ALMA abriu os olhos

Galáxias Antena, no milimétrico (ALMA) e no visível (VLT)

O grande radio telescópio ALMA abriu pela primeira os seus olhos para observar as Galáxias Antena – algo que parece totalmente apropriado, uma vez que o ALMA é composto por antenas que trabalham em rede.

O ALMA está ainda em construção. Esta imagem foi obtida usando apenas 12 das 19 antenas que se encontram já instaladas no topo do planalto Chajnantor, no Chile. O objetivo final do projeto é ter 66 antenas a funcionar em 2013.

As galáxias Antena (também conhecidas como NGC 4038 e 4039) são duas galáxias espirais que estão a colidir e que se encontram a cerca de 75 milhões de anos-luz de distância, na direção da constelação do Corvo. O que vemos na imagem – que foi obtida neste período de testes do observatório – é a composição de dois comprimentos de onda, das banda do milimétrico e do submilimétrico, que podem ser obtidos com o ALMA.

Mais informações na astronotícia do CAUP, ou no comunicado de imprensa do ESO.

Algumas fotos do ALMA estão disponíveis através deste post.

2 comentários

  1. Referindo-me só à imagem da esquerda: O comprimento de onda no milímetro e no sub-milímetro (banda 3 e banda 7) tem resoluções diferentes, naturalmente. Daí que eu pensei que para distinguir qual da informação na imagem vinha de um ou de outro bastava olhar à diferença na resolução (borrão vs detalhe) Contudo descobri que isso não corresponde à cor “básica” (para duas bandas teria que haver duas cores)..
    No site do ESO há uma lista colorida do lado direito, que parece sugerir que várias “cores” podem ter o mesmo comprimento de onda.
    O roxo e vermelho vivo pareem ter resolução menor na imagem e correspondem ao comprimento de onda de 2.6mm, e as outras cores parecem ter maior resolução e correspondem aos 870um.

    Quer isto dizer que a cor também está a codificar a intensidade do sinal (cor falsa)? Haverá só duas “intensidades” no comprimento milimétrico? A que correspondem as cores diferentes para o mesmo comprimento de onda? Especificamente, o que mais acho estranho é o roxo vs vermelho no comprimento de 2.6mm, pois não faria sentido haver uma zona “mais intensa” sem ter uma menos intensa na vizinhança, em especial considerando a “baixa” resolução na imagem!
    Se não é cor falsa a codificar intensidade, se não é diferença de resolução devido a baselines diferentes, e se não é informação obtida por instrumentos diferentes (mesmo campo de visão) como é que há duas cores diferentes para o mesmo comprimento de onda? O que é que me estará a escapar aqui?

    1. Bom, na página da notícia do CAUP tem informação de que são 3 cores e 3 comprimentos de onda. Já bate certo com a minha dúvida. Só estranho é na página da imagem no ESO não falarem no outro comprimento de onda a “banda 6”. Se eu tivesse lido a notícia no CAUP primeiro, não tinha tido a dúvida.
      Porque é que eu meto na cabeça que na página do ESO a informação estará mais completa e mais correcta que noutros sítios?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights