 😉