A 4ª Dimensão

Após ter relido o livro Flatland, voltei a ler o que é para mim um dos melhores livros a explicar a 4ª dimensão.
Chama-se A Quarta Dimensão, foi escrito pelo Rudy Rucker, e pode ser comprado na Gradiva.

O Rudy Rucker tem publicado vários livros que recomendo.
Os livros são geralmente fenomenais nas explicações, e vários deles até são divertidos a explicar conceitos e a levar-nos na imaginação científica.

6 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Havia me passado visitar esse site que a tempos não abria. Num certo instante me deparei com essa página de recomendação, não me lembro o porquê, só me lembro de ler a interessante recomendação. Convencido de lê-lo, resolvi então procurar tal livro no acervus das bibliotecas de minha universidade. Lembro-me de ter ficado contente em saber que o livro existia e se encontrava disponível para empréstimo. Lembro-me também de não tê-lo encontrado nas prateleiras logo de inicio, como se o livro estivesse testando minha persistência em lê-lo, até que, finalmente, consegui colocar em minha posse, temporariamente.
    Tive várias oportunidades de renová-lo e lê-lo no meu tempo livre. Creio que tenha me demorado uns 2 meses, visto que não o lia frequentemente. Porém, devo acreditar, ao menos por hora, que se não, talvez seja o melhor livro que tenha lido do gênero. Talvez seja minha fraca perspectiva crítica, visto que nunca li outros livros de divulgação a respeito das dimensões superiores, que o tornou tão bom para mim, ou os outros livros que tenho para me basear não foram tão impactantes quanto esse, mas o que posso afirmar é que minha perspectiva da realidade e do Universo não serão os mesmos após essa incrível leitura que mistura as várias filosofias em volta das dimensões superiores ao mesmo tempo em que se é extremamente didático e crítico a respeito dos fenômenos físicos e “misteriosos”, pondo em contraste as várias interpretações dos fenômenos, seja eles místicos, religiosos, ou com fundamentos experimentais.
    Não apenas isso, como o autor também intercala de uma forma muito boa outros textos externos e contextuais a respeito das ideias que ele apresenta, de outros autores, o que permite fazer um paralelo ou ilustrar melhor uma certa ideia. O que posso afirmar também é que o título do livro é uma mera alusão do que é realmente tratado nele e de sua real profundidade filosófica, que apesar de ser brevemente discutida em meras 300 páginas, exerce uma incrível capacidade de refletir.
    As ilustrações nele apresentadas também possuem uma forma impactante por si só, apesar da maioria das coisas serem subjetivas demais para serem representadas no papel.
    Creio que tenha sido uma das experiências mais marcantes que tive esse ano; marcante o suficiente para alterar minha provável e futura área de atuação na ciência, mas isso só o tempo pode me responder. Enquanto isso, me deslumbro com as ideias, de certa forma, sublimes e perturbadoras descritas no livro.
    Talvez seja eu exagerando, o que costumo fazer frequentemente, ainda más no pós leitura, porém espero nunca esquecer dessa porta que o livro me apresentou, uma porta de dúvidas e ânsias, uma porta de desejo de saber mais, uma porta que me barre para o real significado do que eu estarei a enfrentar em minha carreira, para que um dia eu consiga abri-la com todo seu esplendor…

  2. Quando ouvi a explicação do Sagan sobre a projecção do Tesserato a 3D, fiquei muito interessado no assunto. A realidade é que a minha massa cinzenta não consegue imaginar geometria 4D, mas “entendi” a projecção. Mais fácil é entender o “Flat Land”!

  3. Poderia ser comprado na Gradiva se não estivesse esgotado.
    Talvez possa ser encontrado em alfarrabistas mas os livros desta colecção não são fáceis de arranjar.

    1. No Facebook, a pessoa da Gradiva disse-nos que a colecção Ciência Aberta irá ser reeditada brevemente 🙂

        • Jaculina on 06/10/2011 at 11:44

        Espero bem que sim.
        Há algum tempo a Gradiva informou que iria reeditar livros esgotados da Ciência Aberta. Tenho bastante interesse numa porção deles (4ª dimensão incluido). Ficaremos a aguardar.

  4. Valeu mesmo, Carlos, pela recomendação!!!

    Tinha alguma noção sobre o tema, mas nada aprofundado. Vou já fazer a encomenda.

    Abração! 😀

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.