Satélite que caiu em 1989

Tendo em conta que um satélite irá cair na Terra dentro de alguns dias, lembrei-me de pedir autorização ao Miguel Gonçalves (que ele concedeu) para colocar aqui um artigo dele sobre a queda do satélite Solar Max em 1989.

“SOLAR MAX é o nome de um satélite lançado em 1980, com o objectivo de medir a radiação solar; tudo correu muito bem, o sucesso era o esperado e o concretizado; até que, a 23 de Setembro de 1980, o satélite tornou-se mudo!
Durante três anos e meio, orbitou silencioso, uma peça decorativa. Então, em Abril de 1984, e numa missão de alto risco de ponto de vista técnico e humano, o vaivém espacial capturou-o e realizou uma “cirurgia” incrivelmente dispendiosa. E houve, de novo, satélite e ciência. No final da sua vida útil, o Solar Max caiu no oceano Índico e permitiu, finalmente, responder à dúvida até à altura não sanada: o que avariou o satélite? O enigma deslindou-se em 150 buracos, literalmente!
Os delicados instrumentos tinham sido atacados por 150 pedaços de lixo espacial!
Em 1989, estimava-se que acima das últimas camadas de atmosfera da Terra estariam mais de 7 mil artefactos humanos perdidos: desde satélites abandonados até martelos, câmaras ou parafusos! Hoje, registamos mais de 20 mil mas, na verdade, são milhões; em 2030, poderá ser o triplo! A uma velocidade de 7,8 km/s, mesmo o mais pequeno parafuso pode pôr em risco um vaivém ou a Estação Espacial Internacional (como já aconteceu!). E muito deste lixo cai frequentemente na Terra, podendo um dia ameaçar mortalmente.
Abracourcix, o chefe da aldeia de Astérix, bem nos avisa: o céu vai cair nas nossas cabeças… o que não imagina é que será em forma de lixo espacial humano!”

2 comentários

    • Ana Guerreiro Pereira on 21/09/2011 at 15:50
    • Responder

    Estes romanos são doidos… 😛 😀

    • Fabio Tristão on 20/09/2011 at 13:59
    • Responder

    Lembrei-me agora da cena do filme Wall-E, quando EVA encontra a plantinha e uma nave vem busca-la. Quando ela já atinge o espaço, ela passa por uma infinidade de lixo espacial que está envolta da terra e tromba em varios deles (uma cena engraçada e preocupante). imagino que, se nada for feito, daqui uns 50 anos, estaremos iguais…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights