A Lua a intimidar as Dracónidas…de chuva, passou a aguaceiro!

Tal como tinha referido no post anterior, suspeitava-se que a chuva de meteoros de Sábado, as Dracónidas, poderiam ser candidatas a “Tempestade de meteoros”, uma vez que os números apontavam para mais de 600 meteoros por hora, no entanto, e apesar dos instrumentos científicos terem registado números elevados, visualmente a história foi outra, a Lua não abdicou do seu protagonismo, pois nesta mesma noite de 8 de Outubro, estava marcada a “Noite Internacional da Observação da Lua“, o que deverá ter impedido em grande parte a observação da maioria do meteoros. Sendo assim, e apesar das Dracónidas terem passado de “chuva a aguaceiro”, ainda foi possível registar alguns meteoros mais intensos, que conseguiram romper o véu luminoso que se espalhou pela atmosfera, devido ao intenso brilho da Lua quase cheia.

Na imagem de cima, foi feito um crop para dar relevo ao meteoros que são visíveis na foto que obtive no passado Sábado dia 8 de Outubro de 2011, às 21h11, na região da Serra da Arrábida, em Setúbal.

Estas e outras imagens podem ser vistas em:

http://www.astrosurf.com/astroarte/skyscapes.htm#126

Cumprimentos a todos os leitores

Miguel Claro

http://miguelclaro.com

 

4 comentários

1 ping

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. é possivel acontecer outra com esses numeros esse ano?

    1. Temos que esperar pelas Leónidas em Novembro para ver as estimativas deste ano…

  2. Olá Duarte,

    Muito obrigado!

    Também vi aproximadamente 10, mas apenas registei 4, pois nem todas passaram na posição onde tinha o equipamento apontado.

    Cumprimentos

    Miguel Claro

    • duarte josé seabra on 10/10/2011 at 12:21
    • Responder

    Caro Miguel Claro: parabéns pelo seu post e seu trabalho.
    Estive na Serra de Mogadouro (altura 700 m.), conhecida localmente por “Serra de Zava” (aldeia no sopé) sem quase poluição luminosa: o quase-cheio-luar era deslumbrante.
    Vi cerca de dez; uma muito brilhante; estive cerca de duas horas. Admito que possa não ter estado a olhar para o local correcto do céu (…).

  1. […] Quadrantidas. Líridas (2013, 2012). Eta Aquarids, Perseidas (2013, 2011 (aqui), 2010, 2009), Dracónidas (e aqui), Leónidas, Geminídeas. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights