Halo Solar em Paris

Mesmo sobre o topo da Torre Eiffel, Jonathan Shock tirou esta fotografia de um Halo Solar.

Crédito: Jonathan Shock

A explicação científica para estes fenómenos pode ser lida na Wikipedia: “Um halo é um anel de luz que rodeia um objeto. Os halos formam-se a 5-10 quilómetros, na troposfera superior. A forma e a orientação particulares dos cristais são responsáveis para o tipo de halo observado. A luz é refletida e refractada pelos cristais de gelo e pode-se dividir em cores por causa da dispersão, semelhante ao arco-íris.”
A SIC também divulgou a explicação para estes fenómenos: “Um fenómeno que acontece quando pequenos cristais de gelo suspensos na atmosfera reflectem a luz do Sol. Nestes casos, os cristais estão na ténue nuvem alta que se atravessa à frente do astro.”

Este é um fenómeno atmosférico normal e frequente.
Infelizmente, em pleno século XXI, há pessoas demasiado crédulas que mentalmente ainda vivem na chamada Idade das Trevas – há quase 1000 anos atrás -, uma época que foi assim chamada devido precisamente às superstições, religião, e ignorância se terem sobreposto ao conhecimento. Por isso, ainda hoje existe quem vê halos solares totalmente normais e imagina que são devidos aos deuses. Enfim… 🙁

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights