Forte actividade na região activa 1302

O gigantesco complexo de manchas solares 1302 tem estado a produzir violentas erupções nos últimos dias. No passado Sábado, pelas 10:40 (hora de Lisboa), libertou uma espectacular erupção classe X, a segunda na região em menos de 3 dias! O fenómeno esteve na origem de uma ejecção de massa coronal que, no entanto, teve poucos efeitos no campo magnético terrestre.


O Solar Dynamics Observatory registou uma erupção solar classe-X1,9 na manhã do dia 24 de Setembro de 2011. Reparem na violenta onda de choque que se propagou pela coroa solar em direcção a sul.
Crédito: SDO/NASA/Helioviewer.

A região activa 1302 sustenta neste momento um complexo campo magnético beta-gama-delta, com energia suficiente para mais erupções classe M e X, pelo que poderá ocorrer um aumento considerável da actividade geomagnética nos próximos dias.

A AR1302 destaca-se no disco solar pela sua dimensão, como se pode observar nesta imagem obtida no dia 26 de Setembro de 2011 pelo Solar Dynamics Observatory.
Crédito: SDO(NASA)/AIA.

5 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Olá!
    Tenho acompanhado o seu blog e gosto muito das informações.
    Achei este arquivo e tenho uma pergunta para fazer (na verdade tento obter informaçòes)
    Estou um tanto irritada com todas as datas que o Elenin tem para o fim do mundo (parece que nunca acaba), e agora tem um maluco que tá me falando o seguinte: que por conta da passagem do Elenin nos tres dias de setembro (acho que 25, 26, 27) houveram explosões da classe M em todos esses dias, e na mesma mancha (no caso essa ai tal da 1302).
    Bem, eu tentei procurar na internet alguma mancha antiga com tanta atividade como esta e que tenha tido explosões classe M dias seguidos tb.
    Ocorre que não consegui achar nenhum site que obtenha essas informações. Vc poderia me ajudar a achar???
    Grata,

    1. Olá,

      Não houveram explosões de classe M em todos esses dias. Ou melhor, nada desses dias foi diferente de todos os outros dias. Houve sim, como diz este post: “No passado Sábado, pelas 10:40 (hora de Lisboa), libertou uma espectacular erupção classe X, a segunda na região em menos de 3 dias!” Ou seja, foi nos dias anteriores.

      No passado houve explosões semelhantes:
      http://www.astropt.org/2011/09/07/mais-uma-erupcao-solar-classe-x/

      Explosões de classe M são fortes. X são bastante fortes. Logo, dar relevância às explosões M não faz sentido.
      http://en.wikipedia.org/wiki/Solar_flare#Classification

      Quanto ao cometa Elenin, nada tem a ver com explosões do Sol.
      http://www.astropt.org/tag/cometa-elenin/

      E nos dias referidos não se passou nada:
      http://www.astropt.org/2011/09/26/3-dias-de-escuridao/
      http://www.astropt.org/2011/10/01/voltei-da-escuridao/

      abraços

  2. Auroras por todo o céu dessa maneira,WOOOOWW
    espero que enquanto eu estiver vivo possa ver uma cena dessas…
    adorei a explicação o link..continuem assim eim!!!Vocês todos são incríveis e muito inteligentes,como eu queria ter condições de estudar astronomia,um dia eu chego lá 😀
    ABRAÇO Sérgio!

  3. Eu me pergunto,quão grande já foram essas ejecções antes de “nós” termos tecnologia para observalas,ou então,quão grande são outras ejecções universo a fora.

    1. Álisson,

      De facto, o Sol já se manifestou de forma muito mais violenta no passado: http://en.wikipedia.org/wiki/Solar_storm_of_1859. Sabemos também que é uma estrela relativamente dócil quando comparada com outras. 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights