Desafio: Porque é que ninguém veio à festa do Stephen Hawking?

http://www.youtube.com/watch?v=DCkEnGvbvzk

Stephen Hawking decidiu dar uma festa, uma espécie de recepção de boas-vindas a viajantes do futuro. A festa é mantida em segredo até que tenha terminado. E são imprimidos convites para os viajantes do futuro com as coordenadas temporais e espaciais exactas. A ideia é que a informação sobreviva durante muitos milhares de anos, até que alguém no futuro encontre um convite e utilize uma máquina do tempo para ir à festa do Stephen Hawking, provando assim, de uma vez por todas, que as viagens no tempo serão um dia possíveis. No entanto, ninguém apareceu na festa, nem sequer a Miss Universo do futuro pela qual Stephen Hawking tanto ansiava.

A pergunta é: porque é que ninguém veio à festa do Stephen Hawking?

Este desafio será diferente. Não existem respostas erradas, lancem apenas os vossos palpites e hipóteses 😉

29 comentários

1 ping

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Imaginem:
    Certo dia o cientista X colabora para a invenção da maquina do tempo e ele mesmo resolve experimenta-la, ele entra aciona, a maquina e em instantes aparece no passado no exato local que estava naquele dia e com as mesmas lembranças, logo ele seguiria a sua vida do mesmo jeito que fez antes, e tudo se repetiria de forma que ele retornaria a inventar a maquina do tempo.

    Sera que a maquina do cientista X já foi acionada e eu pela milionésima vez escrevo essa mesma mensagem?

    Mas de qualquer forma se alguém um dia inventou essa maquina essa pessoa condenou o mundo a repetir infinitas vezes as mesmas coisa sem saber que esta repetindo, mas por outro lado, salvou o universo de um fim, a humanidade da extinção.

    Sobe isso, eu acredito que a maquina do tempo possa existir, porem se ela preservar o passado um loop infinito se iniciará, se ela transportar consciência ou matéria do presente para o passado nada alem de um novo futuro estaria sendo criado. Em ambas as hipóteses, a festa de Hawking estaria vazia para o Hawking que conhecemos, visto que se estamos no loop, nunca ninguém no passado saberá que ela virá a existir, e se a maquina criar um novo futuro a festa de Hawking só estaria sendo frequentada se observada pelo viajante, já que a festa seria o novo presente feito a partir da copia do passado acrecida da memoria ou do corpo do viajante criada pela maquina.

    1. Eu ainda não recebi o convite.

    • Agostinho Magalhães on 11/10/2011 at 14:39
    • Responder

    A seu tempo, a ciência irá descobrir que a única coisa que viaja no tempo, é o pensamento! E nem todo o pensamento! É com ele que viajamos para o nosso passado e para o nosso futuro, antes dos elementos nos oxidarem o corpo e nos fazerem regressar aos átomos da nossa imaginação! Só o imaterial é multidimensional! O material, beneficia da inércia…

  2. Mas alguém deve ter assistido (visualizado) o evento, no futuro! A informação não se perde no espaço-tempo…pois não????

    Boing!*/-“#$%&€!

  3. Mto bonitas as vossas hipóteses,
    mas eu cá me fico com o Tanaka,
    porquê qu’alguém iria?
    Bar aberto… hmmm

    Ou talvez alguém tnho mesmo ido,
    mas o Universo com essa semente não seja este…

    • António Castanheira on 20/09/2011 at 10:24
    • Responder

    Quando avançamos para o futuro existe sempre um cenário pré-determinado por aquilo que existe no presente, no entanto, dado que a nossa realidade é afectada por infinitas variáveis sobre as quais não temos controlo, o nosso futuro nunca é exactamente aquilo que podemos esperar, às vezes é muito diferente, outras vezes é muito parecido, mas nunca igual…
    O futuro é como aqueles caminhos formados por uma passadeira que vai iluminando vários troços à medida que se vão pisando, ou seja, o futuro vai-se formando à medida que lá se chega.

    Se um dia fôr possível viajar para trás, para o passado, vai suceder o mesmo, ou seja, o passado irá se construíndo à medida que lá se fôr chegando e será impossível existir um passado igual ao passado “real” (igual ao passado que sucedeu mesmo). Os viajantes serão conduzidos a um qualquer passado alternativo que será mais ou menos parecido com aquele que de facto aconteceu mas onde não viverão qualquer dos seus antepassados (não há cá paradoxos temporais) nem qualquer das figuras históricas conhecidas (talvez somente umas parecidas). Os animais também não serão iguais, os acontecimentos não serão iguais, a arquitectura não será igual, etc….
    Não adiantará nada ao visitante do futuro relatar factos que irão acontecer porque os factos que ele conhece aconteceram somente na sua realidade e não acontecerão no mundo que visita, não acertará em nada, será considerado um profeta maluco…além do mais, seria muito difícil conseguir comunicar, as línguas usadas não seriam as mesmas que ele conhecia, etc…

    Ninguém compareceu na festa de Stephen Hawking porque ninguém consegue alcançá-lo, apesar de ter o seu nome e morada. Mesmo que um dia as viagens temporais sejam possíveis, nunca ninguém será visitado por alguém do futuro, nem nunca ninguém conseguirá viajar para o “seu” futuro, apenas para uma qualquer alternativa.

    Através da máquina de Miloch (o cronoscópio), Mortimer viaja para um futuro no séc 51 em que os telemóveis e a internet são mais atrasados do que aqueles que usamos actualmente, no início do séc XXI…Claramente, este não era o futuro do nosso mundo nem do de Mortimer, embora Jacobs o tenha considerado como tal, uma pequena falha nessa extraordinária obra “A armadilha diabólica”…

  4. As viagens no tempo são possíveis. Toda a gente sabe isso! A máquina de viajar no tempo foi inventada por um génio savant chamado Georgevitch Miloch. Professor Georgevitch Miloch para ser mais preciso…

    Também foi inventada pelo Doctor Zee… Por isso se ninguém veio à festa, se calhar é porque a humanidade foi exterminada num futuro não muito distante…

    1. Não conhecia esse.

      Tive que ir à lista de cientistas loucos fictícios 😀
      http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_cientistas_loucos_fict%C3%ADcios

        • Pedro Seixas on 19/09/2011 at 22:35

        Carlos, qual é que não conhecias?

        O Dr. Zee da Galáctica?

        http://en.battlestarwiki.org/wiki/Doctor_Zee

        Ou o Prof. Miloch do Blake e Mortimer?

        http://www.blakeetmortimer.com/IMG/jpg_miloch.jpg

        🙂

      1. Nenhum dos dois 😛

        Não conhecia *esses*… foi erro meu 🙂

        • Pedro Seixas on 19/09/2011 at 22:46

        Carlos!! Como é que é possível!?!?!?
        Não conhecer o famoso Prof. Miloch??

        Shame on you!! 😀

        Vai já comprar a “Armadilha Diabólica” e “SOS Meteoros”! 😀

        • Ana Guerreiro Pereira on 19/09/2011 at 22:55

        eu lia os black e mortimer, mas não me lembro desse gajo…

        mas lembro-me do prof girassol do tintim… 😀

      2. Eu só me lembro do Prof. Pardal nos livros da Disney 😛

      • Ana Guerreiro Pereira on 19/09/2011 at 22:24
      • Responder

      é tudo culpa dos Daleks!!!

      nanananan, toda a gente sabe que é pq o Dr Who não empresta a chave da Tardis a ninguém. E olhem que o Winston Churchil bem que tentou tirar-lha.

      • Ana Guerreiro Pereira on 19/09/2011 at 22:34
      • Responder

      Pssst, Pedro, as viagens no tempo para o futuro são possíveis. Fazemo-lo diariamente 😛 ahahahhah

      Ok, ok, os saltos no futuro… tb são possiveis! mas numa abordagem diferente.

      1) sabe-se q o tempo passa mais devagar ao pé de objectos com uma enorme massa, certo? imaginemos, então, que conseguimos estacionar uma nave espacial ao pé de um enorme buraco negro. O tempo passaria mais devagar para as pessoas dentro da nave espacial. Qd voltassem à Terra, seria o futuro da Terra.

      2) imagine-se um comboio espacial a dar voltas à Terra a uma velocidade muito próxima da da luz. O tempo passaria mais devagar para as pessoas dentro do comboio. No comboio passava uma semana, na Terra passavam cem anos. Mais coisa menos coisa.

      😛

      1. Este vídeo fala de viagens para o futuro: http://www.youtube.com/watch?v=YzMrNFd4oOk

        • Ana Guerreiro Pereira on 19/09/2011 at 22:43

        ahahahha, Marco, ondé cachas queu aprendi esta cenas? hãaaaaaaa? 😀 não foi num curso de fisica!”!!

        ok,ok, o Sr Tompkins tb deu uma ajudinha. 🙂

        • Pedro Seixas on 19/09/2011 at 22:56

        É verdade Ana GP!

        É mesmo possível 🙂

      2. Ah, esqueci-me de referir, o foguetão só consegue atingir 99,9% da velocidade da luz com recurso a combustível homeopático como é óbvio 😛

    2. Existe ainda a hipótese de o wormhole ter sido interceptado por um flare solar e o viajante do tempo ter ido parar a Alfa Centauri. Se acontecia na série Stargate é porque é cientificamente possível 😛

  5. No futuro, o ano 2011 será considerado uma “zona perigosa” e mal frequentada.
    Apesar da grandeza de Hawking, entregar-nos o segredo das viagens no tempo é algo de impensável para os homens do futuro (se os houver).

  6. Ahah Muito boas as respostas 😀
    Eu também penso de forma semelhante, algumas das soluções possíveis podem ser:
    1. As viagens no tempo para o passado são impossíveis;
    2. As viagens no tempo são possíveis mas proibidas por lei devido ao perigo de alterar a História;
    3. O convite de Stephen Hawking perdeu-se nas brumas do tempo;
    4. Aconteceu alguma catástrofe que provocou a extinção da humanidade, ou pelo menos, algum evento que provocou a sua regressão em termos de conhecimentos científicos (por ex. o estabelecimento de uma ideologia anti-científica);
    5. Toda a gente sabe que as festas do Stephen Hawking são uma seca 😛

    • Mateus Pires Leite on 19/09/2011 at 20:14
    • Responder

    Duas hipoteses:

    – viagem no tempo nunca foram/serão possiveis.
    – ninguém achou o convite enviado/convite se perdeu no limbo.

  7. As viagens no tempo só foram inventadas no ano zero da era temporal (qq coisa como daqui a uns séculos). O que se passa é que nessa altura já ninguém conhece o Stephen Hawking – com tantas mentes brilhantes que houve desde agora (ou será haverá?), a história tem mais em quem se concentrar… Há informação armazenada sobre ele num banco de dados, algures – desde a transição do sec XXI AT (antes do tempo) para o sec XX AT que muita informação inútil é ciclicamente guardada para a posteridade – só que ninguém se lembra de a ir procurar…

    Portanto, ninguém veio à festa dele, porque no futuro ninguém ouviu (ouvirá?) falar dele 😛
    Agora, se tivesse sido o Buda a fazer esse convite, ou se tivesse ficado escrito na Bíblia, quem sabe? 😉

  8. É que o Dr. Hawking se esqueceu de imprimir no convite: “Open bar. Free beer”.

    []s,

    Roberto Takata

  9. Simples: viajar para o passado é impossível.
    Senão alguns dos cientistas do futuro iriam viajar para o passado, durante essa festa, e avisar o Hawking.

    Se nós pudessemos viajar para o passado, iriamos avisar o Aristoteles que a Terra é um planeta que orbita o Sol?
    Se calhar não… senão poderíamos não estar aqui, e por isso não poderíamos viajar para o passado… o que faria com que não avisássemos o Aristóteles, e assim estaríamos aqui e viajaríamos para o passado… mas aí o mundo mudava e poderíamos não nascer, e por isso não poderíamos viajar para o passado… o que faria com que não avisássemos o Aristóteles, e assim estaríamos aqui e viajaríamos para o passado… mas aí o mundo mudava e poderíamos não nascer, e por isso não poderíamos viajar para o passado… o que faria com que não avisássemos o Aristóteles, e assim estaríamos aqui e viajaríamos para o passado… mas aí o mundo mudava e poderíamos não nascer, e por isso não poderíamos viajar para o passado… o que faria com que não avisássemos o Aristóteles, e assim estaríamos aqui e viajaríamos para o passado… mas aí o mundo mudava e poderíamos não nascer… (ad infinitum) 😛

    Ou será que o Aristarcos era um viajante no tempo que tentou avisar toda a gente que realmente a Terra orbitava o Sol? 😛

  10. ninguém pode viajar para seu próprio passado, por isso quando viajaram foram parar em uma passado de outra dimensão que se subdividiu e se criou no momento em que chegaram ao passado.

  11. No futuro as viagens no tempo são controladas pelo governo, somente são autorizadas para fatos realmente importante, e nunca para pura exibição como seria o fato de ir a uma festa.

    • Ana Guerreiro Pereira on 19/09/2011 at 18:16
    • Responder

    Porque as viagens no tempo, nomeadamente do futuro para o passado, não são possíveis (na linha de raciocinio contida no desafio). Por isso, mesmo que alguém tivesse recebido o convite do SH, não tinha transporte para a festa dele.

    Dito de outra forma, porque o Dr Who não emprestou a chave da Tardis a ninguém!!! 😀

  1. […] em 2012, Stephen Hawking organizou uma festa para viajantes no tempo. Infelizmente, ninguém […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights