Menos asteróides perigosos

Ao utilizar o telescópio espacial WISE, a NASA percebeu que conseguiu detectar 90% dos maiores asteróides próximos da Terra.
Ao fazer este inventário, a NASA percebeu que afinal não existem 35.000 asteróides potencialmente perigosos para nós perto da Terra, mas somente cerca de 19.500.

Público:
“A Agência Espacial Norte Americana revelou ainda que já foram encontrados 93 por cento dos objectos com mais de um quilómetro de diâmetro, e que representam o maior perigo. “O risco de um grande asteróide chocar contra a Terra antes de sermos avisados foi reduzido substancialmente” (…)
A análise foi feita pelo Wide-field Infrared Survey Explorer, também conhecido por WISE, um telescópio espacial que consegue ler luz infra-vermelha e assim detectar os asteróides através do calor que libertam. A missão, a que se chamou NEOWISE, estimou a existência de cerca de 19.500 asteróides com um tamanho médio. Anteriormente, as estimativas davam conta da existência de 35.000 corpos com o diâmetro entre os 100 e 1000 metros.
Estes corpos podem destruir uma área metropolitana. Embora ainda não se tenham encontrado todos os corpos, calcula-se que o perigo seja mais reduzido do que se pensava. Mais a mais, porque os asteróides maiores são os mais facilmente descobertos. Dos 15.600 corpos com um diâmetro entre os 100 e os 300 metros que foram estimados, só se encontraram dois mil. Mas a percentagem de objectos conhecidos sobe com o tamanho: dos 2400 objectos previstos com 300 a 500 metros encontraram-se 1100 e dos 1500 asteróides com tamanho entre 500 e 1000 metros, já se descobriram 1200. (…)”

Inovação Tecnológica:
“O observatório WISE, da NASA, revelou que o número de asteroides médios e grandes nas proximidades da Terra é significativamente menor do que se pensava.
Os resultados indicam que a NASA já localizou mais de 90% dos maiores asteroides próximos da Terra, aqueles que representam um maior risco no caso de um impacto.
Os cientistas afirmam que esta melhor compreensão da população de asteroides indica que o perigo para a Terra pode ser um pouco menor do que se calculava.
Os astrônomos agora estimam que existam cerca de 19.500 – e não 35.000 – asteroides de tamanho médio na nossa vizinhança.
Para os asteroides maiores do que 1.000 metros, a pesquisa revisou os dados da população total para 981, contra uma estimativa anterior de cerca de 1.000.
Já se conhecem 911 objetos deste tamanho, o que significa que a NASA já encontrou 93% deles – faltariam 70 para serem encontrados. (…)”

Em inglês, na NASA e APOD.

Embedded video from
NASA Jet Propulsion Laboratory California Institute of Technology

1. Hoje 5 de outubro 2012 perto das 21.00 vi a maior “estrela cadente da minha vida” , este fenomeno julgo tratar-se da entrada de um meteorito na atomosfera, por ser anormalmente muito maior que os que já tinha visto, pergunto se é o incio da chuva de meteritos previstos para dia 8.
    Avistei-o no Algarve a norte de Tavira durou entre 2 e 3 segundos e iluminou toda a zona Norte da minha casa, foi estupendo e invulgar.

Sim, foi um enorme meteoro 🙂

Muita gente também o viu a partir de Lisboa, Leiria, etc 😉

Não sei se faz parte das Dracónidas… tinha que se ver o radiante…

• Rui Gonçalves on 07/10/2011 at 12:35

Ana, qual a altura estimada do meteoro observado? Na vertical, a meia altura ou muito baixo? Presumo que estava voltada a norte, pela descrição. Qual o sentido da trajectoria? Oeste-Este?
      By, Abraços,
      TEMPLAR1,2&3

• Manuel Vargas on 08/10/2011 at 13:49

Olá, Rui
        Um pouco a noroeste de Lisboa o que vi foi um bólide magnifico de sul para norte a nascente e a cerca de 30 graus em relação ao horizonte. Provavelmente se fosse por cima mais gente teria visto. Como disse a Ana foi efémero, poucos segundos, mas eterno pois seguramente não terei outra oportunidade. No local certo e na hora certa.
        Obrigado Carlos Oliveira, pelo vosso trabalho e pela resposta. Já pensava que tinha sonhado, de tanto olhar para os céus.
        Contem novidades