Olhos a controlar

Teclados? Ratos? Usar as mãos? Tudo isso é tecnologia do século XX.
Dentro de alguns anos, o normal será computadores portáteis (e ipads, itablets, etc) sem precisarmos de usar as mãos, mas somente utilizar os olhos.
A tecnologia foi pensada inicialmente para pessoas com graves deficiências físicas, mas dentro de 5 anos deverá estar disponível para toda a gente.

Porque falo nisto?
Para se ver como o nosso mundo será dentro de poucos anos, e perceber a falta de imaginação que existe na ficção científica em geral, em que as ferramentas feitas por supostos extraterrestres bastante avançados que até viajam entre estrelas, mas que continuam a ter tecnologia que precisa de ser tocada pelos membros dos seres.

Por exemplo, no filme District 9, esta foi uma das minhas críticas:
“a tecnologia “low-tech”: as armas ETs são bastante normalzitas, em tudo parecidas com as humanas. As naves ETs parecem as nossas, mais mais redondas e maiores, senão eram iguais. ETs que conseguem viajar entre estrelas e que por isso estão centenas de anos mais avançados que nós, só têm tecnologia “touch-screen”? Não faz qualquer sentido. Nós daqui a poucos anos já teremos essa tecnologia touch-screen em literalmente todo o lado, como pudemos ver no vídeo neste post. Nós daqui a centenas de anos não precisaremos dos braços/mãos para dar ordens, sendo que os “computadores” da altura serão controlados pelo cérebro. Daí que não faz sentido o atraso tecnológico destes ETs que conseguem viajar entre estrelas.”

Como se percebe, até eu errei. Falei em “centenas de anos” e afinal dentro de provavelmente 20 anos já teremos tudo controlado sem precisar utilizar as mãos…

Para quando um filme ou uma série (Star Trek também ficou muito aquém neste aspecto) de ficção científica que não tenha estas falhas de imaginação?

3 comentários

  1. No District 9 a nave tinha dois buracos com “nanha” onde o protagonista teve de enfiar as mãos para a controlar, devia ser alguma espécie de interface biológica 😛
    Já se sabe que as tecnologias apresentadas nos filmes acabam por não ser muito diferentes daquilo que conhecemos ou daquilo que sabemos estar próximo de ser realidade, até porque tornaria difícil ao espectador perceber o que está realmente a ver. Acho que o Minority Report foi ainda pior, será que não tem computadores em rede? Era preciso andar com placas de vidro de computador em computador para passar dados? lol

    • Ana Guerreiro Pereira on 15/09/2011 at 21:25
    • Responder

    Engraçado, ultimamente ando a ler muita ficção cientifica do séc passado, nomeadamente dos anos 60, ou até antes, e a ficar maravilhada com a imaginação e criatividade que por ali encontro. E em como previram tecnologia futura de uma forma assombrosa… e em como se escrevia melhor ficção cientifica nessa altura (ou então sou eu q não tenho nas mãos melhor ficção cientifica da actualidade, lol :D).

    • Jorge Luis de Oliveira on 15/09/2011 at 19:43
    • Responder

    controle mental já foi testado com sucesso ! as alavancas e botões serão chips em implantes recambiáveis. Acho que a rede mundial será nossas conexões permanentes…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights