A caminho do TianGong-1 a China lança o satélite ZhongXing-1A

Recuperando do desaire com o lançamento do satélite SJ-11 ShiJian 11-04 no passado mês de Agosto, a China levou a cabo o lançamento do satélite de comunicações militares tácticas ZhongXing-1A. O lançamento teve lugar às 1633:04UTC do dia 18 de Setembro de 2011 e foi levado a cabo por um foguetão Chang Zheng-3B/E a partir da Plataforma de Lançamento LC2 do Centro de Lançamento de Satélites de Xichang, província de Sichuan.

O ZX-1A ZhongXing-1A é um satélite da série FH-2 FengHuo-2 tendo por base o modelo DFH-4. Esta é uma nova geração de satélite militares de comunicações tácticas que tira partido da maior capacidade da plataforma DFH-4.

Entretanto no Centro de Lançamento de satélites de Jiuquan decorrem os preparativos para o lançamento do módulo espacial TianGong-1. Ainda não foi divulgada uma data oficial para o lançamento, mas os mais recentes rumores apontam para o dia 27 de Setembro. Depoiz de colocado em órbita, o TianGong-1 passará por um período de dois meses de testes antes do lançamento da cápsula não tripulada Shenzhou-8 que deverá ter lugar em Dezembro ou em Janeiro de 2012. Com a Shenzhou-8 em órbita, a China irá tentar levar a cabo a sua primeira acoplagem automática.

O lançamento do TianGong-1 é um passo importante para o futuro do programa espacial tripulado da China que depende do seu sucesso, pois as missões seguintes só poderão ter lugar caso o seu lançamento seja bem sucedido.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights