Amanhã dia 8, Chuva de Estrelas Dracónidas | Hoje dia 7, palestra no Planetário

Amanhã é esperada uma forte chuva de meteoros, embora tal como a última “chuva de estrelas” captada na imagem de cima e publicada este mês na revista portuguesa Quero Saber, a Lua estivesse cheia e a interferir no espectáculo, desta vez será à partida diferente. São esperados centenas de meteoros nas horas de Pico, que deverão ocorrer entre as 16h00 e as 19h00 UTC ( Tempo Universal Coordenado ) 17h00 e 22h00 hora de Portugal continental. Significa isto, que apesar de não vermos os primeiros picos, estaremos em condições de observar um dos picos e se as previsões de alguns especialistas mais optimistas tal como apresentadas pelo Spaceweather, se vierem a verificar, podem mesmo chegar aos 1000 meteoros por hora, contudo, tendo em conta a interferência da Lua, pelo menos haverá uma grande probabilidade de se poderem observar 1 a 2 meteoros por minuto.
http://spaceweather.com/archive.php?view=1&day=07&month=10&year=2011

Haverá muitas iniciativas um pouco por toda a parte, mas deixo-vos aqui uma sugestão. O NUCLIO http://www.nuclio.pt/ estará a partir das 19h00 no Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal a acompanhar o fenómeno.
Ainda no dia 8, a partir das 21h30 decorrerá uma apresentação, por João Gregório, sobre Neptuno e a versão adaptada da sua descoberta para a observação de planetas extra-solares(http://www.nuclio.pt/projectos/000104.html) 

E para que aprendam melhora a localizar-se na esfera celeste, hoje mesmo dia 7 de Outubro, pelas 21h30 no planetário Calouste Gulbenkian, O Prof. Guilherme de Almeida fará uma palestra especialmente dedicada ao reconhecimento do céu de Outono. É totalmente diferente das sessões habituais do Planetário. A entrada é livre (grátis) e estão desde já todos convidados a comparecer.
http://planetario.marinha.pt/PT/noticias/Pages/CeudeOutono.aspx

Deixo-vos ainda aqui, a última imagem que obtive na última chuva de meteoros…

E em baixo a imagem com legenda identificativa de cada constelação. À direita do observador cauteloso e preparado para uma forte chuvada de estrelas, podemos ver o planeta Júpiter.

Estas e outras publicações em:

http://www.astrosurf.com/astroarte/artigoseimagens.htm#252

Cumprimentos

Miguel Claro

http://miguelclaro.com

 

16 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Obrigado a todos os que colocaram as questões e obrigado Carlos, por ajudares a esclareceres as dúvidas!

    Um abraço

    Miguel Claro

  2. Olá,

    Eu penso que já falei desse objecto noutro comentário… quando um comentador apareceu aqui a dizer que isso era o Nibiru 😛

    O Google Sky não é um telescópio… logo, em caso de dúvida, sugiro a visualização dos objectos nas fotografias originais tiradas pelos telescópios 😉
    http://youtu.be/_VZY115vfYk

    Quanto ao objecto propriamente dito, penso que se está a referir ao Quasar PGC 1427054:
    http://server6.wikisky.org/starview?object_type=2&object_id=159228

    abraços

    1. Ah, Carlos, tranquilo. Fui ver o video no Youtube 😉

      Valeu mesmo 😀

    2. Vi a mesma imagem no site que você recomendou. Desconhecia a existência desse software. Minha suspeita sobre ser um “quasar” estava correta. Obrigado por sanar as dúvidas, Carlos 🙂

      A próposito, o nome correto não seria esse: “Quasar TCY 834-1115-1”?

      Abraços.

    3. Eu usei o nome que consta na wikisky e sky-map.
      Mas não entendo de nomes de quasares :). Não sei donde vieram os nomes, por isso não sei se os 2 nomes são aceites 😉

      1. Não sei se os dois nomes dizem respeito ao mesmo objecto, mas têm origem em diferentes catálogos. PGC é a sigla de Principal Galaxies Catalogue (http://en.wikipedia.org/wiki/Principal_Galaxies_Catalogue), enquanto que o prefixo TYC diz respeito ao catálogo Tycho-2 (http://en.wikipedia.org/wiki/Tycho-2_Catalogue).

  3. Boa tarde,

    Não sou um utilizador do Google Sky, apenas o tenho no telemóvel por graça mas não o uso. Costumo sim recorrer a software planetário como é o caso do Stellarium disponível gratuitamente em http://www.stellarium.com .Gostaria de poder ajudar mas desconheço tal informação, pelo que se quiser pode enviar-me um printscreen para poder analisar e dar-lhe uma resposta mais conclusiva.

    Cumprimentos

    Miguel Claro

    1. Obrigado pela recomendação, Miguel. Eu também utilizo o Stellaruim, porém não vi tal imagem no referido programa. Não sei como enviar-lhe o print, mas posso dar os passos para que, porventura, possa verificar.

      (Gostaria de saber sobre este assunto vindo de um especialista na área)

      Desde já agradeço a atenção devida.

      Passo 1) No Google Sky, digite Leo;
      Passo 2) Coloque no infravermelho; e
      Passo 3) Orientação sob coordenada 13º 15′ 40.8” ———-> RA: 9h 47 m 54 s.

      P.S.: O referido objeto lembra vagamente um “quasar”. Procurei algo sobre o tema aqui no Astropt, mas não encontrei – afirmativa esta passível de correção. Daí o lançamento da pergunta.

      Abraço.

  4. Miguel Claro, tudo bem?

    Passei quase despercebido pela sua biografia. Quando li o post com mais calma, não pude deixar de perceber que era Astrofotógrafo. Certo dia, na Universidade, estava conversando com um professor e surgiu o tema sobre as tarjas escuras que aparecem no GoogleSky e uma imagem curiosa que aparece na Constelação de Leão (acredito eu que já conheça as coordenadas). Eu não soube responder e o mesmo opinou, com relação ao último tópico, que “poderia” tratar-se de um erro devido ao objeto estar bastante distante da Terra – provocando distorções.

    Com relação sobre estas tarjas e esta imagem, como especialista na área, poderia dar-nos uma resposta à luz de tais fatos?

    Desde já, abraços cordiais.

    • Marília Peres on 07/10/2011 at 21:15
    • Responder

    Muito obrigada Miguel, espero que amanhã consiga mais uma maravilhosa fotografia para partilhar connosco.

    • Rui Gonçalves on 07/10/2011 at 18:34
    • Responder

    As informações são úteis mas não sei se percebi bem. Amanhã, dia 8, pelas 22 horas poderemos ver cerca de 2 meteoros por minuto dada a intensidade da luz reflectida pela lua. Qual será a melhor direcção para observação ? A propósito, a “luz” que acompanha as noites desde há um tempo a esta parte, é o planeta Jupiter ? O que tem de fundamentada a afirmação de que a estação espacial foi melhorada com novos paineis solares e torna-se visível? Comprimentos e desculpe abusar das peguntas

    1. Sim, Júpiter.

      Estação Espacial Internacional:
      http://www.astropt.org/2009/03/15/iss-total/

      abraços

    • moacyr correa on 07/10/2011 at 17:28
    • Responder

    Este fenômeno vai poder ser visto no hemisfério sul? Brasil?

    1. Sim 🙂

    2. Bem, quer dizer… depende… depende da latitude a que estiver…
      Se estiver no Norte do Brasil, e se conseguir ver estas constelações, então sim:
      http://www.astropt.org/2011/10/08/chuva-de-estrelas-draconidas/

  5. Chuva de estrelas Dracónidas, com alguns diagramas sobre para onde devem olhar:
    http://www.astropt.org/2011/10/08/chuva-de-estrelas-draconidas/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights