Época de auroras

O equinócio de Setembro chega hoje às 0905 UT. À medida que o sol cruza o equador celestial em direcção ao sul, a Primavera começa no hemisfério sul e o Outono no hemisfério norte.

Embora a ligação entre estações ainda seja um mistério, tanto a primavera quanto o outono trazem um aumento das tempestades geomagnéticas. Assim, o equinócio anuncia a chegada da “época alta” das auroras boreais.

Na APOD de Ontem, esta foto foi feita no início deste mês. Em primeiro plano temos o Hidden Lake Territorial Park Parque Territorial Hidden Lake em Yellowknife, Canadá. A água calma reflecte a aurora, com rastros de estrelas brilhantes surgindo através do céu.

Brilhando a altitudes de cerca de 100 quilómetros, as auroras do planeta Terra são visíveis do espaço.

3 comentários

  1. Olá,

    Esta imagem não é da Conceição… é da APOD de ontem, como a Conceição diz 😉

    • Rui Gonçalves on 24/09/2011 at 00:38
    • Responder

    A imagem está muito bonita mas fiqui curioso de saber com que objectiva foi tirada pois a esfericidade da imagem faz pensar numa muito grande-angular. A Conceição Monteiro reside nas latitudes elevadas do Canadá ou estava lá acidentalmente ? Obrigado por nos proporcionar esta visão.

      • Conceição Monteiro on 24/09/2011 at 18:28
      • Responder

      Pois Rui, eu realmente gostava muito de ter tirado essa foto. Por tudo o que implica, desde ter presenciado uma aurora boreal até aos conhecimentos de fotografia que é necessário ter para o fazer. E o Canadá também é um dos meus países fetiche, mas por agora estou nas latitudes elevadas de Braga. 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.